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ATENDIMENTO EDUCACIONAL NÃO ESPECIALIZADO
Ana Inês Ballardin Drago

Resumo:
As questões relacionadas à inclusão e suas implicações para a educação estão sendo analisadas nos últimos trinta anos.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL NÃO ESPECIALIZADO
A inclusão eficaz de alunos com transtorno do espectro autista

Ana Inês Ballardin Drago
Aline Da'Lago
Greice Daiana Rech

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição neurológica e de desenvolvimento que começa na infância e perdura toda a vida. Afeta como uma pessoa se comporta, interage com outras pessoas, se comunica e aprende, inclui o que era conhecido como síndrome de Asperger e transtorno generalizado do desenvolvimento não especificado. É chamado de "transtorno do espectro" porque diferentes indivíduos com TEA podem ter uma grande variedade de sintomas diferentes, eles podem ter problemas para falar com você, podem não olhar nos seus olhos quando você fala com eles, podem ter interesses limitados e comportamentos repetitivos, gastar muito tempo encomendando coisas ou repetindo uma frase várias vezes. Eles parecem estar em seu "próprio mundo".
A educação de crianças com necessidades especiais já percorreu um longo caminho; da educação especial à educação integrada e da educação integrada à educação inclusiva (acesso à corrente principal). Apesar do apoio de várias políticas e programas de tempos em tempos para acelerar o ritmo de todos os esforços feitos nesse sentido, as escolas regulares com orientação inclusiva enfrentam muitas barreiras e desafios.
Segundo Glat (2007, p. 16):
A Educação Inclusiva significa um novo modelo de escola em que é possível o acesso e a permanência de todos os alunos, e onde os mecanismos de seleção e discriminação, até então utilizados, são substituídos por procedimentos de identificação e remoção das barreiras para a aprendizagem.
     A inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA) nas salas de aula da educação geral pode ser desafiadora e pode exigir apoio adicional. Cunha, (2016, p.23).
Ter um olhar pedagógico e sabermos como lidar na escola e como abordá-lo, os sintomas variam muito de indivíduo para indivíduo. Em alguns quadros, há o acometimento de convulsões, já que o transtorno pode vir associado a diversos problemas neurológicos e neuroquímicos.
É importante observar que, quando os desafios do autismo são compreendidos e abordados adequadamente, e o autista é aceito por quem ele é, o potencial de uma pessoa no espectro não é menos do que uma pessoa neuro típica. Muitos profissionais encaram o autismo como algo que precisa ser gerenciado ou controlado. No entanto deve ser encarado como uma neuro diversidade que precisa ser entendida e uma vez entendido, o potencial da pessoa pode ser desenvolvido em suas diversas habilidades. Baptista, (2003, p.9) diz:
[...] mais que um exercício de cidadania, ir à escola, para as crianças com psicose infantil e Autismo poderá ter valor constitutivo, onde, a partir da inserção escolar seja possível uma retomada e reordenação da estruturação psíquica do sujeito
Um dos principais objetivos da educação é fornecer instrução eficaz e desenvolver habilidades necessárias para que essas crianças sejam independentes, a educação não implica apenas em proteção e cuidado de crianças com autismo, mas também objetiva que esses estudantes desenvolvam habilidades que os tornem aptos a terem independência e mais participação, sejam indivíduos ativos na sociedade.
É importante observar que a inclusão é um processo gradual e contínuo, uma constante experimentação, erros e acertos são constantes e servem, ambos para aprimoramento, os acertos como exemplos a serem compartilhados e os erros como propulsores de novas estratégias.


Biografia:
Oi.

Este texto é administrado por: Ana Inês Ballardin Drago
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