Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Salvando computador muito ruim
Vander Roberto

Este texto é destinado para quem tem computador muito ruim. Geralmente eles vem com cartão de memória e dissipador de calor para 64 bits ou quem possui uma máquina muito antiga com 32 bits e está funcionando. Quando estes computadores de 64 bits esquentam costumam apagar, congelar ou ficam reiniciando sem fim precisando deixá-lo esfriar. A ideia é trocar a interface gráfica para amenizar o consumo de RAM reduzindo o calor interno destas porcarias que são vendidas nestas lojas famosas de linha branca. Uma coisa importante é verificar se não há capacitores estourados ou algum problema na placa-mãe, se o processador está com pasta térmica em dia. Faça uma análise prévia.

Minha dica pontual é evitar comprar computadores nestas lojas. Opte por mandar fazer. O ideal é trabalhar com bom processador, usar SSD, ter ao menos 16 GB de memória pois você poderá usá-lo até o fim da década, suporte a UEFI sendo 64 bits. Placas para rede, Internet e som, uma boa placa-mãe com ao menos 4 a 8 entradas USB para conexão, entrada de fone de ouvido e microfone, entrada para cartão de memória é uma obrigação. Compre um monitor de parede e construa um PC e não um notebook. Após isto instale um bom sistema confiável como um Debian ou algum sistema baseado nele e vida que segue. Uma dica importante é evitar usar o computador para backup, tenha um HDD externo para isto e antes de sair instalando um sistema operacional Linux estude os comandos básicos para fazer via Terminal apesar de termos sistemas que te ajudam com o Gerenciador de Atualizações. Nunca esqueça de ativar o Firewall e saiba como fazer isto. No YouTube há dicas.

Voltando para computadores ruins como citado no 1º parágrafo recomendo usar Openbox, LXDE ou LXQt. Se tiver conhecimento experimente o i3 para ficar com um sistema hiper leve. Só que estude isto antes de sair instalando pois não é fácil. Há sistemas Linux para 32 e 64 bits e posso até indicar um que atende tanto 32 como 64 bits. É o Sparky Linux MinimalGui que vem com Openbox. As imagens ISO são bem modestas diante de outros sistemas similares, fácil de instalar pelo Calamares (a senha é live), reconhece Língua Portuguesa, possui loja para instalar aplicativos e nela você pode atualizar o sistema por completo. Não esqueça de ativar o Firewall e se precisar instalar faça como root através de: apt install gufw. Após instalado aparecerá um ícone no menu e ative-o deixando colorido. Isto é o mínimo. Atualize o sistema por completo, reinicie a máquina e comece a trabalhar ou estudar. Não é um sistema bonito para personalização e te entrega algo funcional com a estabilidade Debian. Há no site a opção instável mas opte pela estável.

Outro sistema que chamou a atenção e na mesma linha sendo uma mistura de Openbox com LXDE foi o watt OS sendo somente para 64 bits. Ele não vem com loja de software e você terá que fazer as coisas via Terminal. Tenha um conhecimento básico de como instalar o Firewall, atualizar o sistema e remover coisas que não queira. Tanto o watt OS como o Sparky com Openbox não trazem suíte de escritório precisando instalar e nem vem com player de música. No caso do watt OS ele tem cara de sistema da década de 90, muito simples de usar, segue a linha do Openbox para personalização que é bem limitada. Há ainda o Debian com LXDE que é uma ótima opção ou LXQt que já vem com suíte de escritório e player de música. O detalhe que não achei o Gerenciador de Energia nele precisando instalar. Não vem com loja de software pelo que eu vi.

Uma dica a mais para quem possui computador ruim é não ficar instalando coisas pesadas ou abrindo muitas abas no navegador. Tenha consciência da limitação deste hardware e use-o com moderação. Nada adianta ter uma interface leve ou gerenciador de janelas se você precisa usar um Thunderbird, Firefox, VLC ou ficar fazendo lives. É melhor fazer uma máquina que suporte suas necessidades e repassar esta máquina para quem usa o básico. Nestas máquinas ruins, o ideal é fazer um serviço por vez. Se você está digitando deixe a Internet desligada ou não navegue pois o consumo de RAM sobe, esquenta a máquina e dá apagão ou travamento especialmente estas com dissipador de calor que vem com cartão de memória e não tem HDD ou SSD. Neste tipo de hardware nem vale a pena investir em SSD pois exigirá da máquina e ela corre o risco de ficar tendo congelamentos de tela. Nem mesmo estes coolers externos resolvem o problema destas máquinas, portanto, não comprem estas porcarias pois você passará raiva. Monte o seu PC e desfrute do melhor.

Vale lembrar que há sistemas que ofertam 32 bits com interfaces gráficas pesadas como Cinnamon. Chega a ser um coisa paradoxal isto pois se o hardware já é limitado, usar Cinnamon que é uma interface pesada vai contra a maré da leveza que a máquina pede. Evite estas loucuras e tenha uma interface ou gerenciador de janela leve. Monitore o sistema com o bpytop ou htop e veja se o consumo de RAM não está elevado. Há outras opções de sistemas Linux mas não testei. No caso do AntiX ele vem com muitos programas e deu problema na instalação de 64 bits aqui ficando lento na hora de iniciar. Lentíssimo por sinal. Nem testei o sistema em 32 bits para não passar nervoso. Quando houver uma nova versão quem sabe eu teste bem. Veja a linha Arch tambem mas estude os comandos de atualização pois há opções interessantes também como o Mabox que é um Openbox muito bem personalizado e bonito.

Por hoje é isto. Abraços e bom ano novo.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 54822


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Estupro é crime e não opção! Vander Roberto
Artigos Testei o Debian LXDE para 32 e 64 bits Vander Roberto
Artigos Já estudou Filosofia da História hoje? Vander Roberto
Artigos O estudo da História é vital para não ser escravizado Vander Roberto
Artigos Análise da obra: "História do Brasil: uma interpretação" Vander Roberto
Cartas Carta para Sophie Scholl nº 2 - Junho/2024 Vander Roberto
Cartas Carta para Sophie Scholl - Junho/2024 Vander Roberto
Artigos A conquista da Atalanta e a resiliência Vander Roberto
Artigos Plano de Recuperação de Desastres Vander Roberto
Artigos Experiência com o Positivo Stilo One Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 143.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
AÇÃO DE REPARAÇAO CIVIL EX-DELICTO - francisco carlos de aguiar neto 54887 Visitas
O vovô e a vovó - Helena Regina Santarelli M. de Campos 54843 Visitas
Cata-ventos - Joseph Shafan 54843 Visitas
A LENDA DOS SETE MARES - Saulo Piva Romero 54842 Visitas
MANCHETE DE JORNAL - sigmar montemor 54842 Visitas
Pilatos e a imparcialidade - Patrícia 54840 Visitas
Moinhos - Joseph Shafan 54840 Visitas
Post Mortem - Europa Sanzio 54839 Visitas
Como pode? - micro conto - Joseph Shafan 54839 Visitas
Canto da Lira - Joseph Shafan 54838 Visitas

Páginas: Próxima Última