Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Discurso de Formatura do 3º ano, 2003
Alea Jacta Est!
Aquiles Rapassi

SENHORA PARANINFA DOS FORMANDOS DO 3ºANO DO COLÉGIO POLITEC
SENHOR DIRETOR
PROFESSORAS E PROFESSORES
QUERIDOS PAIS
SENHORAS E SENHORES


APRENDEMOS BEM AS LIÇÕES DADAS POR NOSSOS MESTRES.

E, AO INICIAR ESTE DISCURSO DE FORMATURA, QUERO FAZER USO DE UMA DESTAS LIÇÕES:

NOS TEMPOS DA REPÚBLICA ROMANA, PRECISAMENTE NO ANO 49 ANTES DE CRISTO, UMA FRASE PROFERIDA POR JÚLIO CÉSAR GANHOU TANTA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, QUE VARANDO SÉCULOS, CHEGA ANTOLOGICAMENTE AOS DIAS HOJE NUMA TRAJETÓRIA GLORIOSA E INFINITA. DISSE JÚLIO CÉSAR:

“Alea Jacta Est”.
“A Sorte Está Lançada”.

E COM ESTA FRASE ATRAVESSOU O RIO RUBICÃO COM SUAS TROPAS, EM VEZ DE LICENCIÁ-LAS, CONFORME ORDENS DO SENADO ROMANO E DO PRÓPRIO CONSUL POMPEU.


A FRASE PRONUNCIADA POR JÚLIO CÉSAR É EMBLEMÁTICA POR TRAZER NO SEU BOJO A IDÉIA DE CORAGEM, DE DESAFIO A PODEROSOS E TAMBÉM A CERTEZA DAQUELA MUDANÇA DE VIDA, TÃO BEM DEFINIDA POR LUIZ DE CAMÕES: “MUDANDO ANDEI COSTUME, TERRA E ESTADO / POR VER SE SE MUDAVA A SORTE DURA.”


TANTO O “ALEA JACTA EST” ALTEROU BASICAMENTE A VIDA DO GENERAL ROMANO, COMO PARA NÓS “A SORTE ESTÁ LANÇADA” HAVERÁ DE SE CONSTITUIR NA LINHA DIVISÓRIA DAS NOSSAS VIDAS.
A PARTIR DE HOJE, QUANDO TODOS NÓS, DE MÃOS DADAS, ERGUENDO A VOZ E PROCLAMANDO FIRMEMENTE, COMO JÚLIO CÉSAR, QUE “A SORTE ESTÁ LANÇADA”, A NOSSA VIDA VAI CONHECER OUTROS CENÁRIOS E TUDO SERÁ DIFERENTE.


VÃO FICAR PARA ATRÁS AS LEMBRANÇAS FELIZES, OS EPISÓDIOS DE CERTA DRAMATICIDADE, OS EXERCÍCIOS DE SOCIABILIDADE E DE CONVIVÊNCIA ENTRE CONTRÁRIOS. ENFIM, CARREGAREMOS O PESADO FARDO DA SAUDADE. ESTA NOS ACOMPANHARÁ POR TODO O FUTURO. E A CADA ANO QUE SE PASSAR, QUANTO MAIS SE PASSAR, MAIS DOERÁ EM NOSSOS SENTIMENTOS. SERÁ A LONGÍNQUA LEMBRANÇA DOS DOURADOS ANOS DA LUMINOSA JUVENTUDE. ESQUECEREMOS MUITOS FATORES NEGATIVOS E TUDO SE TRANSFORMARÁ EM IMAGENS POSITIVAS DESTES ANOS VIVIDOS NO NOSSO COLÉGIO POLITEC.


NUNCA MAIS VEREMOS MUITAS PESSOAS QUE COMPÕE O NOSSO MUNDO DE HOJE, PORQUE AMANHÃ CEDO TOMAREMOS OUTRO RUMO. IREMOS ONDE MANDAR A IMAGINAÇÃO E A AUDÁCIA. E DEPOIS, ONDE A PRESENÇA SE FIZER NECESSÁRIA.
LEVAREMOS DE NOSSOS PAIS E DOS NOSSOS MESTRES A FORMAÇÃO DE INTEGRIDADE, DE FÉ E DE ESPERANÇA QUE HOJE TEM SEU MARCO DIVISOR. “ALEA JACTA EST”. QUE SE IMPORTUNEM COM A NOSSA SERIEDADE E COM O NOSSO COMPROMISSO DE LUTAR PELA LIBERDADE, PELA SOBERANIA DA PÁTRIA E PELA RESTAURAÇÃO DA MORALIDADE, QUE SE IMPORTUNEM, REPITO, OS CORRUPTOS E OS CORRUPTORES, HOJE UMA PRAGA A INFESTAREM O PANORAMA ATUAL DA VIDA BRASILEIRA. A NOSSA ESCOLA DEU SUA CONTRIBUIÇÃO FIRME E FORTE AO NOS PREPARAR BEM PARA O QUE VIER DAQUI PARA A FRENTE.


SOMOS - E DISSO NOS ORGULHAMOS – SOMOS JOVENS SADIOS, BONITOS, INTELIGENTES, NAMORADORES E ISENTOS DA DESGRAÇA DESTRUIDORA DAS DROGAS.

E POR SERMOS ISENTOS, CONVICTOS E CORAJOSOS DA NOSSA MISSÃO, TANTO ESTA QUE AGORA TERMINA COMO AQUELA QUER VIRÁ AMANHÃ, TEMOS A CERTEZA DE ESTAR HONRANDO OS SACRIFÍCIOS DOS NOSSOS PAIS, A DEDICAÇÃO DOS NOSSOS MESTRES E A ESPERANÇA QUE A SOCIEDADE TEM POR TODOS NÓS.

ALEA JACTA EST !

Muito Obrigado!


Biografia:
aquiles.rapassi@gmail.com
Número de vezes que este texto foi lido: 28974


Outros títulos do mesmo autor

Contos Conto da semelhança entre os seres Aquiles Rapassi
Discursos Discurso de Formatura do 3º ano, 2003 Aquiles Rapassi
Poesias Ode àquela que é nobre Aquiles Rapassi
Crônicas Fui-me embora de Pasárgada Aquiles Rapassi
Poesias Tenha dó! Aquiles Rapassi
Poesias Versos ao Querido Demetrinho Aquiles Rapassi
Poesias Soturno Desencontro Aquiles Rapassi
Poesias De Longa Data, De Nice Aquiles Rapassi
Poesias Vini, Vidi, Vici Aquiles Rapassi

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 31 até 39 de um total de 39.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
Raquete - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 0 Visitas
Ataque - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 0 Visitas
Capacete - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 0 Visitas

Páginas: Primeira Anterior