Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Timidez
Como lidar
Mauricio Menon

Resumo:
O mundo globalizado exige interação total entre os seres humanos. Nesse contexto, a timidez tende a afastar os seres humanos uns dos outros.O presente ensaio pretende prestar um auxilio ao leitor para lidar com este problema

Vivemos em uma sociedade global, conectada, onde cada oportunidade surge por meio de interações pessoais e digitais, de certa forma obrigando-nos a nos apresentarmos constantemente diante de outras pessoas, para que possamos produzir, sermos ativos e evoluirmos como seres humanos.
O presente ensaio não pretende esgotar o assunto, pois o mesmo é tão extenso que necessitaria de mais de mil páginas para esgotarmos a introdução, porém, pretendo lhes dar algumas pistas de como lidar com esta dificuldade, antes que se torne uma verdadeira pedra de tropeço em sua vida.
Timidez, segundo o dicionário, é um desconforto e acanhamento ou inibição em situações de interação pessoal, que interferem na realização de objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre.
Existe sim uma pré-disposição genética para a timidez, porém, na maioria dos casos, essa disfunção é gerada por situações traumáticas vividas na infância, que ressoam na vida adulta.
Indivíduos que foram muito podados na infância, tendem a se tornarem adultos tímidos. Familiares, educadores, amigos que o tempo todo impõem o modus operandi da vida, também podem gerar timidez em pessoas que convivem com eles.
As redes sociais também podem gerar certos níveis de timidez nas pessoas, uma vez que na maioria das vezes a interação se faz por meio digital, o contato humano fica debilitado.
Algumas dicas para lidar com a timidez são:
1 – Aceitar-se como é
Tenha a certeza de você é um ser único, com uma missão única em sua existência, que ninguém pode fazer por você. A aceitação de si mesmo pressupõe conhecimento próprio, logo, tal conhecimento extingue toda e qualquer timidez acerca de seus talentos e valores vividos.
2 – Fazer o que se quer independente da timidez
Uma vez conhecidos seus valores e missão, torna-se fácil determinar onde se pretende chegar, e o comprometimento consigo mesmo acaba sendo inerente. Tal situação exige que se tome determinadas posturas diante de eventos que surgem no decorrer da caminhada. Então, é fundamental saber o que quer e fazê-lo, independentemente da aprovação alheia.
3 – Enfrentar o problema
Adotar situações que te tirem da zona de conforto, fará com que você enfrente a timidez para que seus objetivos sejam alcançados. Temos certa tendência a nos escondermos diante de situações que nos desafiam. Essa atitude somente agrava o problema. Cada vez que você enfrenta o problema, ele diminui de tamanho até que não sobre nenhum resquício sequer de timidez em você.
Concluindo, a timidez tem o tamanho que você confere à ela, e toda vez que você volta atrás diante dela ela aumentará em sua vida e se tornará um fardo insuportável. Porem, quando você a enfrenta, ela diminui e foge de você.
Lembre-se do que os mais velhos falavam quando tínhamos medo de passar diante de um animal por exemplo: “ ele tem mais medo de você do que você dele”.
Siga em frente e seja feliz!


Biografia:
Teólogo, palestrante, coach e consultor empresarial. Apaixonado pelo ser humano e desbravador do conhecimento, minha missão é elevar as pessoas por meio da elevação de suas consciências.
Número de vezes que este texto foi lido: 52827


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios A parábola do muro Mauricio Menon
Ensaios Colheita Abundante Mauricio Menon
Ensaios Timidez Mauricio Menon
Ensaios Ansiedade Mauricio Menon
Ensaios Insegurança Mauricio Menon
Ensaios Trate a todos como irmãos Mauricio Menon
Ensaios Visitando o Passado Mauricio Menon


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54453 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54443 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54242 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54190 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54139 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54125 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54047 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53939 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última