Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Comunidade
Nato Matos

O outono se despedia ao som do vento. Pedro ficava espreitando todo o movimento que circundava no povoado, tentando decifrar algo que nem ele mesmo sabia. Era tudo tão amplo, ao mesmo tempo escasso. Um ano sem chover. Os mantimentos que seus congêneres haviam estocado nas prateleiras de madeira rústica findavam aos poucos. A agricultura de subsistência clamava por água, sentia sede, necessitava do líquido miraculoso para crescer e nutrir àquela pequena população. Remanescentes de Quilombos! Ainda sentiam na pele negra o descaso de um Governo que os tratava com hostilidade. A coragem atrelada à vontade de viver embevecia-os de força para caminharem com dignidade, enfrentando o inimigo, batizado de Grandes Senhores. Ainda Grandes Senhores.
        Pedro tinha apenas dez anos de idade. Audacioso, arguto, sorridente. No corpo franzino exibia a altivez de alguém sedento de progresso. Soltar pipas, jogar futebol, bolinhas de gude, e tantos outros brinquedos já não preenchiam sua ansiedade, mas, exibia no molejo do corpo o desejo de conhecer outros horizontes. Não sabia ler, nem escrever. Observava atento a sua mãe, e os irmãos mais velhos, na mesma condição, trabalhando na fazenda de Seu Fulano, há quilômetros de distância do povoado. Imensa fazenda! Um mundão de terra. Seu coração gelava só em pensar que um dia teria que desbravar toda àquela terra capinando um chão, que nunca seria seu, para no final do mês, receber um salário que mal dava para prover as necessidades que o dia a dia ordenava.
        A pequena plantação que havia no fundo da casa, estava pálida, contornada de areia argilosa, pedia água. Vez em quando o garoto apalpava as folhas ressecadas, ou soltava-as ao vento.
       Em uma madrugada turva, cambaleante, Pedro levantou da cama, abriu a janela do quarto, olhou para o céu, extraordinariamente percebeu nuvens se aproximando. Pensou em chuva, abruptamente ajoelhou-se, orou. As nuvens foram crescendo, crescendo. Os primeiros pingos ecoaram uma linda canção nos ouvidos daquele garoto. Ele ficou horas e horas ali, ajoelhado, quieto. A chuva fora aumentando, aumentando, até transformar-se em aguaceiro. A chuva coadjuvou para que seus pensamentos transcendessem, viu-se escrevendo, lendo livros e mais livros, não queria apenas assinar o nome ou ser mais um eleitor usando uniforme galante para dar o voto ao Seu Fulano, filho de Seu Fulano, e neto de Seu Fulano. Ele queria entender o mundo, um mundo que não era o dos seus amigos, nem o dos seus irmãos, nem o dos seus vizinhos que apenas assinavam o nome, ou soletravam palavras ao vento quando tinham oportunidade. Fugir daquele local não estava nos seus planos, abandonar os seus parentes, não era o seu ideal. A chuva caía lá fora, mas, no seu interior desejava decifrar enigmas que só através da leitura poderia entender, assim confabulava consigo, enquanto isso, as plantações, a calçada revestida de barro amarelado, e o capim que circundava o pasto, eram encharcados com os pingos de ouro.
       E a noite deu lugar para o dia reinar com seu manto molhado.
       Recostado na janela Pedro adormeceu. Ao acordar com o canto do galo, a chuva havia cessado. As nuvens escuras observavam do céu a população em movimento para lavar, ou enxugar o que a água tinha deixado. Sua mãe e seus dois irmãos já estavam caminhando para a lida, mais um dia de trabalho. Pedro acenou para eles, aproveitando a estiagem, sentou no resquício de uma calçada que servia de apoio para a entrada da casa. Seus olhos se fecharam! Sonhou com os livros, as letras, as palavras, o mundo. Um globo azul girava com Pedro sentado em um cavalo alado visitando cidades, estados, países, planetas... acordou subitamente com o grito de sua mãe chamando-o para conhecer alguém que tinha encontrado no caminho, proferindo ser a nova professora. Há três anos que a mais recente tinha ido embora, coagida, ora, os homens de Seu Fulano não dormiam, tinham olhos e labaredas de dragão, quando se viam ameaçados, soltava fogo através das ventas para expulsar quem cruzasse os seus caminhos. Alguém tinha novamente ouvido as suas orações! Deus? Os Orixás? Os Caboclos? Os Santos? Pedro não pediu explicações, sorriu, gargalhou parecendo que tinha ganhado o tão esperado presente de aniversário ao cumprimentar a nova mestra. Ela retribuiu o sorriso, sentou estreitamente ao seu lado para colocar no caderno de anotações o nome do novo aluno.
       Pedro finalmente aprenderia a ler o livro de histórias infantis que a antiga professora havia lhe dado de presente, onde na capa tinha a imagem de um jardim com lindas flores violetas.


Biografia:
Nato Matos, nasceu em Salvador– Bahia, no dia 10 de agosto de 1961. É Graduado em Educação Artística / UCSAL, Teatro / UFBA e tem especialização em Metodologia do Ensino da Arte / IBPEX. DRT de ator: 2891. É professor, ator, artista plástico, escritor.
Número de vezes que este texto foi lido: 52881


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Noite de Natal Nato Matos
Poesias Perfume do Passado Nato Matos
Músicas Venha Paixão Nato Matos
Poesias Meus pensamentos para viver feliz Nato Matos
Poesias O rosto e a máscara Nato Matos
Poesias O personagem Nato Matos
Poesias Gênesis, talvez sim Nato Matos
Poesias Gênesis, talvez Nato Matos
Contos A Comunidade Nato Matos
Contos Domingo Adolescente Nato Matos

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 24.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54445 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54440 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54237 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54188 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54136 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54123 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54043 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53962 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53938 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última