Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
NADA DE NOVO NO FRONT
DIRCEU DETROZ

Novamente vou tomar emprestado o título do meu artigo. Desta vez, da obra escrita em 1929 por Erich Maria Remarque. Claro que, o enredo e os personagens do romance não têm nada a ver com o atual momento político brasileiro. O “novo”, entretanto, contém semelhanças.

Quando lemos artigos que os cientistas políticos escrevem nos jornais. Quando assistimos seus debates nos programas de TV, talvez, a maioria olhe para 2018 com a mesma expectativa. O embate dar-se-á entre o discurso do novo contra o velho. Só que 2018 está logo ali. E infelizmente não se enxerga nada de novo no front.

Podemos começar a mostrar isto pelas pesquisas eleitorais. O que mais chama a atenção nem são os primeiros colocados. Ou, a rejeição que acompanha cada um deles. Assustador nessas pesquisas é a falta do novo. Pessoas e ideias que não cheirem a mofo.

Esse cheiro foi claramente percebido no episódio Michel Temer. Quando os partidos cogitaram sua saída, todos correram para ouvir as opiniões de quem? Fernando Henrique Cardoso, Lula e José Sarney.

O sociólogo que esqueceu todo o aprendizado. O alvo número um da Operação Lava Jato. O escritor medíocre da ABL que tem no seu currículo a proeza de falir o Brasil. Estamos pagando o preço dessa falência até hoje. Pasmem, estes três senhores ainda hoje conseguem se sustentar no comando da política brasileira.

Outro exemplo foi esmiuçado numa entrevista dada a BBC Brasil por Marcos Nobre. Ele relata que o mesmo “centrão” responsável pela queda de Dilma Rousseff, e na época comandado por Eduardo Cunha, desta vez salvou Michel Temer. Com Eduardo Cunha preso, Aécio Neves está muito próximo de atingir seu objetivo. Assumir o comando desse “centrão”. E de quebra, bancar uma salvação coletiva dos “fichas sujas”.

É este mesmo “centrão” que encampará a chamada “reforma política”. Que poderia ser facilmente rebaixada para uma “proteção política”. Com medo de serem retaliados pelos eleitores nas urnas, o único objetivo da propalada reforma, é que a reeleição seja tatuada de alguma maneira. Sem espaço ao novo. Para piorar, sangrando os cofres do país em quatro bilhões de reais. Nova forma de financiar suas campanhas.

O velho da nossa política não está apenas mofo e apodrecido. Começa a cheirar mal quando juízes da nossa mais alta corte, dão declarações colocando o crime, a estabilidade e a governabilidade no mesmo patamar.

Outro temor que se percebe entre os analistas, é o surgimento de um aventureiro qualquer. Concordo que num país de despolitizados como o nosso, isto seria novamente uma tragédia. Trágico por trágico, infelizmente no nosso velho só existem aventureiros.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52843


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54660 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54590 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54565 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54371 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54322 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54309 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54272 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54208 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54105 Visitas
Amores! - 54065 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última