Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O nome da Rosa
O Filme
Bianca de Moura Wild

O nome da rosa – Indicado para as disciplinas de filosofia e história no caso de demonstração do período vigente no filme.


William de Baskerville (Sean Connery) um monge franciscano e Adso (vivido pelo então desconhecido Christian Slater) como um noviço a acompanhar seu mestre, prática das mais comuns naqueles tempos ( idade média) se esforçam para solucionar uma série de assassinatos que estão ocorrerendo num mosteiro medieval localizado na Itália.
Dispondo de recursos "sofisticados" para época, pois a seqüência em que William cobre seus instrumentos é muito significativa pois peças como o astrolábio e o quadrante que eram utilizadas pelos mouros e desconhecidas da maioria dos cristãos tem participação na trama e representam indicativos dos caminhos modernos seguidos pelo personagem de Sean Connery, para os padrões da época, utilizando-se de uma coerência muito parecida com a de Sherlock Holmes muito tempo antes do nascimento do criador do imortal detetive, e fundamentando seus julgamentos nos princípios aristotélicos num momento em que os artífices da filosofia grega eram pouco ou totalmente desconsiderados, William de Baskerville compõe um dos grandes personagens da literatura e do cinema. Constitui-se igualmente numa grande aula de história e de filosofia.
As perspectivas se abrem desde o princípio da trama, pois estamos respirando os ares de um mosteiro fincado em uma montanha, administrado e controlado pelos monges Beneditinos e que recebe a ilustre visita de monges franciscanos. O clima sombrio da localidade, a aparência doentia de muitos dos frades e monges que surgem no decorrer da história, o tom escuro de muitas das seqüências, propositalmente trabalhado por conta do competente diretor Jean-Jacques Annaud, o mesmo de"Círculo de Fogo", a rejeição a conceitos considerados avançados por parte da grande maioria dos monges que circulam no mosteiro e a presença destacada da Inquisição a partir da metade do filme nos possibilitam compreender um pouco do que foi a Idade Média, também chamada idade das trevas ou da escuridão.
Uma das qualidades do filme dentre muitas, está na representação de época, com a equipe sendo auxiliada pelo notável historiador Jacques Le Goff, o que confere ao filme maior credibilidade no que se refere à utilização do mesmo como recurso didático. O figurino, as locações, além do fato do filme ter sido feito num autêntico mosteiro medieval, a ambientação, as músicas, os objetos disponibilizados e mesmo a fotografia em tons lúgubres, escuros, dando-nos uma impressão de umidade nos locais de filmagem, se tornam referências para que possamos apresentar o domínio cristão no medievo.
A trama central gira em torno dos assassinatos descritos no início desse artigo, conferidos pelos beneditinos a forças ocultas, a ação demoníaca que teria dominado alguns dos jovens monges daquela casa de Deus. É conveniente observar que conceitos como Deus e as forças do bem se confrontando com o diabo e o mal eram predominantes nesse período devido ao enorme poder da Igreja Católica, a grande força remanescente desde a época em que os romanos e seu grande império ruíram, ainda no remoto século V; um dos maiores veículos de difusão dessa crença foram os trabalhos do filósofo cristão Santo Agostinho, em especial sua obra sobre a Cidade de Deus e a Cidade dos Homens.
No período em que se passa a ação, a igreja já passava por algumas dificuldades devido ao ressurgimento de cidades e de rotas de comércio, além da concessão aos leigos para freqüentar as nascentes universidades, é dessa época um dos trabalhos que antecedem o Renascimento Cultural e que são considerados como fundamentais para as transformações que se operam na transição do mundo medieval para o moderno, ou seja, a obra clássica do italiano Dante Alighieri, "A Divina Comédia". O surgimento da Inquisição e a forma como essa instituição da igreja foi se tornando cada vez mais dura na sua perseguição aos hereges comprovam os temores por parte da cúpula do mundo cristão.
A diferença de atitude do recém-chegado William contrasta com a atribuição a forças do além dos beneditinos e nos lança numa investigação em busca de provas, de evidências dos crimes, o que pode ser considerado como uma antecipação de posturas investigativas que passaram a ser adotadas no mundo da modernidade, quando do surgimento de correntes filosóficas e científicas apoiadas no empirismo e no racionalismo.
O confronto entre os franciscanos e os representantes da Inquisição, com ênfase para o personagem Bernardo Gui, interpretado pelo premiado ator F. Murray Abraham, nos coloca novamente frente a frente com a questão do Bem e do Mal, apenas que interiorizados na instituição que se considera, por excelência, a representação terrena dos dotes celestiais e de sua mensagem de bondade.
"O Nome da Rosa" nos permite transitar por diversos temas e fases da história, nos leva inclusive aos fatores que levaram ao surgimento da Reforma do século XVI, além das já mencionadas outras possibilidades de estudo. Leva-nos a transitar pela filosofia antiga, medieval e antever a moderna além de averiguar o poder da igreja durante a idade média e a sua forte opressão. Abre perspectivas para buscar na literatura do período as fontes de compreensão dessa fase tão rica que é o período medieval. Além do que, a trama policial criada por Umberto Eco dá sustentação para um grande filme de suspense, logo entretendo e ao mesmo tempo elucidando muito fatos lidos nos livros mas não muito comentados, as atrocidades e barbáries cometidas pela igreja, a proibição da leitura de obras filosóficas esclarecedoras durante o período da idade me´dia etc



Biografia:
Possui graduação em Ciências Sociais pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (2007). Atualmente é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia, diversidade sexual, orientação sexual, televisão brasileira e tvs privadas. Tem experiência em projetos de desenvolvimento local e nos seguintes temas: Modo de produção escravista ou escravocrata, Etnicidade, sexualidade, orientação sexual, diversidade sexual, identidade(s), conflito identitário.
Número de vezes que este texto foi lido: 52967


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Akenaton 1367-1350 a.C) Bianca de Moura Wild
Poesias Poema Egípcio (extraído de um papiro de 3000 anos) Bianca de Moura Wild
Resenhas Resenha educacional do filme “Fora de Controle” Bianca de Moura Wild
Resenhas Raízes do Brasil Bianca de Moura Wild

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 14 de um total de 14.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Periélio - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 52800 Visitas
Sensabor - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 52800 Visitas
Amar - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 52800 Visitas
A FESTA DAS BORBOLETAS - Alexsandre Soares de Lima 52800 Visitas
Esconde - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 52800 Visitas
Criar - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 52800 Visitas
Chega - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 52800 Visitas
Não - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 52800 Visitas
À PAIXÃO DO VERBO AMAR - RODRIGO PINTO 52800 Visitas
LACRIMEJANTE - Alexsandre Soares de Lima 52800 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última