Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Bastidores do Brasil
Rafael da Silva Claro



É óbvio que a primeira impressão que dá é que o desenho é apenas mais uma cópia de South Park. Mas a criação do policial Ricardo Cruz tem um resultado, ao contrário da primeira impressão, bem original.

O canal de desenhos animados se chama Bastidores do Brasil. Feitos num celular, os desenhos não são muito animados na movimentação, mas sim no roteiro, que, além de divertido, é criativo, informativo e parece reproduzir exatamente o que é conversado nos bastidores de Brasília.

Os episódios traduzem tão bem o que mais está “bombando” na política brasileira, que a impressão que fica é que o jornal é dispensável para se inteirar, pelo menos naquele assunto abordado. Além disso, o acesso à internet, o crescente interesse por política, o descrédito na velha imprensa, a coragem dessa molecada para contestar e a facilidade para criar conteúdo origina não vão deixar os políticos agirem nas sombras. Nunca mais.

A estratégia de Antonio Gramsci deu muito certo, o pensamento esquerdista invadiu as escolas, a academia, as redações, a arte, a cultura etc. Enquanto isso, o que sempre foi considerado “de direita” ficou estigmatizado, de modo que era ruim dizer-se como “de direita”. O discurso socialista se tornou tão natural que ficou comum a pessoa adotar esse discurso sem ser socialista.

Hoje, várias pessoas, incólumes à doutrinação e dotadas de coragem, se dizem “de direita” (conservador e liberal) sem medo de ser canceladas; dependendo da área de atuação, são perseguidas e ficam sem trabalho.

Ė justamente com coragem que surge uma turma criativa produzindo na área editorial, cultural e jornalística, sem as amarras ideológicas e o medo da perseguição que tolhem a criatividade. Diferente do indivíduo que age impulsionado pela doutrinação ou com a preocupação de agradar um grupinho, sinalizar virtude ou “pagar pedágio ideológico”.

Essa produção editorial, associada à nova direita, atende a uma demanda reprimida. Essa demanda é justamente o brasileiro que era “calado” pela vergonha de assumir a carga do que era ser considerado “de direita” e aquele que sofreu a doutrinação. Detalhe: o brasileiro é majoritariamente conservador.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 50798


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Viciado em Mimeógrafo Rafael da Silva Claro
Crônicas Canção Triste Rafael da Silva Claro
Crônicas Canção Cruel * Rafael da Silva Claro
Ensaios O Maior Vendedor do Mundo Rafael da Silva Claro
Resenhas As Verdades Inconvenientes Rafael da Silva Claro
Crônicas Templo Budista Rafael da Silva Claro
Ensaios Minifestação Rafael da Silva Claro
Crônicas Magical Mystery Tour * Rafael da Silva Claro
Ensaios Terceiras vias, segundas intenções Rafael da Silva Claro
Crônicas Hipócritas Rafael da Silva Claro

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 166.


escrita@komedi.com.br © 2022
 
  Textos mais lidos
Amores! - 54075 Visitas
IHVH (IAHUAH) e ISV (IASHUA) - Gileno Correia dos Santos 52849 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 52585 Visitas
Desabafo - 52469 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 52296 Visitas
Faça alguém feliz - 52086 Visitas
A LÁGRIMA DO ANJO - SALETI HARTMANN 52080 Visitas
A menina e o desenho - 51980 Visitas
Vivo com.. - 51920 Visitas
AMOR, LUZ E SABEDORIA - Alexsandre Soares de Lima 51901 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última