Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Só a GS detém farra das passagens aéreas no Brasil
Lasana Lukata




Ninguém perguntou nada, mas existem aquelas pessoas que durante uma conversa qualquer forçam para dizer: “quando estive na Inglaterra, sabe”...; quando morei nos Estados Unidos..., quando passei as férias no Canadá...
São pessoas ansiosas para dizer que são viajadas, que estiveram na França, na Holanda, Israel, e o sintomático é, como se isso as tornassem especiais, superiores por ter ido a estes lugares, às vezes chegando a disputar:

- Ih, eu?! Esse ano, minha filha, fui para Nova York! E , ó, com tudo pago!

Por falar em Nova York é para lá é que vão alguns deputados com o dinheiro do povo e não é para trabalhar, não! Miami, Paris, Milão?! Ah, já fui umas 20 vezes no mínimo.

- Ai a Torre Eifel... Paris parindo aquelas luzes à noite! Vamos voltar outras vezes, Benhêêêê?!

É verdade... Paris e Milão não enjoam a ninguém. Se cem vezes formos a Paris e Milão, cem vezes seremos surpreendidos. Mas essa coisa de surpresa depende muito do olhar... Muitos olham, mas observam?
Um domingo desses fui a Mesquita. Calma que não é Mesquita lá no mundo árabe. Lá só de passagens aéreas e eu não sou deputado, sou assalariado. Fui a Mesquita mesmo, cidade, bem no Recôncavo do Rio de Janeiro. Em vez de passagens aéreas, paguei passagens de ônibus e do meu próprio bolso...
Quando retornei a São João do Meriti, muito satisfeito, quiseram logo saber o motivo da alegria. Respondi que fui à cachoeira de Mesquita. E recebi olharzinhos bestas, bocas torcidas feito derrame, cabeças balando... Ninguém ficou besta.
Minha surpresa foi aquela mulher de cabelos negros e sobre ela o véu de noiva que vi de pertinho, oi, banhando aquilo tudo de morena... Mas não tinha só aventurazinhas secsuais como querem uns, não... Havia também macacos-pregos, sagüis, gambás... A outrora Fazenda Dona Eugênia, o casarão da D. Eugênia, o Rio Dona Eugênia, ai que essa dona Eugênia deve ter sido muito gostosa, uma eugenia de mulher ou a capitalista da época; que não me mostrem a foto... Basta essa minha imagem de Dona Eugênia. Mas eu parei no rio Eugênia... Para uns, apenas um riozinho besta.

- Ora, Excrelência, entre o Rio Eugênia e o Sena, deputado, vai uma grande distância, mas fica em Mesquita, né? Diz Vossa Excrelência.

Mas muito me impressionou o Casarão da Dona Eugênia a uns 1600m de altura, a construção da laje apoiada em enormes peças de madeiras ainda com cheiro de escravos... 1600m... Sei que Vossa Excrelência só poderá ir a um lugar desses com passagens aéreas. Compreendo. Eu mesmo subi lá com dificuldades porque um dos meus joelhos já perdeu a juventude. Se eu tivesse andando menos e mais passagens aéreas, talvez o meu joelho ainda estivesse jovem. Tenho um amigo deputado, Excrelência, que usa suas passagens aéreas para ir do quarto ao banheiro de aviãozinho. Mas esse tem razão: é paraplégico e ainda precisa levar os acompanhantes para ajudá-lo.
Agora, com o advento da “Gripe Suína”, as pessoas, inclusive as bestas, recebem máscaras quando chegam ao aeroporto. Com medo da gripe nem abrem as bocas. Vai crescer e muito a venda do LIBRAS (Dicionário Brasileiro da Língua de Sinais). Como saber então, entre tantos, quem é o que fica besta por ter vindo da França, Inglaterra...? Neste caso é observar as máscaras. Se for daquelas verdinha ou azulzinhas, do tipo cirúrgicas, tudo bem. Mas se for uma máscara assim rosa choque néon. Eis aí a Marca do Besta.
Se eu tivesse um jornal a manchete seria:

Só Gripe Suína detém farra das passagens aéreas no Brasil


Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 59439


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas AS MOEDAS DE 5 CENTAVOS Lasana Lukata
Crônicas Revolução Rabo de Cavalo Lasana Lukata
Crônicas A penteadeira de Sarkozy Lasana Lukata
Crônicas O DELEGADO DO MEC Lasana Lukata
Crônicas Elogio da Chuva Lasana Lukata
Cartas Dilma Roussef sabe de fígado Lasana Lukata
Crônicas Carnaval no Português Lasana Lukata
Crônicas TRINDADES DA VIDA Lasana Lukata
Crônicas EXU BRADESCO Lasana Lukata
Crônicas HOJE: LULA AO MOLHO DE ALCAPARRAS Lasana Lukata

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 51 até 60 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Música lunar - Maria 59585 Visitas
EMOÇÕES EM PRETO E BRANCO - Ana Clara Cabral de Sousa 59585 Visitas
Resultado do PISA em 2023 - Vander Roberto 59584 Visitas
Retirando pedras do caminho - Anna Fonseca 59584 Visitas
Oração pelo sol - Maria 59584 Visitas
Seja um vencedor - Maria 59583 Visitas
Como nósa folha seca - Condorcet Aranha 59582 Visitas
A fuga dos sentimentos - Maria 59581 Visitas
O Portal de Flores - Maria 59581 Visitas
Sincronia Sistêmica: a base da gestão holística - Isnar Amaral 59580 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última