Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
SOB O SIGNO DA AMIZADE
RODRIGO DA COSTA ARAUJO

Resumo:
O ensaio trata da amizade e das relações de companheirismo. Da troca semiótica de carinho e identificação entre as pessoas. Dia do amigo.

SOB OS SIGNOS DA AMIZADE
Prof. Rodrigo da Costa Araújo

RECEITA DE INVENTAR PRESENTES
Colher braçadas de flores
bambus folhas e ventos
e as sete cores do arco-íris
quando pousam no horizonte
juntar tudo por um instante
num caldeirão de magia
e então inventar um pássaro louco
um novo passo de dança
uma caixa de poesia

Roseana Murray
     Todos têm amigos e gostam de falar deles. São preciosidades, reflexos de diamantes que brilham em nossas pupilas quando são lembrados.São delicadezas da vida, pequeníssimas linhas de ouro que entranham e tecem nossos corações.
     Moram sempre, em lugares especiais do nosso imaginário. Por isso temos amigos que moram dentro de nós, alguns no coração, outros no nosso som, alguns nas nossas palavras, outros na alma, se misturam com nossas histórias, nosso ser.
     Tecem nossas vidas com fios de ouro, cavalgam conosco os dias mais claros, dividem palavras, alimentam o espírito, reforçam a luta e falam de amor. São leves e macios diante da aspereza da vida, da correria do tempo, das horas que não voltam mais.
     Amigos me fazem lembrar o Carteiro e o poeta, personagens que se misturam com a criação e ensinamentos da poesia, da palavra que engendra pela vida, modificando-a, instaurando sentimentos de plenitude, signos de eternidade. Poesia e amigos se entendem.
     Outro filme que registra esse mesmo sentimento é o Central do Brasil, signos de amor e de amizade que aproximam Dora de Josué. Professora e trapaceira e retirante, cartas, vidas que se tocam e se completam, registros de pura singeleza, lacunas da vida preenchidas por histórias de amigos.
     Talvez seja por isso que amigo seja como carta aberta, lida e proclamada para quem quiser ouvir, registros de amor e vida em linhas, ínfimas linhas de ouro, delicadas e sensíveis como as flâmulas do dia.
     São cartas poéticas que devem ser lidas para o mundo, partilhadas com todos, são símbolos de afeto e amor, são cantos do mar. Cartas fundidas no amor, amor-amizade, amizade-amor!
     Amor e amizade se tocam, se perdem de si na mistura dos sentidos – não conseguimos estabelecer diferenças. Algumas vezes se metamorfoseiam nas pegadas do sentido, parecem que brotam juntos.
     Assim como para Platão a amizade era uma forma de transformação de si mesmo, para Epicuro representava a sabedoria: De todas as coisas que nos oferece a sabedoria para a felicidade de toda a vida, a maior é a aquisição da amizade, dizia o filósofo.
     É na convivência e, principalmente, nas horas difíceis, que confirmamos e estabelecemos uma grande amizade. Nesse ritmo, eles são eleitos por nós para juntos tecerem teias da vida respaldadas no afeto e no carinho.
     Lógico que com afetos singelos, como raios de sol que entram em nosso quarto ainda cedinho pelas frestas da janela ainda fechada. Deve ser por isso que inventamos presentes especiais para embalar presentes que vão além do significante amizade.
     Assim, ficam registradas nas imagens de amigo, poetas como Pablo Neruda que presenteou o carteiro com as palavras, os códigos da poesia. Num lugar onde todos eram analfabetos. E também, as sedutoras palavras de Dora para um menino sem rumo.     
     Amigos são assim, preciosidades de Deus.


Biografia:
Prof de Literatura da FAFIMA- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé e Mestrando em Ciência da Arte pela UFF/ Niterói-RJ E-mail: rodricoara@uol.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52934


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios RASURA E PALIMPSESTO EM PATTY DIPHUSA, DE ALMODÓVAR RODRIGO DA COSTA ARAUJO
Ensaios SOB A SENSIBILIDADE DA LEITURA E DOS ENIGMAS DA ARTE RODRIGO DA COSTA ARAUJO
Artigos SOB O SIGNO DA AMIZADE RODRIGO DA COSTA ARAUJO
Ensaios A TRAMA DO OLHAR ARTÍSTICO RODRIGO DA COSTA ARAUJO
Artigos PROFICIÊNCIA EM LEITURA: UM DESAFIO DE TODAS AS ÁREAS RODRIGO DA COSTA ARAUJO
Ensaios MULHER E MEMÓRIA EM VOLVER, DE ALMODÓVAR RODRIGO DA COSTA ARAUJO


Publicações de número 1 até 6 de um total de 6.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
QUEM É MEU FILHO? - teresa armando elios da silva 52898 Visitas
CASA TRANSITÓRIA - teresa armando elios da silva 52898 Visitas
PULA CATRACA 5 IND 16 ANOS - ricardo fogaça 52898 Visitas
Um pouquinho além - Matilde Diesel Borille 52898 Visitas
Reflexão sobre "A Traição" - Rodrigo Nascimento 52898 Visitas
Eis o malandro na praça outra vez - Rafael da Silva Claro 52898 Visitas
Casamento duradouro - Adriano Peralta 52898 Visitas
Meu filho - Hélder dos Santos da Glória Duarte 52898 Visitas
Indepndência e Vida - Nato Matos 52898 Visitas
Der - Anderson C. D. de Oliveira 52898 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última