Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
OBESIDADE NO BRASIL
REDAÇÃO
Eduardo

Resumo:
sobre a obesidade no brasil

Cuidar da obesidade não é um problema ligado apenas à estética, há também, associados, vários riscos para saúde mesmo para aqueles que estão apenas um pouco acima do peso, o que significa que é importante reduzir e regular o seu peso sempre. O excesso de peso pode ocasionar doenças do coração, a doença cardíaca é possivelmente o problema de saúde mais comum, ligado à obesidade.
Aqueles que estão acima do peso são propensos a ter pressão arterial elevada e níveis de colesterol muito alto no sangue, assim como problemas respiratórias que podem afetar a respiração durante o sono e diabetes. Especialistas atribuem o aumento de peso dos brasileiros a fatores culturais, genéticos e econômicos
Segundo o Ministerio da saúde, nos últimos 10 anos, o numero de brasileiros obesos aumentou em 60%.
Mais da metade da população esta acima do peso. O pais que até pouco tempo lutava para combater a fome e a desnutrição agora precisa combater a obesidade, indicadores apresentados pelo ministério da saúde mostram que nos últimos 10 anos, a prevalência da obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11% em 2016 para pouco mais de 18% em 2016. O excesso de peso também subiu de 42,% para 53% no mesmo período (os dados são da Vigitel de fev a dez de 2016).
O aumento da obesidade coincide com um período de crescimento do poder de compra dos brasileiros, incentivado por políticas econômicas e programas de distribuição de renda, onde a renda dos antes mais pobres aumentou, dando-lhe acesso a produtos antes “restrito à elite”. Além disso ao se inserir no mercado de trabalho, o brasileiro acaba tendo hábitos alimentares menos saudáveis.
A questão genética também cumpre um papel importante para o aumento da obesidade, segundo o medico Claudio Mottin. Segundo ele, o organismo das gerações passadas não estava adaptado para a fartura e passaram para nós a genética retenção de calorias.
Além disso colabora a para proliferação dessa genética gorda a cultura da imagem de doença se a pessoa está magra, como mais antigos diziam: “está doente se está magrinho”.
Controlar o que ingerimos ou deixamos de ingerir é um fator essencial para a nossa saúde de hoje e do futuro.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o problema. o Ministério da saúde, precisa lançar campanhas através da tv e espalhar cartazes nas ruas e nas escolas, estimulando o cidadão brasileiro a praticar exercícios físicos pelo menos uma vez por semana; a adotar em seu dia a dia uma reeducação alimentar, além de optar por uma alimentação rica em frutas e hortaliças.


Biografia:
escrita egipcia
Número de vezes que este texto foi lido: 52815


Outros títulos do mesmo autor

Frases FRAQUEZAS Eduardo
Frases HUMILDADE Eduardo
Haicais PERDA Eduardo

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 13 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54631 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54556 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54553 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54352 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54300 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54278 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54251 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54179 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54035 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54003 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última