Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
COMO SÃO E ESTÃO OS IDOSOS ATUALMENTE
teresa armando elios da silva

Resumo:
Ser idoso é mais do que um ano acrescentado no calendário. É olhar para trás e ter ciência que as escolhas que fez foram tomadas com responsabilidade. Se as escolhas foram suas então não se pode sentir culpa, remorso, é seguir em frente.

Como são e estão os idosos de hoje?
O ser humano possui certos hábitos que, depois de adquiridos, ficam difíceis de mudarem, viram uma rotina. Quando idosos costuma-se chorar pelo leite derramado, como diz o ditado popular, se perguntando :
__Devia ter feito e não fiz, por que eu agi daquela maneira, agora o que eu faço?
Deprimidos, ansiosos, se sentindo um peso para a sua família, pois a medida que vão perdendo os seus entes queridos ou para a morte ou por abandonos se sentem tristes, frustrados, mais dependentes ainda de uma segunda pessoa, seja de familiares, instituições, vizinhos,... Mulheres libertas de casamentos opressores arranjados por seus pais e vê, infelizmente na morte do seu cônjuge, uma maneira de ser feliz, mas se sentem perdidas sem preparação em todos os âmbitos para poderem resgatarem o tempo perdido. Quando ainda estão ativas fisicamente, muitas vezes, se sujeitam a serviços que lhes exigem tremendo esforço físico como faxinas, reciclagem, jornadas duplas, serviços domésticos e profissionais sem ter sequer um tempo para cuidar da sua saúde. Muitos tem sob as suas responsabilidades netos, filhos que na maioria das vezes vivem das suas aposentadorias, benefícios previdenciários e as complementações de renda, sem o menor remorso, exigindo cada vez mais.
Idosos, indo visitar filhos, netos, em presídios tendo que se sujeitarem as normas que as unidades prisionais exigem, sofrendo preconceitos nos meios em que frequentam. Quando não se aliam a eles na criminalidade, acobertando as suas falcatruas, também acabando encarcerados. As doenças sexualmente transmissíveis aumentaram de uma forma estrondosa, nesta faixa etária, pois querendo recuperarem o tempo perdido, muitos idosos agem pelo calor do momento se envolvendo de uma forma plena e acabam repassando vírus para os seus parceiros fixos.
Homens que deveriam dar exemplos aos seus netos, filhos, abusam sexualmente deles sem o menor pudor e remorso e ainda posam para a sociedade como pessoas respeitáveis. Senhoras que acolhem jovenzinhas e lhes mostram realidades diferentes, trabalho escravo, prostituição,...
Idosos que ainda conseguem se superarem nas suas deficiências físicas em academias, competições, graduações, exemplos de vida para aqueles que acham que ser idoso é só viver de lembranças e falar de doenças.
Como passar pela vida e alcançar uma idade mais avançada, sem sofrimentos desnecessários, sem culpas, remorsos?
O ser humano nasceu sozinho e vai embora, deste mundo, também sozinho e só levará, desta vida, as consequências de suas escolhas. Suas escolhas, atenção, suas, se foram suas, não se deve sentir remorso, culpa. Cada ser humano age de acordo com as suas idades cronológicas e mentais e naquele momento foi o melhor que conseguiu fazer.
O que leva o ser humano a tomar as atitudes diárias?
Em primeiro lugar de acordo com as suas tendências.
Por interesse, por medo, por acreditar que era a melhor atitude a ser tomada, por não procurar conhecer melhor a situação e agir por impulso. Por vingança, mágoa, orgulho, por sempre querer despertar a piedade das pessoas.
Sempre quando vamos tomar uma decisão, devemos nos colocar no lugar do outro e se perguntar, se agissem assim comigo eu iria gostar? Estou pronto para arcar com as consequências do que eu vou fazer sejam elas quais forem?
A vida nos dá sinais de como agir. Nós ensinamos as pessoas a agirem como elas agem com a gente. Vamos lá? Como somos? Nos fazemos de vítima social, achamos que o nosso filho é perfeito, nunca vai errar, age levado por más companhias, será que ele tb não é má companhia para o outro? Levamos uma vida respeitando o limite do outro, procuramos dar bons exemplos de ética, moral, fazemos aquilo que queremos que o outro faça? Exemplo não beba, não fume,...Valorizamos o trabalho, seja ele qual for, respeitamos os outros idosos, as suas deficiências? Sabemos falar não quando é preciso? Se falamos sim e se der algo errado, estamos prontos para arcarmos com as consequências? Ser idoso é muito mais que um ano no calendário é olhar para trás e saber que fez tudo que pode , pediu perdão, se reconciliou ou pelo menos tentou, deixou bons exemplos, não repassou as suas responsabilidades para ninguém, aceitar que precisa de ajuda para alguns afazeres, ajudar se ainda puder, continuar insistindo com aquele familiar que você acha difícil, uma hora ele aprende, é isso, é sorrir, chorar, agradecer a Deus e a tudo a sua volta, sempre.


Biografia:
Sou assistente social e gestora do terceiro setor, trabalho com autoconhecimento direcionado a crianças, adolescentes e suas famílias.
Número de vezes que este texto foi lido: 52947


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A JOVEM E A CRIMINALIDADE teresa armando elios da silva
Artigos ESTOU GRÁVIDA E AGORA? teresa armando elios da silva
Artigos AMIZADE OU NECESSIDADE DE SER ACEITO? teresa armando elios da silva
Artigos ESTOU DEFICIENTE E AGORA? teresa armando elios da silva
Artigos RELACIONAMENTOS, O QUE É ISTO? teresa armando elios da silva
Artigos Por que perdão? teresa armando elios da silva
Artigos EU E O MUNDO teresa armando elios da silva
Artigos SISTEMA PRISIONAL teresa armando elios da silva
Artigos Orgulho ou tendências? teresa armando elios da silva
Artigos REFLEXÕES teresa armando elios da silva

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 28.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54628 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54554 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54553 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54350 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54298 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54270 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54249 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54176 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54026 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54000 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última