Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Ambiente de trabalho e o engajamento da equipe
Isnar Amaral

Resumo:
Uma característica do ambiente propício é que os colaboradores se sentem satisfeitos, o que oportuniza maior produtividade, engajamento, harmonia e melhor qualidade de vida.

Cada empresa é um sistema com características próprias onde o seu ambiente de trabalho – que corresponde ao coração do negócio – torna-se um alvo de atenção permanente. Neste meio, a terceira lei de Newton não deve prevalecer: “A toda ação corresponde uma reação de igual intensidade, que atua no sentido oposto.” Na realidade, a condição esperada é que as atividades da equipe gerem sinergia, atuando em um único sentido, o do propósito da empresa.
O ambiente de trabalho contém o padrão de energia que se propaga para o ecossistema da empresa, impregnando o seu ambiente interno, o externo e o universo de possibilidades, e contagiando a todos os envolvidos e interessados no negócio.
Para manter a equipe engajada, em harmonia e sincronizada, é necessário promover o equilíbrio do ambiente de trabalho, mediante o ajuste da energia deste meio. É semelhante a interferir nos peixes de um aquário, a partir da água deste recipiente. É impraticável manter um sistema em harmonia inserido em um sistema maior desequilibrado.
Uma característica do ambiente propício é que os colaboradores se sentem satisfeitos, o que oportuniza maior produtividade, engajamento, harmonia e melhor qualidade de vida.
Treinamentos, cursos e palestras geralmente melhoram o clima deste meio, pois as pessoas se motivam e o contagiam com sua energia intrínseca. No entanto, a automotivação apresenta declínio com o passar do tempo, principalmente porque o ambiente, não preparado na mesma frequência, absorve esta energia das pessoas. Pode-se comparar a extrair uma pedra do rio, aquecê-la ao extremo e jogá-la novamente no mesmo local. Em pouco tempo ela irá se harmonizar com este ambiente e retornará à mesma temperatura inicial.
A eficácia no engajamento da equipe aumenta significativamente se, paralelo ao treinamento das pessoas, for promovido o equilíbrio da energia do ambiente de trabalho em caráter permanente. A partir desta ação, as pessoas serão influenciadas também de forma extrínseca. Em resumo, as pessoas contagiam o meio e, simultaneamente, são contagiadas por ele. O ambiente equilibrado ocasiona um clima de bem-estar e proporciona o engajamento da equipe.
O alinhamento do padrão de energia do ambiente de trabalho, em caráter permanente, oportuniza a Sincronia Sistêmica, método que fomenta o engajamento da equipe.

Isnar Amaral
Consultor em energia do ambiente - CRQ 05203390
Especialista em qualidade da energia do ambiente
Mentor em Sincronia Sistêmica do Ambiente Empresarial
www.isnaramaral.com.br


Biografia:
Consultor ambiental e geobiólogo
Número de vezes que este texto foi lido: 53108


Outros títulos do mesmo autor

Artigos As circunstâncias determinam as escolhas? Isnar Amaral
Artigos Não acredito nisto Isnar Amaral
Artigos Toda situação não acontece por acaso Isnar Amaral
Artigos Fatores invisíveis interferem nas decisões Isnar Amaral
Artigos “Clima” do ambiente empresarial Isnar Amaral
Artigos Melhoria contínua do negócio em ambiente quântico Isnar Amaral
Artigos Energia do ambiente empresarial e as situações recorrentes Isnar Amaral
Artigos As incertezas na administração empresarial Isnar Amaral
Artigos Gestão Estratégica Isnar Amaral
Artigos Alinhando o Negócio Isnar Amaral

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 79.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos

Microsoft Office Access Database Engine error '80004005'

Unspecified error

/escrita/publica_lidos.asp, line 6