Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DEZEMBRO, NATAL, ÉTICA E CONSUMO
Lailton Araújo



Hoje é um dia comum no Brasil, e por capricho da natureza, é verão! Um novo momento parece surgir na vida de cada pessoa. Aqui e em algumas nações do planeta Terra, começaram as campanhas publicitárias natalinas, cujo objetivo, é a venda de produtos disfarçados nas barbas de um Papai Noel, com ou sem trenó. O que é o Natal? “É a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data para sua celebração é o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana e, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa.” (Fonte: Wikipedia).

Repensando os caminhos ou descaminhos - a palavra Natal - rima com ocidental; que também rima com comercial; e por conseqüência, deturpa o verdadeiro sentido natalino: fraternidade. Na seqüência dos fatos, aparece outra palavra da mesma grandeza de Natal: Ética: "é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto e Ético é relativo à ética" (Fonte: dicionário - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira).

Vive-se em um mundo de competições. O sucesso individual de cada indivíduo é alheio às realizações e triunfos coletivos. Quem não sentiu o ego sair da própria cabeça e engolir outras cabeças? A sensação é de onipotência. A vaidade - embora oculta - envolve qualquer mortal. É algo natural no ser humano, seja ele: materialista ou espiritualista; culto ou inculto. Algumas análises natalinas...

1. Nos próximos dias, a mídia mostrará vários Papais Noés promovendo a venda de diversos produtos, das grandes e pequenas agências publicitárias. São presentes para a noite natalina. Alguns destes, são Made in Paraguai ou Made in Qualquer País. Outros possuem o selo de qualidade Made in Brazil. As mercadorias importadas, exportadas ou deportadas, passarão pelo controle alfandegário nos portos e aeroportos brasileiros?

2. Em 25 de dezembro, algumas famílias estarão reunidas e rodeadas à mesa farta de iguarias. O repertório será eclético, com Jingle Bells (J. Pierpoint) nas versões russas, alemãs, portuguesas, francesas, italianas, inglesas, e até japonesas. Nas periferias das grandes cidades, a mixagem de Jingle Bells - versão musical Hip Hop e sem DJ - poderá ter a participação de balas perdidas, num sonoro tiroteio, ecoando e acoplado como contraponto musical. As harmonias ou desarmonias da nova versão da música serão os diferenciais nos recitais de Natal do Brasil. As harpas, percussões, coro e metais da bela canção natalina são apenas detalhes de produção.

3. Jesus Cristo (o messias) estará presente como autor e convidado do evento chamado Natal. A distribuição de pão para os menos favorecidos - efetuada por seguidores e simpatizantes cristãos - saciará momentaneamente, o fantasma da fome na maioria dos continentes. Na capital federal, Brasília (meia-noite), o programa Fome Zero será concorrente da milenar noite de Natal. O ex-presidente Lula poderia concorrer ao cargo de Papai Noel honorário!

4. Os governantes, competentes e incompetentes - das várias nações - anunciam nas mídias suas realizações. Eles estimulam o consumo e conseqüente crescimento econômico. É saudável! O sucesso da grande ou pequena festa em comemoração ao Natal, é o reflexo dos índices positivos dos últimos meses em qualquer país. E a falta de divulgação dos valores gastos com armas e guerras? Com certeza, estes citados valores aplicados na destruição humana ou suposta manutenção da segurança dos países, serão superiores aos disponibilizados na compra de pães para a conhecida ceia de Natal. As máscaras podem cobrir os olhos críticos de quem informa, mas não, de quem observa!

5. O que o Papai Noel vai carregar em seu trenó no Afeganistão? Serão bombas, tanques de guerra, aviões de combate, mais soldados estrangeiros ou a paz? Sabe-se que crianças morrem todos os dias, naquele e outros lugares, onde existem conflitos políticos, ou reina a corrupção e miséria. O direito à vida passa a ser apenas um índice do Fundo das Nações Unidas para a Infância (em inglês United Nations Children's Fund - UNICEF), quando as nações civilizadas fecham os olhos aos problemas. O grande messias, Jesus Cristo, deve ser filho de um Deus multinacional e multirracial. Talvez seja o primogênito do Deus adorado nos EUA, Europa, Ásia, Américas do Sul, Central e do Norte, África, ou ainda qualquer lugar do Universo, se a vida existir lá fora. A história moderna - segundo a teologia - sabe que Jesus Cristo nasceu sem pátria!

6. Ao longo do ano, a sociedade procurou incentivar, quase sempre, os vencedores das pirâmides humanas, buscando os mais qualificados do mercado, e em todas as áreas. Os poderes públicos e privados selecionaram as pessoas mais capacitadas, vias concursos ou forma - quem indique. Regra quase geral: os classificados serão sempre os mais fortes ou bem articulados politicamente, ou aqueles que possuem boa aparência, educação e cultura, ou por último, aqueles que não possuem escrúpulos. Onde está a ética? E os mais fracos? A conduta de presentear - incentivada pela mídia e aceita pelo público - não será uma forma de indenização entre indivíduos, motivada por alguma afronta aos princípios éticos?

Buscar o sucesso sem limites, ou aceitar sem questionamentos, que os mais fortes massacrem os derrotados nas competições diárias, é a confirmação da existência da falta de ética! É igual ao espírito natalino, moderno e comercial, sem as idéias humanitárias de um Jesus Cristo autêntico, humano e que foi fonte do humanismo.


Biografia:
** LAILTON ARAÚJO * Nasceu na cidade de Sertânia, Estado de Pernambuco - Brasil em 1959. É músico, compositor, cantor, ambientalista, pesquisador de ritmos regionais brasileiros, escritor e ex-professor (não formado) do Cursinho Pré-Vestibular Educafro, onde lecionou as disciplinas: biologia e geografia. * Trabalha há 34 anos na área cultural, atuando como empresário de eventos, marketing e diretor fonográfico. É vocalista da Banda Moxotó - de Pernambuco. * Atua ainda como produtor artístico de Anastácia, Banda de Pífanos de Caruaru e Oswaldinho do Acordeon. Realizou quase 1500 eventos. ** CONTATOS * Tel. (11) 9.9200-0987 * São Paulo - SP - Brasil * lailtonaraujo@bol.com.br * lailtonaraujo@yahoo.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52971


Outros títulos do mesmo autor

Poesias MANIFESTO, PROFECIA OU JOGO DE BEISEBOL? Lailton Araújo
Ensaios QUE SEJA DITO... O BRASIL NÃO É SÉRIO! Lailton Araújo
Poesias TRANSPARÊNCIAS DAS CORES Lailton Araújo
Poesias VOANDO COM AS ASAS DO TEMPO Lailton Araújo
Artigos NA PAUSA PARA A REFEIÇÃO... SUA ATENÇÃO! Lailton Araújo
Crônicas EXPLICAÇÃO PARA A ORIGEM DO INTELECTUAL Lailton Araújo

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 51 até 56 de um total de 56.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Ser mãe de um adolescente - Aradia Rhianon 52899 Visitas
O Outro anencéfalo - JACQUES CALABIA LISBÔA 52899 Visitas
June 26th - Isa 52899 Visitas
Amor pela poesia - joao 52899 Visitas
Desinfetante - Ana Mello 52898 Visitas
Escritor - Igor Pereira De Paula Costa 52898 Visitas
Sofrimento calado - Milena Marques 52898 Visitas
MADRUGADA - Ricardo Santos de Souza 52898 Visitas
A vida é uma Poesia - BENEDITO JOSÉ CARDOSO 52898 Visitas
Violência Doméstica - Antonio Magnani 52898 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última