Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
BICHO DE GOIABA
Saulo Piva Romero

HOUVE UM TEMPO EM QUE UM GUERREIRO DA TRIBO DOS XAVANTES PERSEGUIU E ABATEU O CACIQUE.

O GUERREIRO XAVANTE ESTAVA MUITO DESAPONTADO COM YAKECAN PORQUE ELE SE NEGOU A ABENÇOAR O CASAMENTO DELE COM A SUA FILHA.

ENTÃO TIPUARÃ TOMADO PELA RAIVA, ENTROU NA OCA DO CACIQUE NO MEIO DA NOITE E APONTANDO UMA FLECHA PARA ELE, EXIGIU QUE ELE PERMITISSE O CASAMENTO.

O CACIQUE AMEDRONTADO SAIU CORRENDO PARA FORA DA OCA FAZENDO COM QUE TUPIARÃ O PERSEGUISSE.

O CACIQUE JÁ ERA VELHINHO E LOGO SUAS PERNAS NÃO AGUENTARAM E ELE CAIU NO GRAMADO PERMITINDO A APROXIMAÇÃO DO GUERREIRO SEDENTO POR VINGANÇA.

NESSE MOMENTO O CACIQUE DOS XAVANTES COMEÇOU A ORAR PARA QUE DEUS O AJUDASSE A SAIR DAQUELA SITUAÇÃO EMBARAÇOSA, MAS TUPIARÃ DISPAROU UMA FLECHADA CERTEIRA FAZENDO COM QUE O CACIQUE PERDESSE A VIDA.

NA MANHÃ SEGUINTE A TRIBO ACORDOU CHOCADA COM A NOTÍCIA DA PARTIDA DE YAKECAN PARA O CÉU.

ENTÃO OS GUERREIROS XAVANTES DECIDIRAM CAPTURAR TIPUARÃ. MAS JÁ ERA TARDE, POIS, ELE HAVIA FUGIDO.

TUPÃ QUE HAVIA ESCUTADO A ORAÇÃO DE YAKECAN PEDINDO AJUDA PARA ELE DECIDIU INTERVIR PARA DAR UM BASTA NAQUELA SITUAÇÃO DE VINGANÇA ENTRE OS IRMÃOS DE TRIBO.

ASSIM, O SÁBIO TUPÃ QUE TUDO VÊ E OUVE, ESPEROU QUE TIPUARÃ ADORMECESSE PARA ENTÃO TRANSFORMÁ-LO NUMA FRONDOSA GOIABEIRA CARREGADA DE GOIABAS PARA ASSIM FREIAR A IRA DO JOVEM GUERREIRO CONTRA O SEU POVO.

TUPÃ RESOLVEU DAR MAIS UMA CHANCE PARA QUE TIPUARÃ SE REDIMISSE DOS ATOS QUE ELE HAVIA PRATICADO CONTRA OS XAVANTES E PERMITIU QUE ELE CONTINUASSE FALANDO MESMO QUE TRANSFORMADO NUMA GOIABEIRA.

OS ANOS SE PASSARAM E TIPUARÃ CONTINUAVA ENRAIZADO NO CAMPO DE PLANTAÇÃO DA TRIBO, NA FORMA DA GOIABEIRA.

OS ÚNICOS QUE SE IMPORTAVAM COM A GOIABEIRA FALANTE ERAM OS CURUMINS QUE COLHIAM MUITAS GOIABAS POR DIA PARA SABOREÁ-LAS.

MAS, COM O TEMPO, AS GOIABAS SE CONTAMINARAM PELO SENTIMENTO DE IRA DE TUPIARÃ E APODECERAM E DENTRO DELAS NASCERAM INFINITOS CONHECIDOS COMO BIGATOS.

QUANDO TIPUARÃ PERCEBECEU QUE SEUS FRUTOS ESTAVAM INFESTADOS DE LARVAS ESBRANQUIÇADAS SENTIU QUE SUA RAMIFICAÇÃO ESTAVA COMPLETAMENTE APODRECIDA.

ELE VIA MUITAS LARVAS SAINDO DE DENTRO DAS SUAS GOIABAS GRAÚDAS FAZENDO COM QUE ELE FICASSE AINDA MAIS IRADO.

OS BICHOS MARCHAVAM PARA O TOPO DA GOIABEIRA E RECLAMAVAM QUESTIONANDO TUPIARÃ SOBRE A MALDADE QUE HAVIA FEITO A YAKECAN.

- POR QUE VOCÊ CEIFOU A VIDA DO CACIQUE?  TUPIARÃ FIQUE SABENDO QUE O QUE VOCÊ FEZ É MUITO FEIO, POIS, ELE NÃO ERA OBRIGADO A PERMITIR A SUA UNIÃO COM A FILHA DELE.

MAS, TIPUARÃ NÃO COMPREENDIA DESSA FORTA E SE REVOLTOU AINDA MAIS CONTRA TUPÃ E CADA VEZ QUE ELE BLASFEMAVA, MAIS A GOIABEIRA ENFREQUECIA SUAS RAÍZES ATÉ QUE UM DIA ELA SECOU COMPLETAMENTE PARANDO DE DAR GOIABAS.

UM DIA, JUREMA, A FILHA DO CACIQUE YAKECAN ESTAVA PASSEANDO PELA MATA E AO VER A GIGANTESCA GOIABEIRA SECA, ENCOSTOU-SE A E NO SEU TRONCO SEM VIDA E COMEÇOU A CHORAR, POIS, ESTAVA SENTINDO MUITA PENA DAQUELA ÁRVORE QUE HÁ ANOS ATRÁS ERA SAUDÁVEL E FRONDOSA.

ASSIM, AS LÁGRIMAS DA FILHA DO CACIQUE FORAM CAINDO NO SOLO E ISSO FEZ COM QUE AS RAÍZES DA GOIABEIRA FICASSEM UMIDECIDAS PROVOCANDO A RESSURREIÇÃO DA ÁRVORE E DE SUAS GOIABAS BICHADAS.

DE VOLTA A VIDA, TIPUARÃ, A GOIABEIRA, DISSE:

- EU CEIFEI A VIDA DO SEU PAI PORQUE ELE NÃO PERMITIU QUE EU CASASSE COM VOCÊ E ANOS DEPOIS, JUREMA, A MAIS BELA ÍNDIA DA TRIBO DOS XAVANTES, COM SUAS LÁGRIMAS, FAZ COM QUE EU VOLTE A VIVER NOVAMENTE. EU NÃO SEI SE UM DIA VOU SER UM HOMEM NOVAMENTE, MAS, PEÇO QUE SE CASE COMIGO, MESMO QUE EU NUNCA MAIS VOLTE A SER UM HOMEM.

A FILHA DO CACIQUE FICOU COMOVIDA COM AS PALAVRAS SINCERAS DE TUPIARÃ E ACEITOU SE CASAR COM ELE, MESMO QUE ENCERRADO NUMA GIGANTESCA GOIABEIRA ATORMENTADA PELOS BICHOS DAS SUAS GOIABAS QUE SEMPRE O ACUSARAM DE TER CEIFADO A VIDA DE YAKECAN.

MAS, TUPÃ QUE OUVIA AS PALAVRAS DE ARREPENDIMENTO DE TUPIARÃ DECIDIU DAR UMA NOVA CHANCE PARA ELE.

ENTÃO FEZ COM QUE O GUERREIRO SE TORNASSE GENTE NOVAMENTE PARA A ALEGRIA DE JUREMA QUE DESDE MENINA SEMPRE SONHAVA EM SER A ESPOSA DE TUPIARÃ.

O CASAMENTO FOI ABENÇOADO POR TUPÃ E A TRIBO DOS XAVANTES COMEMOROU A UNIÃO DO JOVEM CASAL POR NOVE LONGAS LUAS ATÉ QUE NASCESSE O PRIMEIRO CURUMIM QUE RECEBEU O NOME DE YAWARA GUAIABA QUE SIGNIFICA BICHO DE GOIABA NA LÍNGUA DOS ÍNDIOS.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 53164


Outros títulos do mesmo autor

Contos A PRINCESA DONAJÍ Saulo Piva Romero
Contos A MULHER DOS OLHOS BRILHANTES Saulo Piva Romero
Contos O MONSTRO DO PARQUE ECOLÓGICO Saulo Piva Romero
Contos O DRAGÃO DO CASTELO DE GALES Saulo Piva Romero
Contos O LENHADOR E O BÚFALO AZUL Saulo Piva Romero
Contos ARASH, O ARQUEIRO Saulo Piva Romero
Contos O ATRASO DO PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O ÔNIBUS FANTASMA Saulo Piva Romero
Contos O HERÓI DE HAARLEM Saulo Piva Romero
Contos O LEÃO DE NIOKOLO- KOBA Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54452 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54441 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54242 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54189 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54139 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54125 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54047 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53939 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última