Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
AS PEDRAS VERDES E O CABO DA ENXADA
Saulo Piva Romero

AS PEDRAS VERDES E O CABO DA ENXADA



HOUVE UM TEMPO EM QUE MATUNDE, UM HUMILDE AGRICULTOR QUE VIVIA NO ARQUIPÉLAGO DE CABO VERDE PASSAR A TRABALHAR PLANTAÇÃO DE QUIABO QUE PERTENCIA AO SEU PATRÃO.

ELE ACORDAVA TODOS OS DIAS COM O CANTAR DO GALO QUE ERA O SEU DESPERTADOR.

A PARTIR DESSE MOMENTO ELE TOMAVA UM XÍCARA DE CAFÉ COM UM PEDAÇO DE PÃO AMANHECIDO COM MANTEIGA DE LEITE DE CABRA.

DEPOIS ELE PREPARAVA OS SEUS APETRECHOS PARA LEVAR ATÉ O CAMPO DE PLANTAÇÃO EM QUE TRABALHAVA.

ELE SEMPRE LEVAVA SUA INSEPARÁVEL ENXADA QUE TINHA UMA LÂMINA COM ÂNGULO INTERMEDIÁRIO EM RELAÇÃO AO CABO QUE ERA IDEAL PARA REVOLVER O SOLO DE FORMA SUPERFICIAL, PROMOVENDO PEQUENOS SULCOS E INCORPORARANDO OS ADUBOS.

MATUNDE ERA O MELHOR ENTRE TODOS OS AGRIGULTORES DAQUELA PLANTAÇÃO DE QUIABO.

ELE ERA UMA FONTE DE ENERGIA E VITALIDADE. POIS, NÃO TINHA MEDO DE TRABALHAR INTENSAMENTE, POIS, ERA O PRIMEIRO A CHEGAR E O ÚLTIMO A SAIR DA PLANTAÇÃO.

CERTO DIA, ENQUANTO ELE PREPARAVA A TERRA CAVOCANDO COM A SUA ENXADA PARA DEPOIS DEPOSITAR AS SEMENTES DE QUIABO EM CANTEIRO COM ESPAÇAMENTO DE 30 CENTTÍMETROSM A 40 CENTÍMETROSM ENTRE PLANTAS E 1, 2 METROS ENTRE LINHAS, ELE PRECISOU SAIR DA PLANTAÇÃO PARA RESOLVER UMA ASSUNTO FAMILIAR E ACABOU ESQUECENDO A SUA ENXADA ENCRAVADA NA TERRA PRÓXIMO AOS OUTRÓS QUIABEIROS.

O PATRÃO DE MUTUNDE NÃO GOSTOU DA SUA SAÍDA EM PLENA MANHÃ DE TRABALHO, POIS NÃO FOI COMUNICADO COM ANTECEDÊNCIA E COM ISSO, O PATRÃO NÃO PENSOU DUAS VEZES PARA DEMITÍ –LO.

A VIDA DO HUMILDE AGRICULTOR VIROU DE CABEÇA PARA BAIXO DEPOIS DA SUA SAÍDA DA PLANTAÇÃO DE QUIABO, POIS, ELE NÃO TEVE MAIS OFERTAS DE EMPREGO. E PASSOU A VIVER DA CARIDADE DE OUTRAS PESSOAS QUE AJUDAVAM DOANDO ALGUNS ALIMENTOS PARA QUE ELE PUDESSE SACIAR A FOME.

OS ANOS FORAM PASSANDO E O HUMILDE AGRICULTOR FOI ENVELHECENDO E NUNCA MAIS COLOCOU OS PÉS NA PLANTAÇAO DE QUIABOS QUE ELE HAVIA AJUDADO A PROSPERAR.

UM DIA, MATUNDE RECEBEU A NOTÍCIA QUE O SEU EX-PATRÃO HAVIA PERDIDA A VIDA AO CAIR DE UM CAVALO.

ENTÃO, O AGRICULTOR RESOLVEU IR ATÉ O CAMPO EM QUE FICAVA A PLANTAÇÃO DE QUIABO POARA MATAR A SAUDADE DOS BONS TEMPOS EM QUE ELE TRABALHAVA LÁ.

QUANDO MATUNDE CHEGOU LÁ, ELE PERCEBEU QUE A SUA VELHA ENXADA AINDA CONTINUAVA ENCRAVADA NA TERRA DESDE AQUELA ÉPOCA DE OURO EM QUE HAVIA CULTIVADO DEZENAS DE QUIABEIROS QUE AINDA CONTINUAVAM FORTES E VIÇOSOS ATÉ HOJE.

ASSIM QUE ENTROU NO CORAÇÃO DA PLANTAÇÃO, MATUNDE DECIDIU DESENCRAVAR A SUA VELHA ENXADA DA TERRA, POIS ELE HAVIA FICADO MUITO CURIOSO, POIS, COM A AÇÃO DO TEMPO, NOTOU QUE A PONTA DO CABO DA SUA INSEPARAVEL ENXADA ESTAVA ESVERDEADO E QUE TAMBÉM O CABO HAVIA BROTADO.

ENTÃO O HUMILDE AGRICULTOU PASSOU DE CURIOSO PARA ESPANTADO COM TAMANHO CAPRICHO DA NATUREZA.

ENTÃO, O VELHO MATUNDE MAIS QUE DEPRESSA COMEÇOU A DESESCRAVAR O CADO DA ENXADA ESQUECIDA POR MUITOS ANOS ENTRE OS QUIABEIROS E CONFORME  ELE CAVAVA A TERRA COM MUITA RAPIDEZ E ANSIEDADE, TEVE UMA SURPESA BRILHANTE, POIS, AO RETIRAR O CABO DA SUA VELHA ENXADA, ELE  FICOU MARAVILHADO COM O QUE OS SEUS OLHOS ARREGALADOS ESTAVAM VENDO, O HUMILDE AGRICULTOR HAVIA ENCONTRADO AO PÉ DE UMA QUIABEIRO, UM VELHO BAÚ ENFERRUJADO E AO ABRÍ –LO DEU DE CARA COM DEZENAS DE PEDRAS VERDES DE INCALCULÁVEL VALOR, AS PRECIOSAS QUE TANTOS HOMENS PROCURARAM E NÃO ACHARAM, CONHECIDAS COMO ESMERALDAS.

ASSIM O HUMILDE AGRICULTOR SE TORNOU RICO DO DIA PARA NOITE E SUA VIDA MUDOU DA ÁGUA PARA O VINHO, POIS, AS ESMERALDAS ESCONDIDAS NA TERRA FIZERAM COM QUE ELE SE TORNASSE UM DOS AGRICULTORES MAIS RICOS DO BELÍSSIMO ARQUIPÉLAGO DE CABO VERDE.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 53273


Outros títulos do mesmo autor

Contos A PRINCESA DONAJÍ Saulo Piva Romero
Contos A MULHER DOS OLHOS BRILHANTES Saulo Piva Romero
Contos O MONSTRO DO PARQUE ECOLÓGICO Saulo Piva Romero
Contos O DRAGÃO DO CASTELO DE GALES Saulo Piva Romero
Contos O LENHADOR E O BÚFALO AZUL Saulo Piva Romero
Contos ARASH, O ARQUEIRO Saulo Piva Romero
Contos O ATRASO DO PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O ÔNIBUS FANTASMA Saulo Piva Romero
Contos O HERÓI DE HAARLEM Saulo Piva Romero
Contos O LEÃO DE NIOKOLO- KOBA Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54674 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54600 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54565 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54386 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54343 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54321 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54286 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54215 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54126 Visitas
Amores! - 54112 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última