Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Retrospectiva 2020
Rafael da Silva Claro



Se tem uma coisa que é muito chata e que se repete todos os finais de ano, é a retrospectiva. Tem também o Especial Roberto Carlos. Essa retrospectiva será do tipo “fique em casa”, ou seja, não acontecerá quase nada.

A melhor coisa a se fazer em dezembro ou janeiro, é rever algum “vidente” de desgraças. Como era a falecida Mãe Dináh, cujo nome virou sinônimo de vidente picareta. Praticamente certas, são as previsões previsíveis: esse ano morrerá um artista, um político.

Vasculhei uns vídeos de 2020, não achei o acontecimento grandioso e óbvio dessa temporada: a covid-19, o coronavírus, a pandemia, a hidroxicloroquina, o “fique em casa”, o “use máscara” e as vacinas (russa, chinesa, inglesa, alemã, americana). Bastava ler qualquer jornal!

Antevisões baseadas em precisas análises técnicas me fazem pensar: porque o vidente não quis ser um cientista político, analista financeiro, técnico de futebol ou jornalista (comentarista)? Certo ano de Copa do Mundo, eu vi a Mãe Dináh “prever” o que o Felipão deveria fazer para a Seleção vencer a partida. Foi um tal de trocar um volante por um armador. Resumo: ela deu uma aula tática digna de Roberto Avallone. Bastava assistir ao Mesa Redonda para arriscar aquele palpite.

Esses candidatos a Nostradamus dizem apenas generalidades. Essas “previsões”, que podem ocorrer com qualquer pessoa, obedecem uma série de acontecimentos: posicionamento de corpos celestes - na data de nascimento ou do fato -, direcionamento da Humanidade e decisões corriqueiras. Se nada acontecer, são os caprichos do Universo. Se alguma previsão se confirmar, deverá render dinheiro e fama, Mãe Dináh que o diga.

Esse ano não passou nenhum cometa apocalíptico, não houve nenhuma desgraça natural, não encontraram nenhum calendário de uma civilização perdida e não estava previsto o final do mundo - de acordo com alguma combinação maldita de números ou uma predição macabra de algum profeta antigo. Entretanto, tivemos algo disruptivo: um trancamento geral.

Em 2020, aconteceu tudo e nada. Sempre, a melhor aposta é dizer, assertivamente, que o mundo não irá acabar; acertando, você poderá jactar-se; errando, não haverá a quem dar satisfação. Tudo pode acontecer. Ou não.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 52887


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Têm índios por aqui! Rafael da Silva Claro
Artigos A Marcha da Insensatez Rafael da Silva Claro
Artigos Ciro Chorou - 4 Elementos Rafael da Silva Claro
Crônicas Pura Paisagem Rafael da Silva Claro
Crônicas Bar do Barba * Rafael da Silva Claro
Crônicas Negócio da China Rafael da Silva Claro
Crônicas *FUTEBOL ⚽️ Rafael da Silva Claro
Músicas Inseto Insípido * Rafael da Silva Claro
Crônicas Pedro, apenas mais um youtuber ? Rafael da Silva Claro

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 401 até 409 de um total de 409.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔵 Está todo mundo preso - Rafael da Silva Claro 10 Visitas
🔴 Arquivos X - Rafael da Silva Claro 2 Visitas

Páginas: Primeira Anterior