Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
HERÓIS BUSCADORES
Juarez Fragata

Existe somente um – soberano: Jesus Cristo, o Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Nem tudo é o que parece. Por isso, não pense de modo antecipado que esses reis, e senhores – são os líderes dos grandes conglomerados, das grandes potências econômicas, das grandes denominações religiosas, ou então os astros dos esportes ou da sétima arte. Não, mais de uma vez não. Não são estes – os reis, e senhores dos quais a Bíblia faz menção. Negros e brancos, ricos e pobres, jovens e idosos: o ponto crucial é – aceitar Jesus como Senhor e Salvador. O requisito para receber as credenciais de rei, e senhor, e como bônus o título de sacerdote está contido neste ato de submissão, onde um mero ser humano caído, morto em ofensas e pecados, rende-se ao Verbo da Vida, e empreende uma nova caminhada rumo a um Reino, onde reinará, e também acumulará as funções de senhor e sacerdote.
Vladimir I. Propp em “Morfologia do Conto Maravilhoso”: “Os heróis do conto maravilhoso podem ser de dois tipos: Se a jovem foi raptada, e desapareceu assim das vistas de seu pai (bem como do horizonte do leitor), e Ivan parte à procura da jovem, então o herói do conto é Ivan, e não a jovem raptada. Podemos denominar buscadores a este tipo de heróis. Se uma jovem ou um menino são raptados ou expulsos, e o conto é centrado em quem foi raptado ou expulso, não se interessando pelos que ficaram então o herói do conto é a jovem (ou o menino) raptada (-o) ou expulsa (-o). Nestes contos não há buscador, e o personagem principal pode ser denominado herói-vítima.”
Aqueles que partem rumo ao interior de si mesmo a procura do Reino de Deus se encaixam perfeitamente na primeira categoria de heróis, por isso, nada mais justo do que inseri-los neste mesmo contexto, acrescentando iniciais maiúsculas ao título. Depois de explicado a regra a narrativa poderá ignorar a possibilidade de interrupção.

OS GUARDIÕES DE LIMIARES

O problema do herói consiste em penetrar em si mesmo (e, por conseguinte, penetrar no seu mundo) precisamente através desse ponto, em abalar e aniquilar esse nó essencial de sua limitada existência (Joseph Campell em Herói de Mil Faces).

Heróis Buscadores a procura de um Reino que não pode ser abalado. Não é tangível, não se pode tocar ou apalpar. É um Reino interno!
Os Buscadores terão que empreender uma viagem ao próprio âmago. O objetivo é encontrar um Reino que não consiste em palavras, mas sim em poder. Não é comida nem bebida, mas justiça, paz, e alegria no Espírito Santo. A mudança de atitude deslocará os heróis do universo prosaico, e os introduzirá numa trilha especial, com um propósito específico: chegar ao centro do núcleo espiritual e tomar posse do Reino que o Altíssimo lhes dera. Muito além da mente de Júlio Verne. Muito além da “Viagem ao Centro da Terra”. Nada se compara a realidade embebida na graça de Deus.
Uma vez tomado posse daquilo que lhes pertence os heróis saem da condição de “Buscadores”, e passam a reinar em vida, e a viver em contato com sua própria bem aventurança, de acordo com a vontade do Criador. A missão, agora, não é buscar, mas sim expandir os limites do Reino arraigando-se, nos frutos do Espírito: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, e temperança, mas um antagonista tentará brecar a expansão.
No “Conto Maravilhoso” cabe aos dragões, bruxas, e ao diabo o papel de antagonista, sendo que o último fora tomado emprestado das narrativas bíblicas, no entanto, a luta dos reis, senhores e sacerdotes, não são com dragões e bruxas, mas sim com as obras da carne.
Christopher Vogler em “A Jornada do Escritor”: “Geralmente os Guardiões de Limiares não são os principais vilões ou antagonistas nas histórias. Na maioria das vezes, são capatazes do vilão, asseclas menores ou mercenários contratados para guardar o acesso ao quartel general do chefe.”
As obras da carne podem ser inseridas dentro do contexto “Guardiões de Limiares”, uma vez que o diabo exerce uma ação direta sobre as mesmas. No transcurso da narrativa essa afirmativa iluminar-se-á.
Um núcleo de dezessete ações malignas corpórea constituem as obras da carne. O poder de destruição é impressionante, e este poder tenta, incessantemente, suplantar as boas virtudes produzidas pelo Espírito. Uma vitória definitiva está fora de questão. Em todo o tempo, em toda a hora “os Guardiões de Limiares” ressurgem das cinzas como a fênix, obstinados a fazer suas más virtudes – prevalecer sobre as virtudes do Espírito, contudo, isso não fará os heróis retroceder. Sim. Todos eles reinaram e expandiram os limites do Reino, e ainda farão às vezes de senhores e sacerdotes.
BIBLIOGRAFIA

PÁGINA I             
1 Timóteo 6/15       
Apocalipse 1/5-6
Efésios 2/1
PÁGINA II
Hebreus 12/28
Lucas 17/20-21
1 Coríntios 4/20
Romanos 14/17
Gálatas 5/22
PÁGINA III
Gálatas 5/19-21
Josué 1/ 1-5
PÁGINA IV
2 Timóteo 2/26-26



Biografia:
Evangelista e músico! Livros publicados mediante demanda:Mecânica Quântica e a Bíblia, As Pedras Grandes e Benai Elohim e Nephilim
Número de vezes que este texto foi lido: 53225


Outros títulos do mesmo autor

Contos A ENCHENTE Juarez Fragata
Contos A SECA Juarez Fragata
Contos O BUDA BRASILEIRO Juarez Fragata

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 71 até 73 de um total de 73.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔵 Está todo mundo preso - Rafael da Silva Claro 30 Visitas
🔴 Arquivos X - Rafael da Silva Claro 25 Visitas
Vem aí o novo Ubuntu 24.04 LTS - Vander Roberto 23 Visitas
O caso Jia Tan (Backdoor) - Vander Roberto 3 Visitas

Páginas: Primeira Anterior