Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A dieta inteligente
Livro dá dicas de como perder a barriga, sem perder a cabeça
Revista Griffe

Com o objetivo despertar o interesse do público para um estilo de vida mais saudável e analisar o papel do corpo na sociedade, a revista Griffe lançou em agosto o livro Corpos estéticos – 160 pags, R$ 19,90, Editora Maxprint. A coletânea reúne especialistas da área da saúde e da comunicação.
Numa sociedade onde a beleza física é exigida como passaporte para a felicidade, onde paradoxalmente a mesma sociedade cria meios para dificultar esta conquista, Corpos estéticos propõe uma análise individual sobre como tratamos nossos corpos. Uma das co-autoras, a professora de jornalismo Ieda Cavalcante dos Santos dá a dica no capítulo Diálogo com o corpo: “O que fazer para não cair nas armadilhas dos padrões estéticos? Talvez o primeiro passo seja refletir sobre o próprio corpo. Quem sabe iniciar um diálogo com ele, sem as amarras de doutrinas religiosas e políticas. Uma conversa cara a cara.”
A obra é composta a partir de uma diversidade autoral, disponibilizando desta forma várias abordagens, proporcionando ao leitor múltiplos momentos de reflexão. Intercala estudos comportamentais, análises da mídia e sugestões de novos hábitos: “Com um dito simples, ‘Faça do seu alimento o seu medicamento’, Hipócrates resume em poucas palavras o tamanho do impacto que a nutrição tem em nossas vidas. Será que nos lembramos disso toda vez que entramos em um fast-food para nos ‘alimentar’ de uma refeição rica em gorduras trans, saturadas, quase sem fibras, vitaminas e minerais?” Quem questiona é a nutricionista e autora Roberta Villas Boas Carvalho.
Além de uma análise comportamental em relação aos hábitos alimentares, vários textos abordam a relação da mídia no desenvolvimento de doenças psicológicas. O jornalista Cadu Villa Lobos expõe o problema de forma clara e alarmante: “Quem não tem um corpo bronzeado, malhado, ‘sarado’, lipoaspirado e siliconado é visto como alguém que fracassou e isso explica o aumento nos casos de anorexia, bulimia, distimias e depressões. Um corpo inadequado não apenas marca a maior parte da população como gorda, feia ou disforme, segundo os padrões modelares, mas também gera subjetividades autodestrutivas em sua busca de adequação a qualquer custo. Em alguns casos, o medo da rejeição supera até mesmo o desejo de sobreviver.”
O livro traz também o ensaio A estética do corpo e da imagem com fotografias em preto e branco que captura a harmonia das formas do corpo. Os textos e as imagens deste capítulo falam de superação e de força de vontade para seguir em frente, na busca pelo corpo saudável e belo: “Uma vez alcançado o seu objetivo, a satisfação é tão grande que supera de longe o desejo de quebrar a dieta, atacar a geladeira ou de trocar a caminhada pelo sofá. Quando olhamos o nosso corpo diante do espelho e a imagem finalmente nos agrada há uma mudança de postura, uma confiança que dificilmente arriscaríamos perder depois de tanto sacrifício e suor”, define a autora Wanda Pankevicius Barros.

Serviço
Livro: Corpos estéticos
Organizador: Flavio F. A. Andrade
Formato: 14x21
Editora: Maxprint
Páginas: 160
Preço: R$ 19,90

Mais informações
www.revistagriffe.blogspot.com





Número de vezes que este texto foi lido: 52874


Outros títulos do mesmo autor

Releases VIAJAR PELA LEITURA Revista Griffe
Biografias PLÍNIO RUAS: UM OLHAR PARA O FUTURO Revista Griffe
Releases A dieta inteligente Revista Griffe


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
A Mãe do Prefeito - José Ernesto Kappel 53470 Visitas
Pedido de Amigo - J. Miguel 53465 Visitas
Jéssie - PauloRockCesar 53465 Visitas
O Profeta de Deus... Mestre Maçom - Cesóstre Guimarães de Oliveira 53460 Visitas
Menino de rua - Condorcet Aranha 53459 Visitas
Jogada de menino - Ana Maria de Souza Mello 53456 Visitas
Alerta sobre os riscos da inversão de papeis durante o sexo - Hudson Sander 53456 Visitas
"Caminantes" - CRISTIANE GRANDO 53454 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 53453 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 53448 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última