Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Revolução Rabo de Cavalo
Lasana Lukata

E eu que não acreditava em reencarnação, nesta hora, sou forçado a crer, depois de abrir os jornais e dá de cara com Brás Cubas. Isso mesmo! O Brás Cubas de Machado de Assis.

A ressurreição é a volta no mesmo corpo (Cristo), e a reencarnação é a volta em corpos diferentes. Numa reencarnação pode-se ser homem e na outra, vir mulher. Meu amigo anda para todos os lados com uma barata na camisa. É a ex-namorada dele que morreu. Na hora do almoço ela pousa na comida dele e dos convidados. É sempre a primeira a provar a comida para ver se está no tempero... Temos que respeitar os sentimentos...

Mas domingo ao abrir um dos jornais foi um espanto ao me deparar com Brás Cubas, agora latinizado. Por exemplo, Eleázar ou Eliézer latinizado deu Lázaro, Brás Cubas latinizado é Patrus Ananias. Passou pertus, né?! Esse é nome de um dos mordomus revolucionarum de Inacius.

A reencarnação é algo que vem evoluindo. No século passado só havia reencarnação de gente morta, mas houve uma mutação espiritual e já existe reencarnação de gente viva. O presidente Inacius, na verdade, é a reencarnação de Fernandus Henricus Cardosus.

Não sei ainda se é reencarnação ou se é desonestidade intelectual. Talvez seja a segunda. Usam e abusam da obra e não dão o devido crédito. Ora, quem sabe o Senhor Patrus Ananias não se identifica com as Aventuras de Brás Cubas? Seja um ótimo leitor de Machado. Patrus, o homem mais bem informadus do planeta, não sabe nem que as empregadas domésticas estão pedindus para não assinarem suas carteiras para continuarum com o bolsae-familium, bolsae-cangurus (Leia-se na internet, A Política do Canguru). Esse ministrus só pode ser um admirador dos Cubas! Ou é reencarnação?!

Como desconfiei? A atitude-brás-cúbica é única!
Quem leu “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, vê que no capítulo XXI, o almocreve salva Brás Cubas de sérias contusões, quiçá a vida, se tive sido arrastado pelo jumento. Brás Cubas resolve lhe dar três das 5 moedas de ouro que tinha, mas no pequeno tempo de ir ao alforjes, viu ser a gratificação excessiva. Decidiu dar uma, mas olhando a aparência do almocreve, viu que era um pobre-diabo que jamais vira uma moeda de ouro. Acabou dando mesmo foi um cruzadinho de prata e partiu. Enquanto se distanciava, concluiu que pagara bem, e até demais, ao perceber no bolso do colete moedas de cobre, deveria ter dado mesmo eram os vinténs ao almocreve.

Veja-se que a Revolução de Brás Cubas nunca é de baixo para cima, mas de cima para baixo, é a Revolução Rabo de Cavalo que começa no céu e termina no inferno; vai do ouro ao cobre.

Quando o governo Inacius Midas começou, parecia que tudo iria ser ouro, mas vieram os dias de prata, de bronze e o que as mães do povo têm das mãos de Patrus é a quantia de R$30, 00 para fortalecer a autoridade e os laços familiares. Autoridade de cobre, laços de cobre, Brás Cubas?! O povo que produz e salva esse país recebe cobre, e os bancos recebem as moedas ouro.

O povo já sabe que está sendo mal pago com fogão, liquidificador e geladeira... O povo não quer andar ferrado, o povo quer Ferrari. Revolução seria num mesmo sinal vermelho, o filho de um gari e de um dono de banco, ambos com uma Ferrari.

O Bolsa-Família não emancipa ninguém. Pelo contrário, escraviza; estimula o crescimento populacional das raposas, mas se é assim: Raposas, uni-vos! Raposinhas, avante! Que o Brasil é vosso!


Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 59438


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas AS MOEDAS DE 25 CENTAVOS Lasana Lukata
Crônicas A SACOLA REGINALDA Lasana Lukata
Crônicas As Ferramentas do Escritor Lasana Lukata
Crônicas O DOM DA METAMORFOSE Lasana Lukata
Crônicas Doidonas Inversões Lasana Lukata
Crônicas Ocultação de Cadáver Lasana Lukata
Crônicas SÍSIFOS NOS INFERNOS Lasana Lukata
Crônicas A Guerra só vence por fora Lasana Lukata
Crônicas PRÊMIO BAIXADA 2007 Lasana Lukata
Crônicas TEM BOI NA LINHA Lasana Lukata

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 71 até 80 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Primavera de Amor - Carlos Vagner de Camargo 59579 Visitas
Às estrelas do meu jardim - Maria 59578 Visitas
Pai Nosso - Marcelo Henrique 59578 Visitas
A NOIVA - André Chamun Calazans 59578 Visitas
SONHO REAL - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59578 Visitas
Encontro Interior - Maria 59577 Visitas
Coração Dilacerado - Maria 59577 Visitas
03 - Conhecendo a si mesmo - Cezar Andrade Marques de Azevedo 59577 Visitas
Feito Água - José Ernesto Kappel 59577 Visitas
Duas vidas numa só! - Maria 59577 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última