Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Ivete mantovani

Resumo:
Pedagogia - Temas Transversais

A inclusão dos Temas Transversais no currículo do ensino fundamental é sem duvida alguma um importante passo na busca para a melhor qualidade de educação nas escolas, por tratar de temas sociais importantes do nosso cotidiano, como é o caso da preservação do meio ambiente, sexualidade, saúde, ética e pluralidade cultural, se fazem urgentes e absolutamente necessários. Vivemos em uma época em que o respeito ao próximo e ao meio ambiente é desconsiderado, desrespeitado, ultrajado, o ser humano parece que perdeu a noção de respeito ao planeta e ao próximo, e pior esta pensando que nosso planeta é eterno e que não vamos perder nossa água, nosso ar, nossa vida. Por isso, tratar desses assuntos com os nossos educandos desde cedo, é fundamental e deve ser uma união entre a família, a escola e a sociedade, começando pelo simples ato de não jogar papel no chão, reciclar o lixo, respeitar seu colega não importando de que raça ou etnia que seja, lavar as mãos sempre, manter o lugar em que vive e estuda limpo, enfim pequenos gestos que se tornam grandes atitudes.
“O projeto interdisciplinar parte da dúvida, da pergunta, das indagações, do diálogo, da troca, do questionar-se a qualidade de seu trabalho, como poderia fazer para melhorá-lo, que recursos, técnicas ou teorias têm sido desenvolvidas para que a alfabetização possa realizar-se mais plenamente”. WEB AULA, Texto apoio Unopar.

A citação acima mostra a preocupação com o processo de melhorar a educação no Brasil, ainda a muito a ser feito, estamos buscando uma educação com qualidade, esse ensino de 9 anos busca exatamente isso, não se trata de prender o educando na escola por mais tempo, mas de ter tempo para formá-lo melhor, para aplicar o conteúdo com qualidade de ensino. Trabalhar os Temas Transversais e a interdisciplinaridade faz que melhore a compreensão da realidade pelos alunos, tanto forma o homem socialmente como moralmente, é um processo demorado e vem sendo construído a partir de sucessivos questionamentos à prática efetiva. A interdisciplinaridade vai além da sala de aula, tira o professor da mesmice, faz com que ele busque entendimento com seu colega, se reúna, discuta o conteúdo a ser aplicado, busque formas de trabalhar em equipe com os colegas e os alunos. Não se pode trabalhar os Temas Transversais sem a interdisciplinaridade, afinal buscamos em nossas escolas a união, o diálogo, o entendimento entre escola e sociedade, e devemos começar essa união dentro das escolas entre os professores, coordenadores e educandos.
Para falar sobre os Temas Transversais, entrevistei a professora do Ensino Fundamental Andressa Marchione de Lima, que me respondeu as seguintes questões:

1- Na sua concepção o que são os Temas transversais?   
R: Os temas transversais contemplam seis eixos que são: Ética, Meio ambiente, Saúde, Pluralidade cultural e Orientação sexual. De modo geral eles expressam conceitos e valores fundamentais a manutenção da democracia e da cidadania. Correspondem também, a questões importantes e urgentes para toda a sociedade. Não são considerados disciplinas, mas temas que atravessam todas as áreas do conhecimento, pois tratam de situações que estão sendo vividas pela sociedade em geral e pelos alunos e educadores individualmente e que exigem que cada um adote uma postura no cotidiano.


2 – Quais Temas Transversais você já trabalhou com sua turma este ano?
R: Neste ano enfoquei o trabalho nos eixos Meio Ambiente e Saúde.


3- Por que escolheu este(s) tema(s)?
R: Foi realizado um projeto sobre as plantas, onde os alunos realizaram diversas atividades dentro das disciplinas. As crianças fizeram uma horta, onde todos os dias elas acompanhavam o desenvolvimento e depois registravam essas informações. Realizaram várias atividades como: produção de textos, organização e análise de tabelas, registros por meio de desenhos, interpretação de textos relacionados ao tema, trabalhos artísticos utilizando tintas extraídas das plantas. Escolhi esse tema, pois faz parte do conteúdo da série trabalhada. Com relação ao eixo da Saúde, foi trabalhada a questão da dengue pelo fato de estar sendo diagnosticados vários casos da doença no bairro em que fica a escola. Então foi trabalhado o tema na sala e depois as crianças foram fazer um passeio pelo bairro a fim de conscientizar a comunidade sobre essa doença.

4- Qual a importância do tema trabalhado para a aprendizagem dos seus alunos?
R: É importante trabalhar esses temas como forma de trazer para a sala de aula questões vivenciada pelos alunos.


5- Qual a dificuldade que você encontrou para o desenvolvimento do tema trabalhado?
R: A grande dificuldade é a de traduzir em atos o que é passado em sala de aula.


6- Como você avalia seus alunos?
R: A avaliação é feita durante todo o desenvolvimento das atividades, ou seja, ao longo do processo. É analisado o diálogo, a participação e a cooperação, dos alunos. Os registros escritos também servem como forma de avaliação.

Entrevistar a professora Andressa só reforçou meu pensamento de que para se tornar um professor competente, é preciso que o estudante de Pedagogia tenha amor pela profissão escolhida, que compreenda que ao educador não basta apenas passar o conteúdo aprendido na faculdade é preciso mais, muito mais. Cabe ao educador promover a aprendizagem, ver, ouvir e interagir com o educando, levá-lo a conquistar o direito ao exercício da cidadania, entender e cumprir seus deveres e direitos junto à sociedade com responsabilidade e dignidade. Enfim cabe ao professor amar a profissão escolhida, pois somente assim será com certeza um profissional com competência para educar e construir de forma sistemática e intencional, a aprendizagem de conhecimentos, atitudes e habilidades nos educandos.


Biografia:
Professora de Informática
Número de vezes que este texto foi lido: 52821


Outros títulos do mesmo autor

Monografias AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS Ivete mantovani


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54453 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54443 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54242 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54191 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54140 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54127 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54047 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53940 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última