Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Cancelaram a cultura do cancelamento?
Flora Fernweh

Na era da informação e da dinamicidade das redes, a cultura do cancelamento simboliza uma violência de ordem que transcende o meio virtual, gerando impactos na atuação e no prestígio de grupos e corporações, e afetando diretamente a autoestima de muitos produtores de conteúdo e de personalidades públicas. Pode-se identificar que a falácia do ataque à pessoalidade, é em muitos casos, um mecanismo que impede um questionamento efetivo acerca dos argumentos emitidos, e configura-se como uma justificativa utilizada por aqueles que não somente passam a ignorar as vozes públicas, mas também contribuem com a disseminação do ódio em um ambiente no qual predomina o diálogo mínimo.

O pensador francês Guy Debord, propôs uma explicação que estabelece uma forte relação entre a cultura do cancelamento e o contexto de espetacularização da sociedade. A análise feita por ele, pressupõe um viés de idealização e endeusamento daquele que está se expressando. Tal fenômeno ocorre, segundo o pensador, pois depreende-se que há um desejo de que a realidade surja no espetáculo e alimente ilusões de forma satisfatória, considerando-se a figura pública, como o modelo mais indicado a ser seguido e imitado. Tanto em suas atitudes, quanto em sua posição política (que deve obrigatoriamente existir, uma vez que a neutralidade não tem fama de IBOPE). O sujeito de voz passa então a ser, no espetáculo social, a tentativa do fantoche, cujas ideologias devem estar em consonância com o que os seguidores/apoiadores gostariam de ouvir. Caso contrário, nada feito, as cortinas se fecham e o que acontece com o final desse show? Não sabemos, pois feliz ou infelizmente ele foi cancelado.

Além disso, um dos fatores que merece atenção durante um discurso, é a clareza na fala e nas ideias, com a consequente coerência entre ambas, visto que a falta de esforço em prol de uma melhor e mais assertiva interpretação, associada às crenças e opiniões prévias do receptor, restringe a visão geral e imparcial da mensagem comunicada. A partir disso, é imprescindível frisar o abismo que existe entre discordar e cancelar, posto que o primeiro se caracteriza como um comportamento individual que sugere divergências de visão de mundo diante de um mesmo fato. Já o segundo termo, refere-se a um ato coletivo de represália pública, massificado pela mídia.

É imprescindível entender o contexto e a trajetória de vida da voz que está falando, evitando julgar falas isoladas sem um conhecimento sobre sua vida e suas origens. Por outro lado, é necessário reconhecer os princípios gerais que sustentam os preconceitos das mais diversas naturezas. Pode-se aplicar a teoria da “prioridade do justo sobre o bem”, defendida por John Rawls e inicialmente proposta por Immanuel Kant, na sociedade contemporânea, pois ela visa que as democracias criem um cenário favorável à pluralidade de opiniões, mas com a responsabilidade de garantir o andamento do processo legal frente a todos os ideais propagados. Ainda, Andy Warhol afirmou que no futuro próximo, todos teriam seus quinze minutos de fama. De fato, tal pensamento se concretizou com o potencial expansivo das mídias, mas para além disso, tal fama na atualidade também engloba o ato de se ver fora delas.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52866


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Literatura feminina Flora Fernweh
Sonetos Ah mar (ço) Flora Fernweh
Crônicas Temor à técnica Flora Fernweh
Crônicas Bissextagem Flora Fernweh
Crônicas Textos ruins Flora Fernweh
Contos Um gato na campina Flora Fernweh
Crônicas Crônicas de Moacyr Scliar - impressões pessoais Flora Fernweh
Artigos Exílio, de Lya Luft - impressões pessoais Flora Fernweh
Poesias Confins de janeiro Flora Fernweh
Crônicas Crítica ao fluxo de consciência Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56714 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55039 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54936 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54812 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54723 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última