Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ESPREITANDO FANTOCHES
DIRCEU DETROZ

O programa “Painel” da GloboNews desta semana estava mais para uma sessão pastelão do que um debate de tendências. Confesso que gargalhei mais com os participantes do que concordei ou discordei. O tema era o futuro econômico e político do Brasil.

Sempre são três os convidados. Dois deles eram representantes do mercado financeiro. O outro, um petista de carteirinha. Se o programa permitisse entrar com bandeira vermelha, com certeza ele estaria com uma na mão. É daqueles que ainda acredita no Lula como “salvador da pátria” pela segunda vez.

Como a eleição de outubro ainda é uma incógnita e deixando de lado o moço petista, há evidências de que o mercado financeiro está espreitando futuros fantoches. A doutora em economia Zeina Latif economista-chefe da “XP Investimentos” deu a entender que o fantoche Michel Temer seria a melhor solução.

Parece que a única palavra que tem algum significado para o mercado financeiro é “reformas”. Existe uma certa obsessão. Zeina chegou a pontuar que todas as reformas do governo Michel Temer estavam no caminho correto. Muitos outros economistas formadores de opinião escrevem a mesma coisa.

Bastou o PT ser retirado do poder para que a reforma da previdência se transformasse na maior obsessão dos economistas. Costumam pintar o pior dos cenários para o futuro do Brasil se a ela não acontecer. Quando espreitam fantoches, certamente apoiarão o candidato que prometer fazê-la.

Neste jogo de espreitar cabe prestar atenção nas ideias dos economistas que estão assessorando o programa econômico da possível futura candidata Marina Silva. Para o mercado financeiro Marina Silva seria o fantoche perfeito de ser manipulado.

O Brasil sonhado pelo mercado financeiro é totalmente divorciado da sociedade. Eles só conhecem os lucros. A sociedade só conhece as despesas que geram os lucros deles. Quando não gostam de alguma coisa, brincam de manipular o dólar, a inflação, os preços e os juros. Brincam até de endividar a sociedade.

Estamos com treze milhões de desempregados. Novamente os números mentem. Nestes treze milhões podem ser acrescidos pelo menos mais um terço. Estranhamente diante destes números, só se fala da previdência. Parece que ninguém está interessado em reformas para o Brasil crescer, e a sociedade como um todo prosperar.

Como um bicho-papão, assustam dizendo que os aposentados poderão ficar sem a sua aposentadoria. Enquanto o Brasil continuar governado pelo quarto poder chamado mercado financeiro nunca seremos um grande país. É quase uma lei de mercado. Numa “república de bananas e fantoches” os lucros são sempre maiores.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55791 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55042 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54948 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54839 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54824 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54732 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última