Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
AS SUPREMACIAS INVISÍVEIS
DIRCEU DETROZ

Junto com as imagens da violência no estado americano da Virgínia, ouvi pela primeira vez a palavra “supremacista”. Nem na última edição digital do dicionário Houaiss ela aparece.

Claro que, e disso eu sabia, tratar-se de um derivativo da palavra supremacia. Não me espantei com as imagens. Recentemente aqui no Brasil tivemos algo muito parecido, quando “coxinhas” de um lado, e “pão com mortadela” de outro, resolveram brincar de cabo de guerra por pura bobagem.

Diria que o ódio destilado pelas supremacias é o gene que nunca nos permitiu sair do estágio de “animais pensantes” É justamente o pensar, que nos torna mais perigosos e temidos. Muita gente viu o carro atropelando pessoas. Pouca gente soube que um apresentador da CNN foi demitido por fazer uma saudação nazista.

As sociedades humanas foram se estabelecendo ao redor de supremacias. Nos acostumamos a usar nossa indignação com curto prazo de validade diante das raciais por exemplo. Difícil é enxergar as supremacias invisíveis que estão presentes no nosso cotidiano.

A supremacia econômica é uma delas. No Brasil, mais de 90% da riqueza está nas mãos de menos de 15% da população. No mundo como um todo, essa estatística não difere muito. Não veremos a supremacia econômica nas ruas trocando tapas, entretanto, ela tem poder para dar de comer, e matar de fome.

Temos a supremacia da mídia. Com a capacidade de promover lavagens cerebrais diárias. E não pensem mídia unicamente na forma de TV ou jornais. A mídia travestida de redes sociais já é muito mais sofisticada nas formas das lavagens cerebrais.

Existem ainda muitas outras. A supremacia da beleza. A supremacia intelectual, que na maioria dos casos, e completamente desvinculada da inteligência. Você pode escrever um “best-seller” e dificilmente será publicado. Se este mesmo “best-seller” tiver a assinatura de Paulo Coelho... Causaria uma guerra entre editores.

Deixei as piores supremacias invisíveis para o final. Começo pela supremacia do poder político. Estamos vivenciando uma atualmente no Brasil. Que se entrincheirou no vácuo deixado pelo impeachment de Dilma Rousseff. Neste caso, poderíamos dizer que se criou uma perigosa supremacia de eleitos pelo voto dos brasileiros.

Pior do que a supremacia do poder político, é a supremacia religiosa. Que mistura sais aromatizantes de fé nas suas lavagens cerebrais. Se as luzes do planeta, de repente, se apagassem, certamente a supremacia religiosa seria o passaporte para nosso retorno à idade das trevas. Com corpos queimando em fogueiras, e uivos de júbilo no escuro.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52833


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54674 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54600 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54565 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54386 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54343 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54321 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54286 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54215 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54125 Visitas
Amores! - 54112 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última