Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Tripé colonial, eleições e mosquitos!
Vander Roberto

Tenho alertado há tempos que o Brasil foi construído sobre o tripé da exploração humana, uso de armas e pouca Educação. Foram séculos usando tudo isto e que ainda está a pleno vapor conforme mostram muitas reportagens e levantamentos por órgãos sérios.

Precisamos de 488 anos para termos uma Democracia plena através da Constituição de 1988. Somos, então, recém-chegados(as) no assunto. A tentativa de golpe em 8 de Janeiro de 2023 mostra que ainda temos muito para percorrer e maturarmos mais a Democracia.

O Brasil atual é comandado por políticos que estão mais interessados em si. O povo que se lasque. Se a pessoa é analfabeta ou Pós-Graduada pouco vale nesta sociedade demais alienada. Há problemas sérios que serão cobrados lá na frente.

Alerto que a tecnologia que possuímos é o meio e não o fim. Nada adianta termos tecnologia de ponta se as pessoas estão passando fome, cometendo crimes ou não conseguem resolver problemas elementares do cotidiano.

Nesta linha, o tripé colonial está muito forte e em andamento, enraizado dentro do país, precisando ser rompido. O Estado brasileiro não cumpre papel esperado e o novo tripé está longe do alcance esperado.

Qual é este novo tripé? Maciço investimento em Educação, Saúde de extrema qualidade e Segurança Pública que proteja a cidadania. Os problemas são tão crônicos que exigirmos tudo isto seria namorar a utopia. Não temos sequer habitação digna em grande parte do país.

Carece o país de gente séria para não ficarmos matando mosquitos. As eleições municipais estão chegando e as indicações aqui na minha cidade estão bem aquém do esperado novamente. A política municipal gira em torno da federal.

Atualmente, o Brasil está numa briga entre Democracia e gente maluca que deseja uma Ditadura. O passado parece não ter surtido o efeito esperado numa parte das mentes nacionais. Há muita gente desejando explorar outras tantas sob o guarda-chuva da Ditadura.

A melhor vacina contra este tipo de gente é a Educação. Infelizmente, tais pessoas negam a Ciência. Insisto na Educação em massa e com qualidade. Não há mais tempo que possa ser perdido. É agora ou nunca. Corremos à estagnação perante o resto do mundo.

Espero que 2024 sirva como um ótimo período de reflexões para que possamos depositar os nossos votos conscientemente. Eu quero Ditadura longe. Vivi o suficiente para entender os males ditatoriais. Os reflexos dela são sentidos no atraso nacional.

Por fim, peço que estudem nossa História com carinho e através de fontes confiáveis. Aprofundem-se a ponto de termos uma discussão sadia capacitando para mudanças reais e práticas. Chega de mosquitos. Bastam aqueles(as) de Brasília e outras cidades.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 54730


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Bolsonarismo é braço do Nazismo. Acordem! Vander Roberto
Artigos Direito de escolha Vander Roberto
Artigos Parando de escrever por algum tempo Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 141 até 143 de um total de 143.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O Canário - Thiago Teixeira 54696 Visitas
O espelho da alma - Bruno de Sousa Bezerra 54696 Visitas
O FUTURO, O PASSADO E O PRESENTE (FILOSOFIA) - aurora yoshioto 54696 Visitas
O poder da música - Bruno de Sousa Bezerra 54696 Visitas
VÊNUS - orivaldo grandizoli 54696 Visitas
Oração da Sensatez - Ronan Afonso Marques 54696 Visitas
DEIXAR O MUNDO RODAR - orivaldo grandizoli 54696 Visitas
Homenagem as rosas - Marivaldo Pereira Souza 54696 Visitas
TUDO O QUE EM TI HÁ - orivaldo grandizoli 54696 Visitas
TUDO O QUE VIVI - orivaldo grandizoli 54696 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última