Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O ÂNGULO SOCIAL DA LOUCURA
Flora Fernweh

A ponte entre a razão e a loucura constitui uma estreita passagem, podendo ser comparada de modo análogo a um espectro, de forma que a sanidade se situe como um ponto de equilíbrio tênue, enquanto que os níveis de alteração das faculdades mentais crescem proporcionalmente até atingir o polo que delimita a condição de loucura como distúrbio.
     O conceito de loucura é efêmero, visto que se constrói à partir do dinamismo que permeia a sociedade, e simultâneo, devido aos diversos povos, práticas e crenças existentes. Contudo, a imposição de uma cultura considerada erroneamente correta e exemplar depende de uma vertente civilizacional predominante, que busca meios de silenciar, isolar e adestrar aqueles que não se adequam à mesma, pois são vistos como uma ameaça selvagem ao sistema destituído de humanidade.
     Vivemos em um mundo globalizado, em crescente desenvolvimento e arranhado pela padronização, onde expressar os pensamentos "fora da caixa"pode ser uma atividade perigosa, e a inteligência criativa, caso não siga os preceitos socialmente estipulados, é vista como rebeldia ou conspiração. Em oposição à filosofia de Thomas Hobbes, manifesta na obra "O Leviatã", Jean-Jacques Rosseau levanta uma crítica através da afirmação de que o homem é bom por natureza, mas que a sociedade o corrompe. Somos social e arbitrariamente configurados, o que acomete de modo hostil o estado psicológico de muitos indivíduos, e mais que isso, somos motivados a punir àqueles que não doutrinam sua essência. Portanto repito, a sociedade o corrompe.
     A perspectiva clínica da psicose não pode ser encarada de modo isolado, visto que é um produto que não se desvencilha de outras áreas, como a filosofia, a antropologia e a neuropatologia, é ainda um termo enigmático e tão desafiador quanto a compreensão da subjetividade e da mente humana. A reversão do quadro das doenças mentais ainda caminha a passos contraditórios, visto que são amplamente ligadas à práticas delituosas e à expansão psicofóbica. No Brasil este estigma não é recente, podemos analisar um momento notável da psiquiatria nacional no início do século XIX no manicômio do município de Barbacena, em Minas Gerais. O mesmo contava com uma política de segregação dos doentes, que eram mantidos sob tutela, sofriam com os maus-tratos, torturas, com a precariedade infraestrutural e principalmente pela defasagem médica, o que os levou à dizimação. Métodos de tratamento desumano não se dissiparam com o passar dos anos, mas nos dias de hoje, enfatiza-se a eficácia de terapias que estimulam a percepção artística, literária e musical, implantadas por meio de ideais revolucionários.
     A loucura está intrinsecamente relacionada à realidade, pois sem a interpretação dos fenômenos que nos cercam, a partir daquilo que se constrói, inexistiria a possibilidade de conjecturas a respeito de dimensões paralelas. É crucial que nos questionemos sobre o papel de nossos sentidos e se os mesmos são capazes de nos fornecer informações sobre o real, caso ele exista, sem abolir ideias que emanam do campo existencialista, de que ele pode ser meramente uma criação, um produto de nossa ilusão. Em sua obra "Dom Quixote", Miguel de Cervantes, por exemplo, parte da premissa de um estado de loucura consolidado pelo excesso de realidade, o que demonstra com efeito a total sanidade como causa de transtornos. Distúrbios esquizofrênicos ainda, não se definem pela distorção da realidade, mas pela percepção crua da mesma, tal qual como ela é. A loucura pode ser uma fenda propícia à fuga em períodos de instabilidade, uma maneira essencialista de ser, ou ainda, a suposta tragédia daqueles que estão imunes à lucidez exacerbada, e que segundo Nietzsche, foram vistos dançando e julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52878


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Literatura feminina Flora Fernweh
Sonetos Ah mar (ço) Flora Fernweh
Crônicas Temor à técnica Flora Fernweh
Crônicas Bissextagem Flora Fernweh
Crônicas Textos ruins Flora Fernweh
Contos Um gato na campina Flora Fernweh
Crônicas Crônicas de Moacyr Scliar - impressões pessoais Flora Fernweh
Artigos Exílio, de Lya Luft - impressões pessoais Flora Fernweh
Poesias Confins de janeiro Flora Fernweh
Crônicas Crítica ao fluxo de consciência Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55792 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55042 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54948 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54839 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54826 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54732 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última