Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
IDENTIDADE E ALTERIDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Flora Fernweh

O mundo contemporâneo está cada vez mais exigente quanto as habilidades que cada ser humano tem a oferecer. Um exemplo claro da pressão exercida na sociedade são os jovens que pelo fato de se verem na obrigação de contribuirem e evoluírem sempre, não dão o devido valor às suas origens, e dificilmente são capazes de moldar sua própria personalidade e essência, pois para isso, é necessário olhar também para tudo aquilo que já foi conquistado, o que é pouco estimulado, e considerado até mesmo ultrapassado e falho.
     Historicamente, pode-se afirmar que o continente africano, berço do neocolonialismo, construiu sua identidade preponderantemente através de costumes impostos por nações imeperialistas, um fenômeno semelhante ocorrera no Brasil, pois o país foi fortemente influenciado por povos indígenas, africanos escravizados, portugueses e demais colonizadores europeus. As tentativas de elaborar e trazer à tona uma identidade genuinamente própria foram inúmeras, e continuam se manifestando até os dias atuais em meios como a dança, a música, as festas típicas, a literatura, o cinema e as artes plásticas.
     A contemporaneidade trouxe consigo o advento das mídias digitais e das redes sociais, que propiciaram uma maior participação ativa em um mundo alternativo e altamente tecnológico, ao passo que permitiu as relações anônimas, um refúgio que uniu a possibildade de expressão sem a obriagatoriedade de um nome, um rosto ou uma marca, o que coloca todos em um estado de indagação quanto à veracidade dos perfis. Desta forma, criou-se um pseudomundo virtual associado aos valores que o universo das propagandas valoriza, apoiando assim ideais norteadores e padrões que devem ser seguidos em todos os âmbitos da vida para que o indivíduo sinta-se pertencente a um grupo, o que é fundamental conforme os princípios civilizatórios de coletividade.
     Permanecer íntegro, não permitir que determinadas influências corrompam negativamente o caráter e construir-se a cada dia como ser humano consciente são essenciais para que a alteridade se preserve. Não é simples impor-se no mundo e ganhar espaço e reconhecimento sendo quem se é verdadeiramente. Uma das grandes virtudes que se pode aprender com verdadeiros empreendedores do futuro é a possibilidade de ser autêntico e deste modo, orgulhar-se de si por aquilo que se conquistou.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52840


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Literatura feminina Flora Fernweh
Sonetos Ah mar (ço) Flora Fernweh
Crônicas Temor à técnica Flora Fernweh
Crônicas Bissextagem Flora Fernweh
Crônicas Textos ruins Flora Fernweh
Contos Um gato na campina Flora Fernweh
Crônicas Crônicas de Moacyr Scliar - impressões pessoais Flora Fernweh
Artigos Exílio, de Lya Luft - impressões pessoais Flora Fernweh
Poesias Confins de janeiro Flora Fernweh
Crônicas Crítica ao fluxo de consciência Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55699 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54920 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54736 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54729 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54631 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54552 Visitas

Páginas: Próxima Última