Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MINHAS ROUPAS ESTENDIDAS NO VARAL
Saulo Piva Romero

HOUVE UM TEMPO EM QUE MANUELA APRENDEU A LEVAR AS SUAS ROUPAS E ESTENDÊ-LAS NO VARAL.
ELA ERA MUITO ESPERTA E FAZIA A SUA TAREFA RAPIDAMENTE, POIS, A SUA MÃE TRABALHAVA O DIA TODO. E DURANTE A SEMANA NÃO TINHA TEMPO PARA LEVAR AS SUAS ROUPAS.
MAS ALGUNS MESES DEPOIS QUE ELA COMEÇOU A LAVAR AS SUAS ROUPAS E ESTENDÊ-LAS NO VARAL, REPAROU QUE ALGO ESTRANHO ESTAVA ACONTECENDO PORQUE QUANDO IA RECOLHER AS ROUPAS ESTENDIDAS NO VARAL SEMPRE ESTAVA FALTANDO ALGUMA PEÇA DAS SUAS ROUPAS.
ENTÃO, MANU RESOLVEU INVESTIGAR O ESTRANHO CASO DO SUMIÇO DE SUAS ROUPAS.
PRIMEIRO, ELA ACABOU DESCONFIANDO DE UM PEQUENINO PASSARINHO QUE ANDAVA SOBRE O VARAL DEPOIS QUE ELA ESTENDIA TODAS AS SUAS ROUPAS NO VARAL, MAS, DEPOIS DE TER UMA CONVERSA COM O SEU PRINCIPAL SUSPEITO, ELA CONCLUIU QUE ESTAVA ENGANADA, POIS, O PASSARINHO LHE CONTOU QUE TODOS OS DIAS DEPOIS QUE ELA ENTRAVA EM CASA, UM ESTRANHO RAPAZ PEGAVA ALGUMAS DE SUAS ROUPAS QUE ESTAVAM ESTENDIDAS NO VARAL E SUMIA RAPIDAMENTE SEM DEIXAR RASTROS. O PASSARINHO OBSERVADOR AINDA LHE CONTOU QUE ESSE RAPAZ ENTRAVA NO SEU QUINTAL DISFARÇADO VESTINDO UM BELÍSSIMO TERNO E COM UM CHAPÉU QUE ENCOBRIU O SEU ROSTO ESCONDENDO ASSIM UM ENORME NARIZ.
DEPOIS DA CONVERSA COM O PASSARINHO, MANUELA ENTROU E FOI DIRETO PARA O SEU QUARTO E ALGUNS MINUTOS DEPOIS SAIU DE LÁ COM ARES DE DETETIVE, POIS, ESTAVA USANDO UM LONGO CASACO AMARELO E CALÇANDO BOTAS MARRONS E SEGURANDO NAS MÃOS UMA GRANDE LUPA E USANDO ÓCULOS COM LENTES ARREDONDADAS.
ELA FOI NOVAMENTE PARA O QUINTAL NO FINALZINHO DA TARDE E FICOU ESCONDIDA ATRÁS DE UMA ENORME GOIABEIRA QUE FICAVA PRÓXIMA DO VARAL EM QUE ELA ESTENDIA SUAS ROUPAS.
MANU NÃO CONSEGUIA ENTENDER PORQUE UM RAPAZ VESTINDO UM ELEGANTE TERNO ESTAVA PEGANDO ROUPAS DE MOCINHA QUE ESTAVAM SECANDO ESTENDIDAS NO VARAL DE UMA CASA TÃO SIMPLES COMO A DELA. ISSO A DEIXOU MAIS CURIOSA AINDA, POIS, ELE ERA UM RAPAZ E NO VARAL SÓ TINHA UMA CALCINHA, UMA SAIA, UM VESTIDO E UM PAR DE MEIAS NA COR ROXA COM DETALHES EM ROSA.
O PASSARINHO CONTINUAVA PENDURADO NO VARAL COMO SEMPRE E NÃO PERDEU A OPORTUNIDADE DE OBSERVAR AS RUGAS DE CURIOSIDADE NO ROSTO DA MANU.
ENTÃO, ELE ASSOVIOU PARA ELA E DISSE:
- A SUA CASA FICA PERTO DA PRAIA E DIZ A LENDA AQUI DÁ NOSSA REGIÃO AMAZÔNICA QUE NUMA NOITE ESTRELA, UM BOTO-COR-DE-ROSA, SAI DO FUNDO DO MAR E SE TRANSFORMA NUM BELÍSSIMO RAPAZ.
E A CURIOSA MOCINHA RESPONDE:
- COMO É QUE EU NÃO PENSEI NISSO ANTES. ELEMENTAR MEU CARO PASSARINHO! MAS, PORQUE ELE ESTÁ QUERENDO LEVAR ROUPAS QUE NÃO LHE VÃO LHE SERVIR PARA NADA?
ENTÃO, O PASSARINHO CONTINUOU A CONTAR A LENDA.
- QUANDO O BOTO ROSA SE TRANSFORMA NUM RAPAZINHO, ELE VAI ANDANDO ATÉ A CIDADE A PROCURA DE UMA LINDA MOCINHA, POIS, FORA DA ÁGUA, ELE SE SENTE MUITO SOLITÁRIO E ENTÃO VAI EM BUSCA DE UMA NAMORADA.
ENTÃO, COMO ELE É UM BELÍSSIMO RAPAZ VAI EM BAILES OU FESTAS PARA CONQUISTAR O CORAÇÃO DAS MOCINHAS.
É AI QUE SUAS ROUPAS ESTENDIDAS NO VARAL ENTRAM NA HISTÓRIA. QUANDO O BOTO CONQUISTA O CORAÇÃO DE UMA LINDA MOCINHA, ELE A PRESENTEIA COM UMA PEÇA DE ROUPA QUE ENCONTRA ESTENDIDAS NO VARAL. POR ISSO QUE ELE SÓ LEVA ROUPAS QUE SERVIRÃO PARA AS MOÇAS.
- ENTÃO É HOJE QUE ESSA LENDA VAI TER UM FIM, POIS, É BOM ELE DEVOLVER TODAS AS MINHAS ROUPAS QUE PEGOU DO MEU VARAL OU VAI VOLTAR PARA O FUNDO DO MAR COM SEU ENORME NARIZ TODO ENTORTADO, FALOU MANUELA.
- O PASSARINHO ASSUSTADO COM A FÚRIA DA MOCINHA DISSE:
- NÃO FAÇA NADA CONTRA O BOTO ROSA, POIS, APESAR DE ELE TER AGIDO MAL, GUIA OS PESCADORES EM SEGURANÇA PELAS ÁGUAS, EM DIAS DE GRANDES TEMPESTADES. E ALÉM DISSO, AJUDA OS QUE ESTÃO SE AFOGANDO.
O BOTO-COR- DE-ROSA É UM PEIXE MUITO CARINHOSO, SEI QUE ELE NÃO PEGOU SUAS ROUPAS ESTENDIDAS NO VARAL COM INTENÇÃO DE LHE ATINGIR.
NISSO, O BELO RAPAZ SE APROXIMA DO VARAL ONDE AS ROUPAS BALANÇAM AO VENTO, ENTÃO, MANU SAI DE TRÁS DA GOIABEIRA E O RAPAZ LEVA UM GRANDE SUSTO.
ENTÃO, MANUELA DISSE:
- EU LHE PERDOO. VOCÊ É UM BELO RAPAZ, MAS SEU LUGAR NÃO É AQUI E SIM NO FUNDO DO MAR.
ENTÃO, ELA VAI SE APROXIMANDO CADA VEZ MAIS PERTO DO ROSTO DO RAPAZ QUE FOGE ASSUSTADO NA DIREÇÃO DA PRAIA E MANUELA CONSEGUE ALCANÇÁ-LO E LHE DÁ UM INESPERADO E CARINHOSO BEIJINHO NO ROSTO, ENTÃO, IMEDIATAMENTE O BELO RAPAZ, VOLTA A TER UMA CAUDA COM BARBATANAS, SE TRANSFORMANDO NOVAMENTE NO MISTERIOSO E ENCANTADOR BOTO-COR-DE-ROSA E ENTRAR SALTITANTE NO MAR DANDO PULOS DE ALEGRIAS ATÉ DESAPARECER NO BALANÇO DAS ONDAS GIGANTES E REAPARECER RADIANTE NAS ÁGUAS PROFUNDAS E CRISTALINAS DO FUNDO DO MAR.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52842


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56706 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55019 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54895 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54794 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54694 Visitas

Páginas: Próxima Última