Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Estou agora no Brasil
José Cas

Estou agora no Brasil.


Como dizia Darcy Ribeiro, lembrando que foi o primeiro a dizer isso no formato de uma pergunta “por que o Brasil não deu certo?”, posso explicar algo que acabei de ouvir, uma história que acontece logo ali para todos nós, e quando muda de imagem, viramos para o lado e dormimos e voltamos para nossas cadeiras, nossas geladeiras, nossas cervejas. Vi algo que em esfrio a barriga, me fez xingar e me fez rodiar a mesa duas vezes e só isso. Só isso! Como todos brasileiros, sim, são todos, fiz o mesmo, como virar de lado; ao menos fui mais humano e senti um desprezo e estou tentando escrever algo sobre essa merda. O que tenho para dizer é uma história de logo ali, no norte do Brasil, uma das partes mais belas do nosso país e onde o caos, a corrupção, a pobreza, a desgraça, o descaso de todos é colossal e desumano. Uma parte de nosso país é assim, outras também são, para ajudar algo que não está indo para frente, vou dizer do Pará, um estado gigantesco e rico, onde cidades são estupradas por políticos e pessoas públicas e outros afins corruptos, e lá, mais de 100 de seus municípios estuprados, possuem casos de estupros; e agora, a notícia: uma menina foi jogada na prisão, menina de 15 anos e foi estuprada por seus companheiros de cela.

Como é conhecido aqui pelos que me rodeiam e tem ao menos uma noção de que existe um estado brasileiro de nome Pará, dizem que lá é um estado sem leis. Todos viram para o lado e chupam os maiores e enfiam os marginais em cadeias destruídas, aonde policiais, carcereiros, delegados estão mais preocupados com a propina da noite do que com a menina que está na frente deles é estuprada. Me diz, o por que disso? As cadeias estão lotadas? Menores tem que ser presos em cadeias ao invés de centros para menores? Mulheres no meio de homens?
Isso é um descaso enraizado no nosso belo país, aonde a justiça estrala ao norte do Distrito Federal e arrasta com um seta para o “belo Sul” de nosso país. A questão que está embolada gira em torno de dinheiro que é em grande quantidade e é de fácil acesso e nisso, dá numa bela corrupção. Verbas e verbas são passadas, e dão um tchau cego para as instituições, umas que são espertas, recebem e enfiam no rabo e nisso, geram escolas precárias, ruas esburacadas, hospitais sem espaço, pessoas públicas egoístas e todos amando como está a situação. Todos se amam, isso é o mais belo, é um coletivismo maravilhoso, joga pra mim que eu jogo para você, me liga que faço a sua, mas depois ta me devendo outra, ta? E nisso a situação se consolida como as instituições públicas com sua bela democracia fazem: viram empresas de alguns.
Os pobres, pobre os pobres, eles acreditam naquele governador que lhes deu uma farinha. Como posso recusar? Minha família vai passar fome! Seu filho acabou de roubar um saco de arroz, o problema era que o supermercado é do Juiz, então, o senhor tem como descolar uma grana ae? Não, não tenho senhor. É, o Juiz ta bravo mesmo, ia dar em nada mesmo e um belo espancamento só pra descontrair o ambiente. Depois de 5 anos sai da prisão lotadaça, sem um dedo porque o rato comeu. O jovem de família que não tinha uma boa escola e o emprego não existia, decidiu fazer algo mais pra ele - e a família já não era mais o laço que existia. Roubou e matou, foi preso, mais tempo do que 5, multiplicou com 5 e agora tava ali, na bela cadeia que o rato havia lhe comido o dedo? Não, numa outra mais cheia, com mais de 20 e uma menina que foi jogada lá, que tinha 15 e ele, sem mais nada tinha só mais algo lá, junto com 19 e não tinha tempo a perder.


Biografia:
Ainda não está pronta e quando estiver, certeza que será incompleta.
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Tripa José Cas
Resenhas Dez, dois e agora, um minuto. Não é. José Cas
Resenhas Sabe qual é a melhor mistura? José Cas
Frases Felizes os felizes, que bebem e bebem. José Cas
Resenhas Uma dose de raiva por favor. José Cas

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 15 de um total de 15.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
As mãos da mulher - Ivone Boechat 53198 Visitas
Transcender - Terê Silva 53198 Visitas
FACHADAS DOS CASARÕES DE MINAS - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53198 Visitas
Dança Sem Corpo - José Ernesto Kappel 53198 Visitas
FAÇO BEBÊ BONITO! - Alexsandre Soares de Lima 53197 Visitas
ZIP! ZAP! ZUM! - Saulo Piva Romero 53197 Visitas
Noivado - Flora Fernweh 53197 Visitas
Meu canto - Ivone Boechat 53197 Visitas
Origens da Bandeira do Brasil - Marco Antonio Cruz Filho 53196 Visitas
LAÍS E A ARCA DA ALIANÇA - Saulo Piva Romero 53196 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última