Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
RESENHA CRÍTICA
Texto : Pedagogia Hospitalar
Tamires Elaine Barbosa Reis

Resumo:
Trabalho Elaborado para a Disciplina de Espaços Sociais de Formação Humana da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O artigo é resultado de uma pesquisa sobre o projeto de Extensão Pedagogia Hospitalar da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que tem como objetivo conhecer o projeto de extensão, analisando a função da prática pedagógica com as crianças hospitalizadas e os resultados obtidos. A pesquisa oferece contribuições necessárias para o processo de ensino-aprendizagem e social da criança hospitalizada, visto que, a pedagogia hospitalar é direito e necessário as mesmas.
A pesquisa está embasada em diálogo com autores como: Brandão ( 1984), Ghiraldelli (1989), Gil ( 2011 E 2002), Mattos e Muggiati (2001) e Pimenta( 1996) e visitas ao Hospital Santana Unimed, na cidade de Ponta Grossa. São realizadas todas as observações com os atores envolvidos através de questionários e entrevistas. O artigo consiste em seis partes que mostram o resultado da pesquisa.
A primeira parte “pedagogia e Educação” analisa a pedagogia como uma ciência na busca de uma prática educativa mais reflexiva, buscando novas alternativas para a atuação do Pedagogo; e que também insira o educando como “sujeito” no processo de ensino-aprendizagem. Mostra ,a Pedagogia como problematizadora e discorre sobre a educação como prática social.
A segunda parte, “O que é Pedagogia Hospitalar” analisa a definição e atuação da Pedagogia Hospitalar. Aborda que a criança hospitalizada por se ausentar da escola tem o direito e a necessidade de dar continuidade ao processo educativo, e o pedagogo hospitalar além de oferecer contribuições para o processo de ensino -aprendizagem, também orienta a criança sobre sua situação atual evitando possíveis traumas , porque a criança sofre grandes influências do ambiente onde se encontra.
A terceira parte, é “O histórico do Projeto de Extensão Pedagogia Hospitalar” , nessa etapa a autora discorre de forma sucinta todo o processo histórico do projeto, cujo, teve início em março de 1988 na clínica Infantil Pinheiro e o Hospital da criança João Vargas de Oliveira. O projeto é coordenado pela professora Juliana Gil com os objetivos de favorecer a parceria da Universidade com o Hospital e a contribuição para o aperfeiçoamento integral do educando.
A “Organização do projeto de Extensão Pedagogia Hospitalar” é a quarta parte apresentada no artigo, e fala sobre a organização de trabalho organizado pelas estagiárias em interação com os demais envolvidos, tais como os médicos, enfermeiros e a coordenadora do curso. O projeto acontece duas vezes na semana no hospital da criança João Vargas e no Santana Unimed.
A quinta parte, “A prática Pedagógica no Hospital” são apresentados os procedimentos adotados pelas estagiárias, pois, o pedagogo hospitalar precisa desenvolver a sua sensibilidade, compreensão e força de vontade para o alcance de suas metas. “Seu papel principal não será de resgatar a escolaridade, mas de transformar essas duas realidades, fazendo fluir sistemas que os aproxime e as integre.”( Matos,1998;p.12).
Em “Expectativas e Resultados” mostra com detalhes os resultados e conquistas do projeto. Uma das conquistas é possibilitar o Pedagogo e os acadêmicos de Pedagogia a ampliação da sua área de atuação. Além disso, o projeto avançou o atendimento a crianças mais novas (0 a 2 anos) atuam também no banco de leite e também realizou atendimentos a crianças portadoras de necessidades especiais.
O artigo acerta em apresentar um projeto tão significativo quanto este. A atuação do Pedagogo não se restringe a sala de aula pelo fato de que ele diferente de outros profissionais tem facilidade de se comunicar, pois, em sua formação é preparado para lidar com pessoas, se diferencia dos demais por não ter uma visão técnica, e, sim, humana. Dessa forma, a escola não é o único meio em que a Educação acontece, a pedagogia hospitalar é um grande avanço tanto para o profissional quanto para as crianças que se encontram num momento difícil e precisam se enxergar como sujeitos ativos, críticos e reflexivos, além de ser direito a eles a educação.


Biografia:
Tamires Reis
Número de vezes que este texto foi lido: 52810


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas RESENHA CRÍTICA Tamires Elaine Barbosa Reis
Resenhas RESENHA CRÍTICA Tamires Elaine Barbosa Reis


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos

Microsoft Office Access Database Engine error '80004005'

Unspecified error

/escrita/publica_lidos.asp, line 6