Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A LUA E EU
Saulo Piva Romero

HOUVE UM TEMPO EM QUE LUANA NUMA NOITE DE LUA CHEIA SE SENSIBILIZOU AO VER A LUA CHEIA DE VIDA E BRILHO LÁ NO CÉU. NAQUELA NOITE DE RÉVEILLON  LUANA SENTOU-SE CONFORTAVELVENTE DE FRENTE PARA A JANELA E VENDO A BELÍSSIMA LUA CHEIA RODEADA POR LINDAS ESTRELAS CADENTES SUSPIROU PROFUNDAMENTE, POIS A NOITE ESTAVA MUITO QUENTE E O VENTO SOPRAVA UMA BRISA REFRESCANTE LÁ FORA.
TODO ESSE CLIMA A INSPIROU A DIALOGAR COM A LUA.  HAVIA TERMINADO MAIS UM ANO E LUANA ESTAVA TRISTE E DESILUDIDA DEVIDO A ALGUNS TROPEÇOS QUE LHE ACONTECERAM NO ANO QUE HAVIA FINDADO. ELE CARREGAVA UMA MÁGOA DENTRO DO SEU CORAÇÃOZINHO.
EM LÁGRIMAS. NÃO FOI FORTE O SUFICIENTE PARA ENCARAR AQUELE MOMENTO COM FIRMEZA, SE DESFEZ E, VOLTOU E ENCAROU A LUA NOVAMENTE E SENTIU A LUZ DA LUA BANHAR TODO O SEU CORPO, MAS TAMBÉM SENTIU O VENTO REFRESCANTE SOPRAR EM SEU ROSTO E SEU CORAÇÃO FERVIA E O FAZIA TREMER DE DOR. ELA SOLUÇAVA DIANTE DAQUELA DOR INCESSANTE.  LUANA SENTIA UM PESO QUE COMPRIMIA SEUS PULMÕES, SENTIA COMO SE AMARRASSEM SUAS ENTRANHAS ÀS SUAS CORDAS VOCAIS.
TUDO O QUE A MOCINHA DESEJAVA NAQUELA NOITE EM QUE RESOLVEU COMPATILHAR O SEU MAIOR DESEJO PARA O NOVO ANO QUE ESTAVA COMEÇANDO É QUE ELA TIVESSE MAIS PAZ NO SEU CORAÇÃO E QUE CONSEGUISSE CONQUISTAR TODOS OS SEUS PROJETOS QUE FICARAM PARA TRÁS NO ANO QUE HAVIA SE FINDADO.  ELA NÃO CONSEGUIA SUPERAR O DESÂNIMO QUE HAVIA TOMADO TODO O SEU SER.
E A LUA LÁ NO ALTO DO FIRMAMENTO OBSERVAVA TODA A ANGÚSTIA QUE A JOVEM LUANA TEIMAVA EM GUARDAR DENTRO DO PEITO.
LUANA ERGUEU A CABEÇA E OLHOU MAIS UMA VEZ PARA A LUA QUE BRILHAVA INTENSAMENTE NO CÉU ESTRELADO SAUDANDO A CHEGADA DE MAIS UM ANO.
ENTÃO, A JOVEM SE ENCORAJOU E COMEÇOU A DIALOGAR COM A MAJESTOSA LUA COMO SE ELA FOSSE A SUA MELHOR AMIGA.
- EU QUERO DESABAFAR COM A SENHORA COMPARTILHANDO TODOS OS MEUS SONHOS E DESEJOS QUE TEIMAM EM NÃO SE REALIZAREM NESSES ANOS QUE PASSARAM.
A LUA A COMPREENDIA MUITO BEM, POIS TAMBÉM UM DIA ELA TAMBÉM HAVIA PASSADO PELA MESMA DOR E FRUSTRAÇÃO PELA QUAL LUANA ESTAVA PASSANDO NESSE MOMENTO, POIS, HÁ MUITOS ANOS O SOL E A LUA QUERIA SE CASAR, MAS, SE ISSO ACONTECESSE, O MUNDO SERIA DESTRUIDO: O SOL, COM SEU CALOR QUEIMARIA TODA A TERRA, E A LUA, VENDO TANTA TRISTEZA, CHORARIA EM PARAR E INUNDARIA O MUNDO INTEIRO. SEM PODER SE CASAR, ELES SE SEPARARAM.
QUANDO A LUA SUSSURROU NO OUVIDO DE LUA A SUA HISTÓRIA DO CASAMENTO FRUSTRADO COM O SOL, ELA FICOU COMPADECIDA COM A DOR QUE A LUA SENTIU AO SE SEPARAR PARA SEMPRE DO SEU AMADO SOL SE SACRIFICANDO PARA O BEM DA HUMIDADE.
ENTÃO, LUANA COMEÇOU A MUDAR OS SEUS PENSAMENTOS E VER QUE O SEU SOFRIMENTO ERA TÃO PEQUENO DIANTE DO SOFRIMENTO QUE UM DIA A LUA HAVIA PASSADO E NEM POR ISSO JAMAIS DEIXOU QUE O SEU BRILHO APAGASSE COMO A CHAMA DE UMA VELA. ENTÃO, LUANA FICOU SEM GRAÇA DIANTE DA LUA E DISSE PARA SI MESMA AS PIORES PALAVRAS JUNTAS EM UMA FRASE QUE O SER HUMANO JÁ CRIOU.
ELA CHEGOU A CONCLUSÃO DE QUE NUNCA HAVIA LUTADO PARA CONQUISTAR AQUELES DESEJOS QUE ERAM TÃO IMPORTANTES PARA ELA E PRECISAVA URGENTEMENTE IR ATRÁS DAS COISAS QUE REALMENTE A FAZIA FELIZ. ELA SE PÕS NO LUGAR DA LUA POR UM INSTANTE E PERCEBEU QUE A DOR PODE SER TÃO FORTE QUE AFOGA QUALQUER SENTIMENTO DE FELICIDADE QUE POSSA VIR A EXISTIR
ENTÃO LUANA OLHOU PROFUNDAMENTE NOS OLHOS DA LUA E PROMETEU QUE NESSE NOVO ANO IRIA CORRER ATRÁS DE TODOS OS SEUS DESEJOS COMO MAIS OTIMISMO, FÉ, AMOR E ESPERANÇA PARA QUE NÃO FOSSE OBRIGADA A SE SEPARAR PARA SEMPRE DE SEUS SONHOS TÃO DESEJADOS.
LUANA ENTENDEU DEFINITIVAMENTE QUE A PIOR PARTE DE SOFRER É QUE NÃO DÁ PRA LEMBRAR-SE DE COMO ELAERA ANTES DA DOR. MISTUROU-SE COM A ÁGUA DO MAR, SE DEIXOU LEVAR PELA MARÉ. DERRETEU E NUNCA MAIS FOI A MESMA. “É ISSO QUE ACONTECE QUANDO UM ICEBERG TENTA TOCAR NUM VULCÃO EM ERUPÇÃO.”
ASSIM FOI O DIÁLOGO ENTRE A LUA E EU NAQUELA NOITE QUENTE DO RÉVEILLON  DO ANO DE 2021.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 61635


Outros títulos do mesmo autor

Contos O MENINO QUE FALAVA COM ELE MESMO Saulo Piva Romero
Contos A VELHINHA E O MENDIGO Saulo Piva Romero
Contos A SABEDORIA DO SENHOR TATU E AS INTRIGAS DE DONA RAPOSA Saulo Piva Romero
Contos OS SAPOS E A LAGOA ENCANTADA Saulo Piva Romero
Contos OS BOLINHOS DE CHUVA DA VOVÓ Saulo Piva Romero
Contos O MAR BRIGOU COM O VENTO E QUEM VIROU... FOI A BARQUINHA Saulo Piva Romero
Contos O GÊNIO ENGARRAFADO Saulo Piva Romero
Contos O CORVO E O ESPANTALHO Saulo Piva Romero
Contos CROCO, O CROCODILO CHORÃO Saulo Piva Romero
Contos A OVELHA PERDIDA Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 361 até 370 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
A mão que cumprimenta - Henrique de Shivas 61990 Visitas
Ave de Voar - José Ernesto Kappel 61989 Visitas
O ofício do professor - Patricia Ferreira Bianchini Borges 61989 Visitas
IMPULSO IND A 18 ANOS - paulo ricardo azmbuja fogaça 61988 Visitas
Lançamento livro Japão: Memórias da Era Showa - Terezinha Tarcitano 61988 Visitas
NA PASSARELA DO SEU CORAÇÃO - Alexsandre Soares de Lima 61987 Visitas
Igual Buscapé - José Ernesto Kappel 61987 Visitas
A NOBRE MISSÃO DOS PAIS - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61986 Visitas
Verso quatro - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 61985 Visitas
Aptidão para Ver e Apreciar - Silvio Dutra 61985 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última