ABRAMOWICZ, Meire; CASADEI Silmara Rascalha , Paulinho: O menino que escreveu uma nova história. São Paulo: Cortez 2010.
* Dilcimar Ribeiro Fonsêca
Meire Abramowicz é bacharel e licenciada em pedagogia pela universidade de São Paulo, mestre em supervisão e currículo. Pela PUC de São Paulo, doutora em psicologia da Educação e professora- titular do Programa de Pós- Graduação em Educação: currículo pela mesma instituição. É autora de diversas obras e artigos entre os quais se destacam: Currículo e avaliação: Uma avaliação necessária- textos e contextos(Bagaco; 2006); Uma prática docente iluminada pelas reflexões de Paulo Freire. In Paulo Freire um pensamento atual para compreender e pesquisar questões do nosso tempo(Articulação Universidade Escola; 2005).
Silmara Rascalha Casadei foi professora de crianças por muito tempo. Hoje é autora de livros infantojuvenis, diretora de escola, mestre em Educação: Currículo pela PUC- SP e membro da Academia de letras da grande São Paulo. Sua paixão por leitura começou desde pequena, quando sua mãe a presenteava com livros. Ao ser alfabetizada, descobriu que também poderia escrever suas próprias histórias. De lá pra cá não parou mais: Possui vários livros publicados entre eles: A menina e seus pontinhos , O que é a pergunta? (em parceria com Mário Sergio Costella) e Como o rio: o percurso do menino Cortez pela Cortez Editora.
A obra cuidadosamente trabalhada pelas autoras e muito bem ilustrada pelo artista plástico e desenhista: Marcos Antônio Godoy, é um livro direcionado ao público infanto-juvenil, que traz a biografia do renomado educador Paulo Reglus Neves Freire, mais conhecido como Paulo Freire. Neste pequeno livro de apenas trinta e seis paginas, a síntese da vida do educador Paulo freire é feita de maneira clara e encantadora. As trazem fatos de sua vida, desde o seu nascimento até a sua morte, ressaltando a relevância do seu trabalho para a educação brasileira. o conteúdo é reforçado com algumas fases do próprio autor, tornando a história bem mais próximo do leitor.
Em um primeiro momento, as autoras relatam o nascimento de Paulo Freire que se deu no dia 19 de setembro de 1921 na cidade de Recife- PE
As autoras falam da infância humilde de Freire e demonstram a importância dos seus pais para a sua educação, pois eles o ensinaram a ler e escrever as primeiras palavras, escrevendo-as no chão com gravetos e assim o despertando para o mundo do conhecimento. Quando entrou na escola aos seis anos, já sabia ler e escrever, sempre teve interesse pela educação, não só pela leitura mais também pela história de vida das pessoas, tornando-se um homem humanizado.
Na pagina 10, é relatado um episodio triste, que foi a morte do seu pai e as consequências que agravaram as condições financeiras de sua família.
No percurso de sua vida escolar teve um professor que o inspirou a seguir a carreira de educador e mesmo formando-se em direito não pode fugir de sua vocação em construir conhecimentos. Quando escolheu esse caminho, deu o melhor de si, preparando-se muito e assumindo o compromisso de educar jovens e adultos, após casar-se em 1940, enjagou-se na luta pela educação dos excluídos , tornando-se a sua voz, em congressos e movimentos populares. Seu modo de educar foi inovador, educando através do contexto social.
A pagina 16 traz um fato histórico importante, que foi a oficialização pelo ministério da educação e cultura do seu projeto de alfabetização. Enquanto estava viajando pelo Brasil colocando seu projeto em pratica, veio o golpe militar que barrou seus sonhos e o exilou por 16 anos. Entretanto Freire se destacou mundo afora, tendo seu trabalho reconhecido em vários países como: Chile, Estados Unidos, Suíça, África do sul entre outros. No seu exilo, produziu várias obras, no Chile escreveu uma das mais conhecidas: Pedagogia do oprimido.
Em 1980, diante de um novo cenário político democrático, Freire finalmente retornou para o Brasil, onde foi recebido com muita honra. Ele recomeçou sua vida no Brasil e passou a dar aulas nas universidades da UNICAMP e PUC- SP, onde lecionava no curso de Pós-graduação em Supervisão e currículo. O Brasil teve a oportunidade por dois anos, 1989 a 1991, de ter no comando do ministério da educação um ministro educador e inovador, foi quando freire assumiu esse cargo.
Outra data importante, 27 de setembro de 2009, Paulo Freire foi anistiado, recebendo o pedido de desculpas do governo brasileiro.
Foi pelo talento e visão humanística, que aquele menino vindo do nordeste , torna-se um dos brasileiros de grande destaque na história da educação, sendo condecorado com vários títulos como:39 títulos de doutor honore causa, Prêmio Príncipe das Astúrias e indicado ao Nobel da Paz. Foram erguidas varias obras em sua homenagem e inúmeros cientistas da educação de 90 países inspiram-se nos seus pensamentos.
Ao termino da obra as autoras utilizam a palavra inventada “Amoração”, que significa amor e ação, para traduzirem Paulo Freire. O encerramento se faz com a informação sobre a sua morte, que se deu no dia 2 de maio de 1997, em decorrência de um infarto. O desfeche do livro se dá com as próprias palavras do grandioso educador, onde ele fala da contribuição que poderia deixar para o mundo.
Esta obra é de uma simplicidade e grandiosidade, que só quando as pessoas a lerem, poderão mensurar sua relevância. As autoras conseguiram descrever a história de Paulo Freire em poucas linhas, de um modo fiel e atraente, tudo isso, com uma linguagem simples, haja vista que seu publico alvo são crianças, que provavelmente serão levados a despertar o gosto pela leitura, além de terem a oportunidade de conhecerem um pouco da história desse magnífico educador, o conhecendo, quem sabe poderão até espelhar-se no seu exemplo.
Apesar da obra não ser direcionada especificamente para adultos, o seu conteúdo é tão envolvente, que pode ser apreciado por diversos leitores, sobretudo os interessados pela educação Freiriana, que poderão apreciar esta obra, bem como aliar sua leitura a outros conhecimentos sobre o autor. Educadores também poderão adota-lo para ser utilizados pelos seus alunos, quer seja na educação básica ou como apoio aos estudos do ensino superior.
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