Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O SÁBIO DO ORIENTE E O ESCORPIÃO
Saulo Piva Romero

HOUVE UM TEMPO EM QUE UM SÁBIO DO ORIENTE CAMINHAVA TRANQUILAMENTE PELAS MONTANHAS CHINESAS E QUANDO FOI SE APROXIMANDO DE UM LAGO VIU QUE UM ESCORPIÃO ESTAVA SE AFOGANDO.
E O ESCORPIÃO PERCEBENDO A PRESENÇA DO SÁBIO NA BEIRA DO LAGO COMEÇOU A GRITAR DESESPERADAMENTE POR SOCORRO, POIS, NAQUELE MOMENTO SÓ SE PODIA VER A CABECINHA DO ARTRÓPODE, POIS, O RESTANTE DO SEU CORPINHO JÁ HAVIA SIDO TRAGADO PELA ÁGUA,
- SOCORRO! POR FAVOR, NÃO PERMITA QUE EU MORRA!
ENTÃO, O SÁBIO DO ORIENTE DECIDIU TIRAR O ESCORPIÃO DA ÁGUA.
MAS, QUANDO O VELHO SÁBIO CHINÊS SE APROXIMOU DO ESCORPIÃO PARA SALVÁ-LO DE UM POSSÍVEL AFOGAMENTO, O INGRATO ESCORPIÃO LHE DEU UMA PICADA FAZENDO COM QUE ELE O SOLTASSE E O ARTRÓPODE CAIU NOVAMENTE NA ÁGUA.
ENTÃO, O SÁBIO SENTINDO MUITA DOR TENTOU TIRAR O ESCORPIÃO TRAIÇOEIRO NOVAMENTE DA ÁGUA E OUTRA VEZ ELE DEU O BOTE E O PICOU PELA SEGUNDA VEZ.
MAS, UM DISCÍPULO DO SÁBIO QUE VINHA OBSERVANDO A DETERMINAÇÃO DO SEU MESTRE PARA SALVAR A VIDA DO ARTRÓPODE QUE ESTAVA SE AFOGANDO OUTRA VEZ.
ENTÃO, ELE SE APROXIMOU DO MESTRE E DISSE:
- POR QUÊ TANTA DETERMINAÇÃO EM SALVAR ESSE ANIMAL QUE POR DUAS VEZES TRAICOEIRAMENTE O FERIU?
E O SÁBIO DO ORIENTE RESPONDEU:
EU ESTOU TENTANDO SALVAR A VIDA DESSE ESCORPIÃO PORQUE ELE NÃO ME ATACOU POR MALDADE E SIM PARA SE DEFENDER E GARANTIR A SUA SOBREVIVÊNCIA.
E O DISCÍPULO ENCANTADO COM A SABEDORIA DO MESTRE LHE FEZ OUTRA PERGUNTA:
- O SENHOR LEVOU DUAS PICADAS DESSE ESCORPIÃO E COM ISSO PODERÁ MORRER ENVENENADO A QUALQUER MOMENTO.
- SIM, EU SEI DISSO. MAS, EU NÃO ME IMPORTO. O IMPORTANTE PARA MIM É SALVAR A VIDA DESSA CRIATURA CRIADA POR DEUS. SE EU VIER A MORRER, EU MORRO EM PAZ, POIS, JÁ VIVI MUITOS ANOS QUE FORAM MUITO BEM VIVIDOS, MAS, ESSE ESCORPIÃO AINDA É JOVEM E TEM UM LONGO CAMINHO A SER PERCORRIDO NESSA TERRA.
ENTÃO, O JOVEM DISCÍPULO OUVINDO OS BELOS ENSINAMENTOS DO VELHO SÁBIO DO ORIENTE APRENDEU QUE NÃO DEVEMOS MUDAR AA NOSSA NATURA SÓ PORQUE ALGUÉM NOS CAUSOU ALGUMA MALDADE E QUE APENAS DEVEMOS TOMAR ALGUNS CUIDADOS PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA NOVAMENTE.
ASSIM, O JOVEM DISCÍPULO FOI AJUDAR O SÁBIO MESTRE DO ORIENTE A MAIS UMA VEZ TENTAR SALVAR O ESCORPIÃO DE SE AFOGAR NAS ÁGUAS DO LAGO.
- O ESCORPIÃO CONTINUAVA A SUA LUTA PELA VIDA. ELE ESTAVA SE DEBATENDO PARA TENTAR SAIR DAQUELA INCÔMODA SITUAÇÃO.
ASSIM, O SÁBIO E O DISCÍPULO TOMARAM OS DEVIDOS CUIDADOS PARA EVITAR QUE O ESCORPIÃO OS PICASSEM.
ENTÃO COM A AJUDA DE UMA FOLHA, ELES TIRARAM O ESCORPIÃO DA LAGOA E SALVARAM A VIDA DELE.
O ESCORPIÃO SAIU CAMINHANDO EM TERRA FIRME NOVAMENTE E LOGO ENTROU NA MATA.
E O SÁBIO DO ORIENTE ABRIU UM SORRISO DE CONTENTAMENTO E DISSE:
- MISSÃO CUMPRIDA! VÁ EM PAZ MEU AMIGUINHO! VOCÊ FOI MAIS SÁBIO DO QUE EU, POIS, NÃO MUDOU A SUA NATUREZA NEM QUANDO TENTEI LHE SALVAR POR DUAS VEZES. VOCÊ FEZ EXATAMENTE O QUE TINHA QUE FAZER. VOCÊ LUTOU BRAVAMENTE PELA SUA SOBREVIVÊNCIA.
E OLHANDO BEM FUNDO NOS OLHOS DE SEU DISCÍPULO, O SÁBIO DISSE:
- QUANDO A VIDA LHE APRESENTAR TEMPESTADES COM RAIOS E TROVÕES, MOSTRE QUE TENS MIL E UMA RAZÕES PELAS QUAIS SORRIR, POIS, MUITOS PERSEGUEM A FELICIDADE, OUTROS A CRIAM.
E ASSIM O SÁBIO DO ORIENTE DESPEDIU-SE DO JOVEM DISCÍPULO E CONTINUOU CAMINHANDO TRANQUILAMENTE PELAS MONTANHAS CHINESAS.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52829


Outros títulos do mesmo autor

Contos O SAPO IRRITANTE QUE SE TRANFORMOU NUM PUMA SELVAGEM Saulo Piva Romero
Contos O SEGREDO DO TURBANTE DO SULTÃO DE AL ZUBARAH Saulo Piva Romero
Contos A GARGANTILHA DA IMPERATRIZ Saulo Piva Romero
Contos O URSO, O CISNE, A PRINCESA E A RAPOSA Saulo Piva Romero
Contos O REI ABACAXI Saulo Piva Romero
Contos O FALCÃO E O SUBMARINO Saulo Piva Romero
Contos A REVOLTA DOS CADEADOS Saulo Piva Romero
Poesias O PÁSSARO PRETO Saulo Piva Romero
Contos AS BOTAS MÁGICAS DE GORETE Saulo Piva Romero
Contos A ONÇA QUE TINHA MEDO DE RAIOS E TROVÕES Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Saudações Evangélicas (Romanos 16) - Silvio Dutra 53906 Visitas
Novidade no Céu - Teresa Vignoli 53872 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 53796 Visitas
FLORES E ESPINHOS - Tércio Sthal 53768 Visitas
Escuridão - Anitteli Poestista 53764 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 53757 Visitas
Amores! - 53738 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 53730 Visitas
Desabafo - 53726 Visitas
O Movimento - Marco Mendes 53716 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última