Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A LAGARTIXA CABEÇUDA
Saulo Piva Romero

HOUVE UM TEMPO EM QUE A TRIBO DOS GUERREIROS CARIJÓS ESTAVA EM GUERRA COM A TRIBO DOS GUERREIROS GUARANIS.
NA TRIBO DOS GUERREIROS CARIJÓS HAVIA UMA LINDA PRINCESA CHAMADA TEINIAGUÁ.
TEINIAGUÁ ERA UMA ÍNDIA MUITO BELA E NÃO DEMOROU MUITO PARA QUE A SUA BELEZA CHAMASSE A ATENÇÃO DOS GUERREIROS GUARANIS QUE ESTAVAM A UM PASSO DE GANHAR A GUERRA CONTRA OS GUERREIROS CARIJÓS.
ENTÃO ANHANGÁ QUE ERA O PAJÉ DA TRIBO DOS CARIJÓS, PERCEBENDO QUE OS GUERREIROS INIMIGOS ESTAVAM TENTANDO CAPTURAR A PRINCESA TEINIAGUÁ, FICOU PREOCUPADO E DECIDIU QUE PRECISAVA FAZER ALGO PARA QUE ELES NÃO A RECONHECESSEM FAZENDO COM QUE ELA NÃO FOSSE CAPTURADA E APRISIONADA.
ASSIM ANHANGÁ PASSOU MUITOS DIAS PENSANDO NO QUE FAZER PARA PROTEGER A PRINCESA DA SUA TRIBO DAS GARRAS INIMIGAS.
ENTÃO DEPOIS DE VÁRIOS DIAS QUEBRANDO A CABEÇA, O SÁBIO PAJÉ TEVE A IDEIA DE TRANSFORMAR A SUA LINDA PRINCESINHA EM UMA FEIOSA LAGARTIXA CABEÇUDA.
A INDIAZINHA FICOU TRISTE QUANDO O PAJÉ DEU-LHE A TERRÍVEL NOTÍCIA DA SUA TRANSFORMAÇÃO EM LAGARTIXA, MAS ENTENDEU QUE ISSO ERA PARA GARANTIR A SUA LIBERDADE, POIS, OS GUARANIS PRATICAMENTE JÁ HAVIA GARANTIDO A VITÓRIA DERROTANDO A SUA TRIBO.
ANHANGÁ DISSE A ELA QUE OS GUERREIROS GUARANIS QUERIAM QUE ELA SE TORNASSE A ESPOSA DO CAQUIQUE DA TRIBO DELES.
ENTÃO A PRINCESA ACEITOU O SEU DESTINO E NA PRIMEIRA NOITE DE LUA CHEIA DO MÊS DE MAIO, TEINIAGUÁ TRANSFORMOU-SE EM UMA LAGARTIXA CABEÇUDA E BRANQUELA.
DEPOIS DA TRANSFORMAÇÃO DE TEINIAGUÁ EM UMA LAGARTIXA CABEÇUDA E BRANQUELA, MUITAS LUAS SE PASSARAM. OS GUERREIROS GUARANIS TOMARAM A TRIBO DOS GUERREIROS CARIJÓS FAZENDO COM QUE ELES SE TORNASSEM SEUS ESCRAVOS,
MAS PARA A DECEPÇÃO DOS GUARANIS, A BELÍSSIMA PRINCESINHA NUNCA MAIS FOI VISTA NAQUELAS MATAS ONDE FICAVAM AS DUAS TRIBOS.
MAS UM DIA UM CAÇADOR QUE CAÇAVA NAS MATAS DAQUELA REGIÃO DOS PAMPAS ONDE SE LOCALIZAVA A TRIBO QUE HAVIA SIDO UNIFICADA, CANSADO PELO CALOR QUE FAZIA FOI ATÉ UMA LAGOA PARA REFRESCAR-SE, MAS AO SE APROXIMAR DA LOGOA PERCEBEU QUE ELA ESTAVA FERVENDO E NO,
ASSIM A LAGARTIXA CABEÇUDA NÃO LARGOU MAIS DO OMBRO DO CAÇADOR QUE SE ASSUSTOU IMEDIATAMENTE, PORÉM QUANDO ELE PERCEBEU QUE ERA APENAS UMA LAGARTIXA REPOUSANDO EM SEU OMBRO, ABRIU UM SORRISO E ACALMOU-SE, ASSIM CONTINUOU A SUA CAMINHADA ATÉ CHEGAR A SUA CABANA QUE ESTAVA ARMADA NO CORAÇÃO DA MATA ONDE VIVIAM OS GUARANIS COM SEUS ESCRAVOS CARIJÓS.
QUANDO O CAÇADOR CHEGOU A CABANA, A PRIMEIRA ATITUDE QUE TEVE FOI COLOCAR A FEIOSA E CABEÇUDA LAGARTIXA EM UM VELHO CHIFRE DE BOI TALHADO EM FORMA DE COPO.
DEPOIS ELE SENTOU-SE PERTO DE UMA FOGUEIRA PARA SE AQUECER DO FRIO QUE FAZIA NA MATA DURANTE A NOITE.
ASSIM COM O PASSAR DAS HORAS, ELE ADORMECEU E DORMIU PROFUNDAMENTE ATÉ SER DESPERTADO POR UM ESTRONDO MUITO FORTE.
LOGO EM SEGUIDA A MATA COMEÇOU A PEGAR FOGO E O CAÇADOR LEMBROU-SE QUE HAVIA APRISIONADO A LAGARTIXA CABEÇUDA DENTRO DO CHIFRE EM FORMA DE COPO,
ENTÃO ELE CORREU PARA PEGAR O CHIFRE QUE ESTAVA PENDURADO EM SEU CAVALO, MAS PARA A SUA SURPRESA COMO NUM PASSE DE MÁGICA AO ABRIR A TAMPA PARA LIBERTAR A LAGARTIXA FEIOSA E CABEÇUDA, ELA SE TRANSFORMA EM UMA BELÍSSIMA MULHER.
QUANDO O CAÇADOR VIU A BELA TEINIAGUÁ FICOU FASCINADO COM A BELEZA DA INDIAZINHA TANTO QUE PEDIU A MÃO DELA EM CASAMENTO E ELA ACEITOU, POIS, ELA TAMBÉM FICOU FASCINADA POR ELA.
ASSIM O CAÇADOR E A ÍNDIA SE CASARAM E LOGO A NOTÍCIA DO CASAMENTO CAIU NOS OUVIDOS DO CAQUIQUE GUARANI QUE IMEDIATAMENTE ORDENOU QUE SEUS GUERREIROS FOSSEM ATRÁS DO CAÇADOR E DE TEINIAGUÁ E OS PRENDESSSEM.
ENTÃO DEPOIS DE VÁRIAS LUAS O CAÇADOR E A BELA TEINIAGUÁ FORAM PRESOS E LEVADOS PARA QUE O CACIQUE FIZESSE O JULGAMENTO DOS DOIS. APLICANDO NA FORMA DA LEI, UMA SENTENÇA DIFERENTE PARA OS DOIS.
ASSIM O CAÇADOR FOI CONDENADO, MAS NO DIA DA APLICAÇÃO DA SENTENÇA, TEINIAGUÁ TENTOU SALVÁ-LO FAZENDO A DANÇA DA CHUVA PARA DISTRAIR A ATENÇÃO DO CACIQUE.
O CACIQUE FASCINADO COM A BELEZA DA ÍNDIAZINHA NEM PERCEBEU QUE O CAÇADOR HAVIA FUGIDO DA ALDEIA GUARANI ENQUANTO ELA DANÇAVA.
NESSE MOMENTO HOUVE MAIS UM ESTRONDO NA MATA FAZENDO COM QUE APARECESSEM NUVENS DE FOGO E FUMAÇA E MINUTOS DEPOIS TODA A TRIBO GUARANI AFUNDOU E OS SEUS GUERREIROS DESAPARECERAM PARA SEMPRE.
O CAÇADOR E A ÍNDIA TIVERAM OUTRO DESTINO. ELES FORAM PARAR NUM LUGAR CHAMADO CAVERNA DO JARAU E LÁ FICARAM CONFINADOS SÃOS E SALVOS ATÉ QUE A PRIMEIRA NOITE DE LUA CHEIA DO MÊS DE JUNHO CHEGASSE E TUPÃ DESCESSE DO CÉU PARA LIBERTÁ-LOS DA SOMBRIA E ESCURA CAVERNA DO JARAU.
NA NOITE DE LUA CHEIA, TUPÃ DESCEU DO CÉU E LIBERTOU O JOVEM CAÇADOR E A BELA INDIAZINHA QUE FINALMENTE PUDERAM VIVER AQUELE AMOR FASCINANTE QUE OS UNIU PARA SEMPRE AINDA NO TEMPO EM QUE TEINIAGUÁ, A PRINCESINHA CARIJÓ HAVIA SIDO TRANSFORMADA EM UMA FEIOSA LAGARTIXA CABEÇUDA.

     



Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52874


Outros títulos do mesmo autor

Contos O MELHOR AMIGO Saulo Piva Romero
Contos O ROUXINOL E A COTOVIA – A FÁBULA DO AMOR Saulo Piva Romero
Contos UMA BARRA DE CHOCOLATE EM APUROS Saulo Piva Romero
Contos DOIS LOBOS NO CORAÇÃO Saulo Piva Romero
Contos A PORQUINHA E OS SETE LEITÕEZINHOS Saulo Piva Romero
Poesias ELIAS E A CARRUAGEM DE FOGO Saulo Piva Romero
Contos A MENINA QUE DEU UM BEIJO NA LUA Saulo Piva Romero
Contos TIO BRÓCOLIS NO PAÍS DAS HORTALIÇAS Saulo Piva Romero
Contos EU E MEU CAVALINHO Saulo Piva Romero
Contos OS BRINCOS DE OURO DA PRINCESA Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 291 até 300 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Dança Sem Corpo - José Ernesto Kappel 53200 Visitas
Discurso de Formatura do 3º ano, 2003 - Aquiles Rapassi 53200 Visitas
ZIP! ZAP! ZUM! - Saulo Piva Romero 53199 Visitas
E quando a saudade dorme nos olhos - PauloRockCesar 53199 Visitas
As mãos da mulher - Ivone Boechat 53199 Visitas
FACHADAS DOS CASARÕES DE MINAS - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53199 Visitas
os loucos - SHIRLEY CASTILHO 53199 Visitas
FAÇO BEBÊ BONITO! - Alexsandre Soares de Lima 53198 Visitas
A Cultura da Paz - Ismael Monteiro 53198 Visitas
Antoninho Rapassi, meu Pai - Aquiles Rapassi 53198 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última