Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Abril:
mês do Combate à Prática de Atos de Alienação Parental
Melissa Telles Barufi

Resumo:
Temos muito a avançar, principalmente na conscientização de que a Alienação Parental é um abuso psicológico

O mês de abril é dedicado para intensificar a conscientização de que a Alienação Parental é uma forma de abuso que prejudica a saúde emocional e psíquica de uma criança, de um adolescente e, até mesmo, de um idoso quando privados de expressar, nutrir ou desenvolver laços de afeto com pessoas que naturalmente deveriam amar.
O conceito de Alienação Parental está previsto no art. 2º da Lei nº. 12.318/2010 – lei que aborda a alienação parental no país: “considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este”.
Assim sendo, Alienação Parental é considerada uma forma de abuso emocional e psicológico, na qual a criança (quando vítima) tem sua ligação psicológica com um dos genitores enfraquecida e, em alguns casos, até mesmo destruída quando atinge níveis mais severos, passando a recusar qualquer tipo de contato com esse genitor, apresentando reações extremas de hostilidade a ele e às pessoas que com ele mantém relação.
A Lei 12.318/2010 abarca normas que devem ser aplicadas em conjunto com a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como o Código Civil, cujo objetivo é a proteção do menor e a preservação de seus direitos fundamentais, especialmente a convivência familiar e o cuidado, mental e moral.
É importante salientar que o poder familiar é o instituto protegido pelo ordenamento jurídico brasileiro e se baseia no princípio da igualdade de direitos e deveres entre os genitores em razão dos filhos, o que significa que, mesmo após a ruptura conjugal, os filhos não podem ser privados do convívio paternal ou maternal, pois seus direitos fundamentais devem ser resguardados em qualquer hipótese, em virtude da responsabilidade parental.
Assim, quando o genitor guardião negligencia no seu dever de cuidar obstruindo o direito da criança do convívio com o outro genitor, estará ferindo o direito e a garantia fundamental das crianças e adolescentes em manter a convivência familiar, descrito na Magna Carta.
Vale lembrar que a Lei foi alavancada a partir da demanda social, de inúmeros pais que, por meio de órgãos representativos, ergueram a bandeira para frear os atos abusivos praticados nas searas familiares.
A partir de então, renomados juristas passaram a debater o tema, apoiando-se na ciência, mediante estudos ligados à psicologia e à psiquiatria infantil, em conjunto com os representantes do povo que têm o condão de encaminhar os textos legislativos federais. Vale salientar, também, a importância das áreas de interligação da assistência social que congregam múltiplas perspectivas para diagnosticar, combater e reverter os atos de alienação parental.
Indubitavelmente, a legislação especial trouxe maior segurança jurídica às partes e para o julgador que, diante da norma, tem subsídios técnicos para efetivar sua aplicação, promovendo a colheita das provas necessárias à demonstração da ocorrência da alienação parental, com consequente aplicação da solução mais adequada ao caso concreto.
Ressalto a necessidade de conscientização, educação e disseminação do conhecimento sobre o tema, reduzindo o sofrimento de pais, mães, filhos e avós, ou seja, de todos os envolvidos que perdem, e muito, dentro da batalha do sofrimento.
Temos muito a avançar, principalmente na conscientização de que a Alienação Parental é um abuso psicológico, de sequelas muitas vezes irreversíveis, mas também temos a comemorar, pois sem a Lei não teríamos avançado em direção ao alcance da Proteção.

Melissa Telles Barufi
https://melissatellesbarufi.com.br/
melissatb@terra.com.br


Biografia:
Advogada inscrita na OAB/RS 68.643, sócia fundadora do Escritório de Advocacia Melissa Telles Cursou MBA em Direito Civil e Processo Civil, na Fundação Getulio Vargas e Especialização em Direito Civil – com ênfase em Família e Sucessões, no Instituto IDC Carreiras Jurídicas. Capacitação em Holding Familiar: Planejamento Patrimonial e Sucessório. Capacitação em Direito da Infância e Juventude pelo Conselho Nacional de Justiça. Cursando Capacitação em Testamento Vital. Voluntária, em formação, Justiça Restaurativa. Institucional Presidente da Comissão Nacional da Infância e Juventude do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM Presidente do Instituto Proteger Secretária Geral Adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados – CAA/RS.
Número de vezes que este texto foi lido: 52882


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Multiparentalidade Biológica Melissa Telles Barufi
Artigos Abril: Conscientização sobre alienação parental Melissa Telles Barufi
Releases IV Congresso Nacional do Instituto Proteger Melissa Telles Barufi
Releases Instituto Proteger solicita admissão como amicus curiae Melissa Telles Barufi
Artigos Abril: Melissa Telles Barufi


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55020 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54796 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54695 Visitas

Páginas: Próxima Última