Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA EMPRESARIAL
ÉTICA
Ismael Monteiro

Resumo:
RESENHA SOBRE A ÉTICA EMPRESARIAL Publicada na Gazeta Mercantil de 04.04.05

Atualmente, a sobrevivência das organizações está cada vez mais associada a sua capacidade de adotar e aperfeiçoar condutas marcadas pela seriedade, humildade, justiça e pela preservação da integridade e dos direitos das pessoas, ou seja, agir com ética. As empresas que se preocupam com a ética conseguem converter suas preocupações em práticas efetivas, mostram-se mais capazes de competir com sucesso e conseguem obter não apenas a satisfação e a motivação dos seus profissionais, mas também podem conseguir resultados satisfatórios em seus negócios.
     A reflexão ética nas empresas deve passar pela compreensão dos valores, comportamentos, objetivos e dinâmica da empresa. Assim, quando se fala em ética nas organizações, é necessário que essas últimas assumam seu papel de conduzir ações que favoreçam a incorporação dos indivíduos no interior do corpo social, no sentido de conciliar interesses individuais e coletivos, nunca esquecendo que uma relação deve ser antes de tudo baseada na reciprocidade, ou seja, todos tem direitos mas também tem obrigações e deveres.
     Baseado nessas premissas, o gestor de uma organização deve empenhar-se para perceber a complexidade da ética e tratar os interesses de todos os envolvidos inspirado no espírito de grupo, família e religião. Esta é uma tarefa bastante difícil de ser cumprida com toda a ambição e a corrupção que permeiam o mundo. Por sua vez, nem sempre a conduta ética pode reunir condições satisfatórias para florescer quando o poder das empresas está distribuído ou quando existe a competitividade. Nessas situações presencia-se uma violenta inflação do termo “ética”.
     Porém, as empresas éticas agregam valor à sua marca e, com isso, constroem o consumidor fiel, que é aquele que não se compra das empresas que só querem “levar vantagem” a qualquer preço. Levando em conta esses aspectos, a abordagem mais sistemática para estimular um comportamento ético é desenvolver uma cultura corporativa que crie uma ligação entre os padrões éticos e as práticas empresariais.

     

VERGONHA DO LUCRO

     O lucro é um assunto bastante debatido entre os empresários na atualidade. Muitos empresários analisam este tema, sem esquecer de ressaltar a importância da realidade social das empresas, ou seja, eles já não pensam só no aspecto de ganhar dinheiro, mas se preocupam com as pessoas. Isso é muito importante, pois mostra que o lucro deve estar aliado à geração de riqueza, crescimento, emprego e justiça social.
     Assim, o lucro deve ser entendido como o resultado da atividade de uma empresa no cumprimento de seus objetivos estratégicos, mas ele só se sustenta quando sua ética for baseada em princípios e valores conhecidos, no respeito às disposições legais e com a maior transparência possível. Se uma empresa se compromete a gerar lucros para que possa sobreviver, ela deve ser multiplicadora do exemplo ético, pois o ambiente corporativo precisa ser entendido como um espaço formativo de valores que possam se perpetuar no tempo.
     Numa mensagem sobre o assunto do lucro, o Vice-Presidente da Empresa Rodobens, transmite aos seus subordinados a importância da responsabilidade social da empresa, que deve estar implícita na sua atividade, respeitando seus colaboradores e promovendo os exemplos de ética e transparência a todos os envolvidos com suas atividades. Certamente, esta empresa, por adotar políticas de desenvolvimento procurando conhecer as necessidades do social e estimulando a participação de todos, será reconhecida junto à comunidade como voltada para o bem comum e respeitando os direitos das pessoas. O fato deste Vice-Presidente apoiar iniciativas visando não só o resultado financeiro, mas o social, é uma filosofia de trabalho que precisa ser multiplicada por outras empresas que ainda não conhecem ou não querem adotar esse modo de ação.


Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 53180


Outros títulos do mesmo autor

Contos A ABELHA RAIVOSA Ismael Monteiro
Artigos Espiritualidade no ambiente de trabalho Ismael Monteiro
Artigos ALCOOL E DROGAS Ismael Monteiro
Artigos CULTURA AFRICANA E SUAS INFLUÊNCIAS NA CULTURA BRASILEIRA Ismael Monteiro
Resenhas Resenha do FIlme um Inimigo em Casa Ismael Monteiro
Artigos O DESPERTAR DA INTUIÇÃO Ismael Monteiro
Artigos A FORÇA DE VONTADE Ismael Monteiro
Ensaios A MÁQUINA DO MUNDO Ismael Monteiro
Ensaios A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA Ismael Monteiro
Roteiros A vida de Assis Chateaubriand Ismael Monteiro

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 151 até 160 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O ANOITECER. - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53391 Visitas
DESABAFO DE CABRAL - Lailton Araújo 53391 Visitas
SENHORITA BRENDA E O MISTÉRIO DA PANELA DE ARROZ - Saulo Piva Romero 53390 Visitas
São João - BENEDITO JOSÉ CARDOSO 53389 Visitas
UM CALANGO NA AREIA CALIENTE - Saulo Piva Romero 53389 Visitas
Militares como fator de risco a democracia - Caliel Alves dos Santos 53388 Visitas
Minha Terra - José Ernesto Kappel 53388 Visitas
Doces Anjos - José Ernesto Kappel 53387 Visitas
Andar em círculos - Luís Eduardo Fernandes Vieira 53386 Visitas
A poética feminina - Caliel Alves dos Santos 53385 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última