Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DESABAFO DE CABRAL
Lailton Araújo



Ai Jesus! Onde eu fui atracar minhas caravelas! As calmarias traíram-me, e levaram-me para esta terra tão difícil! Saí de Lisboa em direção às Índias... Levei toda a base política e cultural do futuro povo brasileiro e eis, que após 500 anos, vejo está grande lama. O que fiz de errado? Ai Jesus! Até criaram a Lei da Ficha Limpa para limpar minhas defecções.

Deixei no Brasil os degredados, os ambiciosos e os presos políticos. Levei para Portugal, o ouro, o pau-brasil e dormi com as belas patrícias de peles vermelhas e negras. Também levei muito açúcar e tomei minhas cachaças! Eis que, como castigo, recebo esta classe política brasileira, medíocre e oportunista, sem coração e sem bússola! Ai Jesus! Só rezando e pedindo perdão pelo erro de não saber navegar.

Desembarquei de minhas naus na Terra de Santa Cruz! Fui católico... Até o nome está politicamente correto! Deixei várias erratas na história do Brasil, mas, sou humano e português! Os franceses, holandeses e ingleses - assim como este patrício que vos fala - também defecaram nesta terra! Que Deus tenha compaixão de m’alma e das almas dos que ainda não estão arrependidos por tal sujeira deixada!

Ai Jesus! A ex-colônia lusitana - Brazil para os ingleses - continua na mesma meleca e parece com a antiga corte portuguesa. A carta do escrivão, Pero Vaz de Caminha (1500), já alertava para a grandiosidade deste país, a beleza, paraíso ecológico e futuro comércio. Um novo Tratado de Tordesilhas, não pensado e executado, poderá trazer problemas com os nossos vizinhos continentais, e povos do além-mar. Serão novos conflitos pelas Ilhas Malvinas ou Falklands? Serão conflitos pelos limites territoriais das reservas do Pré-sal? Portugal já não é uma casa portuguesa, com certeza! Qual moeda pode mais: o dólar, euro ou real? Talvez um fado - bem tocado em Brasília - desperte a alma lusitana e brasileira, do sono eterno em berço esplêndido. Ai Jesus!


Biografia:
** LAILTON ARAÚJO * Nasceu na cidade de Sertânia, Estado de Pernambuco - Brasil em 1959. É músico, compositor, cantor, ambientalista, pesquisador de ritmos regionais brasileiros, escritor e ex-professor (não formado) do Cursinho Pré-Vestibular Educafro, onde lecionou as disciplinas: biologia e geografia. * Trabalha há 34 anos na área cultural, atuando como empresário de eventos, marketing e diretor fonográfico. É vocalista da Banda Moxotó - de Pernambuco. * Atua ainda como produtor artístico de Anastácia, Banda de Pífanos de Caruaru e Oswaldinho do Acordeon. Realizou quase 1500 eventos. ** CONTATOS * Tel. (11) 9.9200-0987 * São Paulo - SP - Brasil * lailtonaraujo@bol.com.br * lailtonaraujo@yahoo.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 29089


Outros títulos do mesmo autor

Contos FAROESTE QUASE CABOCLO Lailton Araújo
Poesias E O TEMPO NÃO DEVORA Lailton Araújo
Poesias PARIS... FOTOS E SONHOS Lailton Araújo
Crônicas LAZER À MODA PAULISTANA EM QUATRO PARTES Lailton Araújo
Humor DESABAFO DE CABRAL Lailton Araújo
Humor PESQUISANDO ETANOL DESCOBRI ÁGUA EM PÓ Lailton Araújo
Ensaios BRASIL - FICÇÃO OU REALIDADE? Lailton Araújo
Músicas FACES DA PAULICÉIA Lailton Araújo
Poesias ÍCAROS SEM ASAS - MENINOS Lailton Araújo
Poesias O SONHO ACABOU, A ROSA MORREU Lailton Araújo

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 41 até 50 de um total de 56.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
haicai - rodrigo ribeiro 30660 Visitas
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 30649 Visitas
PROJETO DE PESQUISA: HIPERATIVIDADE - Ismael Monteiro 30647 Visitas
A ELA - Machado de Assis 30577 Visitas
Viver! - Machado de Assis 30571 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 30546 Visitas
O despertador - Alci Massaranduba 30526 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 30495 Visitas
christine - alfredo jose dias 30493 Visitas
Críticas a práticas humanas - Arthur Alves 30473 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última