Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Ilusória Sina de um Destemido Domador
Luciana Fátima da Silva

Resumo:
Uma história cheia de ilusões e decepções...

— Respeitável público, apresentamos agora nosso incrível, incomparável, inacreditável domador! Capaz de domar os mais ferozes animais do mundo, hoje ele está aqui para nos mostrar outro de seus milagres: diretamente da Quelônia, esse cágado monstruoso – parente do dragão de Komodo – foi domesticado por ele...

“Incrível... Incomparável... Inacreditável... E pensar que um dia eu acreditei que este mundo poderia ser real. Mas isso foi há tanto tempo...

Na minúscula cidade onde nasci, a passagem de uma companhia, por mais pobre que fosse, era o acontecimento do ano. E eu, a exemplo de todas as outras crianças do lugarejo, contava os dias para poder ver, por duas – às vezes três – noites um mundo onírico, totalmente diferente daquele em que vivíamos, o ‘maravilhoso mundo do circo’.

Vivi toda a minha tediosa adolescência sonhando com o dia em que deixaria aquele lugar esquecido por todos. Odiava tudo ali, desde as silenciosas praças até o clima bucólico das tardes quentes de primavera, em que o sol banhava os pacatos moradores que voltavam para casa fatigados por mais um dia de trabalho no campo...

Há muito tempo, nada de interessante acontecia, e pensávamos que o vilarejo havia saído da rota dos viajantes, já que eles não apareciam mais. Até que um dia, o barulho incomum fez com que todos saíssem às ruas. Lá estava ele: o circo mais sensacional que eu jamais vira em toda minha curta vida – com um nome impronunciável; animais que eu nunca sonhei pudessem existir; malabaristas fantásticos; engolidores de fogo e de espada; acrobatas alados e tudo de mais fascinante que a imaginação podia conceber.

Aquele espetáculo seria marcante. Aquela noite mudaria minha vida para sempre. No dia seguinte, antes do sol nascer, eu lá estava, procurando pelo dono do circo. Usei todos os meus argumentos. Pedi, implorei para que ele me deixasse seguir com eles e, ingenuamente, aceitei trabalhar de graça devido à minha falta de experiência e de talento.

Fiz de tudo um pouco. Limpei, lavei, cozinhei; cuidei de homens e de animais; tudo sem ganhar um centavo. E depois de muito sofrer, decidi aproveitar a única oportunidade que surgira em anos: tomei o lugar do antigo domador que desaparecera, sem deixar vestígios.

Aprendi, a duras penas, o ofício e durante muito tempo lidei com todo tipo de feras. No entanto, os anos foram passando e, com eles, a decadência abarcou o mundo circense. O público diminuiu, a maioria dos artistas foi embora, os animais morreram e a ruína tomou conta de tudo.

Hoje, sou obrigado a continuar representando esta farsa, pois me falta coragem para voltar, derrotado, fracassado, sem honra, sem glórias, para aquele lugar onde nasci e do qual sinto tanta falta. Eu, o grande ‘domador dos mais ferozes animais do mundo’, não tenho domínio nem mesmo sobre meu próprio destino e sigo, nesta noite, para mais um patético espetáculo...”

— Senhoras e senhores, palmas para ele e para seu cágado da Quelônia! Vamos ao espetáculo...


Biografia:
LUCIANA FÁTIMA nasceu em São Paulo, no inverno de 1975. Graduada em Produção Editorial, pós-graduada em Língua Portuguesa & Literatura e mestre em Comunicação. É fotógrafa e escritora. Já publicou textos em antologias e em sites literários. Seu livro ÁLVARES DE AZEVEDO: O POETA QUE NÃO CONHECEU O AMOR FOI NOIVO DA MORTE está disponível. Contato com a autora: lucianafatima@uol.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Aos olhos da Morte Luciana Fátima da Silva
Resenhas MEU AMOR É UM VAMPIRO Luciana Fátima da Silva
Resenhas Crítica Literária: Empadas e Mortes Luciana Fátima da Silva
Resenhas Crítica Literária: Desonrados e outros contos Luciana Fátima da Silva
Contos Ilusória Sina de um Destemido Domador Luciana Fátima da Silva
Resenhas Crítica Literária: Dores de Perdas Luciana Fátima da Silva
Poesias Poetrix: Sonhos Perdidos Luciana Fátima da Silva
Contos O ESTRANHO ANJO Luciana Fátima da Silva
Resenhas Crítica Literária: A Promessa do Livreiro Luciana Fátima da Silva
Resenhas Crítica Literária: A invenção de Morel Luciana Fátima da Silva


Publicações de número 1 até 10 de um total de 10.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
OCRE 3 IND 16 ANOS - paulo ricardo a fogaça 52990 Visitas
Sincronia Sistêmica - Isnar Amaral 52990 Visitas
PICO DO ITACOLOMI E OUTRAS COISAS DE MINAS - Marco Aurélio Bicalho de Abreu Chagas 52990 Visitas
Entre o Universo - Douglas Tedesco 52990 Visitas
ENCONTRAR-SE e outros temas... - Marco Aurélio Bicalho de Abreu Chagas 52990 Visitas
Banco de questões - Canadá - Agrário Conrado 52990 Visitas
Marina: Voto Branco - Xiko Acis 52990 Visitas
Súplica - Ivan de Oliveira Melo 52990 Visitas
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - Derlânio Alves de Sousa 52990 Visitas
🔴 Não seja leviano, candidato! - Rafael da Silva Claro 52990 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última