Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Diagnostico do Municipio de Anicuns
Informaçoes Básicas.
José Carlos Ribeiro

Resumo:
O presente estudo teve por objetivo realizar um diagnostico sobre o município de Anicuns, para isso utilizamos informações básicas sobre os aspectos: físicos (geologia, geomorfologia, solos, vegetação, condições gerais dos condicionantes climáticos), bem como uma caracterização sobre a situação econômica e social que predomina na região, entre outros. Os conhecimentos foram analisados também uma pesquisa para o conhecimento de informações sócio_ambientais, seguida de mapeamento das informações obtidas acerca do território o que se faz de grande importância, visto que atividades de planejamento para o bem-estar da população e o desenvolvimento sócio-econômico, dependerão de conhecimentos e informações sobre o espaço geográfico. O presente estudo também servirá como base para estudos posteriores, pois o município de Anicuns não disponibiliza de informações para estudantes e pesquisadores que se prezem a estudar de forma mais aprofunda as características gerais do município.

CARACTERIZAÇÃO SOCIO-ECONÔMICA DE ANICUNS.

O município de Anicuns se encontra localizado na Micro-região do Mato Grosso Goiano, a 75 km a oeste de Goiânia Capital do estado. Sua sede está a l6º 8’ de Latitude Sul e 49º 57’ de Longitude Oeste. E está em uma altitude média em torno de 713 metros. O município representa uma área de 0,15% do estado de Goiás, sendo uma área correspondente de 867 Km2. Ao Norte limita-se com Itaberaí e Americano do Brasil, a, Sudoeste com Turvânia a Oeste com Mossâmedes, ao Sul com Nazário e a leste com Avelinópolis.
A hidrografia de Anicuns é bastante rica, tendo como destaque os rios dos Bois, Anicunzinho e Turvo, além contar com uma grande quantidade de córregos e nascentes. Devido à condição topográfica do município ele se destaca como divisor de duas bacias fluviais, a do Prata e o da Amazonas.
Os principais acidentes geográficos são:, Monte Castelo Morros do Chapéu e do Cachorro, Serra Pelada, Serra da Canjica e Serra do Felipe, a Gruta do Jenipapo, cachoeira dos Dois Monjolos ou Rio dos Bois, Cachoeira do Tombador e ainda a Cachoeira de São José.
O município é potencialmente rico em minérios principalmente, manganês, talco, calcário, ouro, chumbo. (PLANO DIRETOR 2006).
O município começou a ser ocupado em l752, tendo como principal atividade a mineração de ouro, que era abundante e de fácil extração. Após o declínio da exploração do ouro, os habitantes locais passaram a dedicar ao cultivo da terra e à exploração da pecuária. Constituía-se também na região um ponto estratégico de pousada de tropeiros, o que era uma atração de migrantes para a região, visto que a divulgação das riquezas locais era divulgada pelos viajantes.
O distrito de Anicuns foi criado pela Resolução Provincial nº 2 de 7 de junho de 1841. Pela Lei Estadual n 388 de 07 de junho de 1911, e foi elevado à categoria de Município, com denominação de Anicuns, desmembrando-se do município de Alemão, hoje município de Palmeiras de Goiás.
No período de 1931 a 1938 o município de Anicuns trocou de nome e passou a se chamar Novo Horizonte, contando com dois distritos, a sede e Nazário.
Em 1948 o distrito de Nazário se emancipou, desmembrando-se de Anicuns. Em 1962 emancipou-se o Povoado de Turvânia, em 1966 foi a vez de Avelinopolis se emancipar, e mais recente em 1982 emancipou-se o distrito de Americano do Brasil. O município conta a partir daí o município de Anicuns passou a contar com os distritos de Choupana e Capelinha, e possui três povoados, de Boa Vista, Poncionário e Capelinha dos Gomes. Em março de 1948 foi criadas a Comarca de Anicuns, que até o mês de março, esteve sob a tutela de Goiás e Palmeiras de Goiás.


ASPECTOS DEMOGRÁFICOS E ECONÔMICOS DO MUNICÍPIO
A população do município no ano de 1970 era de 22.733 habitantes, sendo desses 33,04% se localizava no meio urbano e 67,96% no meio rural, neste período o município estava entre os 40 municípios mais populosos do Estado de Goiás. Já na década seguinte em 1980 estimava-se que esta população fosse em número de 30.428 habitantes, mas, no entanto, o censo de 1999 constatou uma redução do número de habitantes do município, este fato se dá por dois motivos.
Primeiro, o município perdeu durante o período o distrito de Americano do Brasil, a outra é a falta de emprego no município fez com que a população fossem para centros maiores em busca de emprego. Quem vivia no meio rural 67,96% da população sentia a necessidade de buscar formas alternativas para melhorar sua renda.
Observando o quadro abaixo podemos comprovar que a redução da população foi maior no meio rural em 1970 a população rural era de 20.386 habitantes e em 1999 a população rural era de 9.146 habitantes, pelos números podemos dizer que a redução aconteceu exatamente no meio rural.
Já no meio urbano em 1970 a população era de 10.005 habitantes e em 1999 a população urbana era de 14.729 teve um crescimento significativo. O decréscimo da população rural mostra que a modernização da agricultura que iniciou na região a partir de 1970 foi um dos principais motivos da diminuição da população.
Tabela 01. População total, urbana e rural no município de Anicuns.
QUADRO POPULACIONAL DO MUNICIPIO DE ANICUNS
     
Total     Urbano     Rural
18.754     Mulheres     Homens     homens     mulheres
     7.436     7.293     1.853     2.172
Rural e urbano                    14.729          4.025
Por Sexo     Homens     9.146     Mulheres     9608
Fonte: Anuário estatístico do IBGE, 1999.

Em 2006, a população de Anicuns, segundo estimativa do IBGE, com mais de 20.000 habitantes.
Por faixa etária a população do município em 1999, era de 85,29% com faixa etária entre 0 a 39 anos, e que 47,33% dessa população tinha entre 0 a 14 anos. O que demonstra que esta população no período era composta em grande maioria por jovens, o que tinha maiores anseios por educação, saúde e lazer, bem como a ampliação do mercado de trabalho.
Em l999, 55,26% dos habitantes eram nascidos no próprio município e 45,74% não naturais da localidade. Os elementos não oriundos do município são na sua maioria provenientes do Nordeste do país atraídos pela oferta de mão-de-obra da Empresa Anicuns Álcool e Derivados, principalmente na colheita da cana-de-açúcar.
A população encontra distribuída de forma heterogênea por três setores da economia. Da população encontrada no município, em 1980 40.57% estava no setor primário, 25,51% no secundário e 28,80% no terceiro e em condições de inativas 5,12%. Este quadro demonstra a predominância de atividades no setor primário, vindo a seguir o setor terciário com uma diferença pequena para o setor secundário. (Plano Municipal de Desenvolvimento – PMD -1991)
No ano de l991, da população encontrada no setor primário, 30,42 % estava efetivamente ocupada, para 69,58% que dela dependia, no secundário 29,15% ocupada para 70,85% dependentes, no setor terceiro havia 35,30% ocupado e 64,70% que dela dependia. (PMD-1991)
Para uma população total de 18.206 habitantes apenas 49,31% se constituía em força ativa no mercado de trabalho e 50,69% era mão-de-obra não ativa (PMD-1991)
Analisando o crescimento dos setores da economia de Anicuns entre os anos de l980 e l991, o setor primário cresceu em 27,48% e o secundário em 52,93%, e o terciário 44,72% e as pessoas em condições inativas cresceram em 5,93%. (PMD-1991)
O setor primário mantém sua primazia como fonte de emprego, embora houve um significativo despovoamento do meio rural e o aumento de bóias frias, tendo como principais produtos a cana-de-açúcar, Nota-se que apesar disto, a agricultura tem cedido espaço para a pecuária, que nos últimos anos tem aumentado significativamente a sua participação devido a falta de uma política agrícola mais eficiente, isto significando uma retração na oferta de empregos dentro desse setor da economia e a diminuição de moradores no meio rural que desloca-se para os grandes centros, principalmente Goiânia e região metropolitana.
No setor secundário, a destilaria de álcool (Anicuns Álcool s/a) apresenta uma grande relevância para a economia do município e também para a ampliação da oferta de empregos no mercado de trabalho apesar da sua sazonalidade. Além das 6 cerâmicas existentes com capacidade de produção de 450 mil tijolos dia geram 320 empregos diretos, a Indústria de Sabão Geo que absolve 78 empregos, o município de Anicuns desponta para se tornar um pólo coureiro de grande importância para o Estado, Através do Curtume Anicuns que processa 2 mil peles/dia, a COURONAZA com capacidade de produção de vaquetas e napa na ordem de 600 m2 de peles/dia, as industrias de calçados embora de porte médio já produzem 3 mil pares dia, estas indústrias absolvem 290 servidores diretos. (PMD-1991)
Como grande fator de emprego no setor terciário tem-se as agências bancarias sediadas na cidade, o comercio e prestadores de serviços bem sedimentado, ressaltando que no município praticamente não existe o latifúndio.

AGROPECUARIA
O setor agropecuário de Anicuns tem uma boa representação para o estado de Goiás, apesar de ter problemas estruturais, o município tem uma grande produção leiteira, gado de corte e a monocultura da cana de Açúcar que é a partir do ano 2000, a atividade que mais cresce no município, no período da safra de cana a região tem toda sua atividade voltada para a cana de açúcar, na foto abaixo podemos observar trabalhadores em plena atividade no corte da cana.
O Município é bastante explorado, no mapa abaixo de uso da terra pode-se observar que brande parte das terras já estão sendo trabalhadas pelo homem apesar que grande parte está sendo utilizada para a criação de gado.

HABITAÇÃO
A sede do município de Anicuns possui 5.443 unidades residenciais. Tais unidades foram classificadas de acordo com suas características em cinco tipos – A,B,C,D, e Sub-habitação.
•     As Unidades residenciais tipo A São as residências com melhor padrão de qualidade com uma preocupação no visual no ato de sua construção.
•     As unidades residenciais tipo B têm também boa estrutura, mas sem uma preocupação estética, obedece a um padrão residencial popular.
•     As unidades residenciais tipo C se situam num padrão popular, tipo Sistema Financeiro Habitacional.
•     As unidades residenciais tipo D são residências que são construídas para simplesmente serem abrigos, não oferecendo nenhum conforto aos que nelas residem.
Ainda existe um número de sub-habitações no município, estas não oferecem nenhuma condição de habitação são localizadas no Setor Areião, Vila Dona Lica, Setor boa esperança e São Domingos.
Os distritos apresentam as seguintes características: o distrito de Choupana com 138 casa tipo C e D com abastecimento de água tratada e ruas pavimentas e iluminadas. O distrito de Capelinha possui residências do tipo C, com predominância de habitações do tipo D, possui apenas as principais ruas pavimentadas, sendo que o setor novo horizonte não possui ruas pavimentadas. O distrito também tem fornecimento de água tratada e rede de energia elétrica.
Quem não possui casa própria no município, paga em torno de 180 reais, equivalente a meio salário mínimo de aluguel, mesmo assim ainda enfrenta grandes problemas devido a concorrência nos melhores locais para residência disponíveis para aluguel, principalmente no período da Safra de cana, pois é grande o numero de trabalhadores que vem para o município em busca de emprego e alugam casas pra servirem de abrigo, normalmente uma casa de quatro cômodos abrigam até 10 homens no período da safra.
O município de Anicuns enfrenta um grave problema nesse quesito, pois a uma exploração na cobrança de alugueis visto que os empregos oferecidos no município são em sua maioria de remuneração baixa.   

COMERCIO E SERVIÇOS
As unidades destinadas a atividades comerciais e serviços estão concentradas na maioria   no Setor Central, e st. Leste. Nos setores de menor poder aquisitivo os estabelecimentos comerciais localizam-se em sua maioria nas esquinas e atendem necessidades de urgência dos moradores locais, são quase sempre estabelecimentos de pequeno porte.
As atividades comercias e de serviços correspondem à demanda do município e região servindo como pólo para os municípios menores localizados na região.
Apesar de contar com um código de postura (lei 1261/93), a legislação municipal ainda é muito arcaica, deixando muito a desejar principalmente quanto a questões sanitárias e ambientais é preciso que a lei que foi aprovada em 1993, passe por um rigoroso analise, pois a lei é falha em muitos aspectos (RIBEIRO/PEREIRA – 2006).

INDÚSTRIAS
A localização das industrias no município não obedece nenhum critério, está disseminado por toda a cidade, esta falta de observação, acaba sendo desagradável para os moradores tendo em vista que os moradores sempre são incomodados com o barulho e as movimentações causadas por estas industrias nas portas de suas casas.
O fato é que o município precisa criar uma área destinada a estas empresas, pois só assim o poder público vai poder retirar das áreas habitacionais, é claro que esta área precisa ter uma infra-estrutura capaz de atender a demanda dessas empresas.
As cerâmicas localizadas ao lado do perímetro urbano em terrenos no entorno da cidade, constitui um dos problemas, o trafego dos caminhões na malha urbana da cidade.
Outra preocupação é a localização das industrias de maior porte as margem do rio dos Bois, a Usina de Álcool e açúcar fica a 5 km da cidade na Go-353(Anicuns à Americano do Brasil) a apenas l50 metros da margem esquerda do rio dos Bois. A indústria de Sabão Geo é outra empresa que fica dentro do perímetro urbano de Anicuns ao lado da Vila Santa Lúcia as margens da Go-356 e apenas 120 metros também do Rio, o Curtume Anicuns, considerado de grande porte pela sua capacidade de produção fica apenas 100 metros da margem direita do Rio dos Bois e menos de 300 metros de quatro atrativos turísticos (Cachoeira do Tombador, Cachoeira de São José, Vereda de São José, Serra da Canjica e Ponte de Pedra).

RECREAÇÃO
A cidade é muito pobre quando se trata de opções em recreação. Existem 7 praças urbanizadas, sendo duas localizadas no setor Centro, ambas precisam de mais cuidados, duas na Vila Olinda uma praça no Conjunto Rio dos bois a melhor praça em termos de arborização e a praça faculdade. O Bosque municipal cercado de alambrado e calçamento, possui em seu interior uma passarela de 2 metros de largura, uma construção de alvenaria com 240 m2 onde será instalada a Casa da Cultura, situado dentro do perímetro urbano da cidade. A Praça do Terminal Rodoviário de Anicuns, com um pequeno lago, pela característica do relevo do município torna este local de rara beleza, sendo um local de recreação e lazer da população.
Na cidade existem dois clubes, sendo um do Banco do Brasil e outro em fase de construção, e a muitos anos com a obra parada este clube pertencente ao Poder Público Municipal, com as piscinas construídas o salão de festa bastante adiantado mas é preciso que as obras sejam reiniciadas pois o projeto já gastou muito dinheiro. O município de Anicuns conta ainda com dois Estádios de Futebol sendo um com arquibancada coberta, e um ginásio de esporte polivalente com capacidade para 4 mil pessoas. No parque de exposição Agropecuária existe uma pista para vaquejada em boas condições, e está em fase de conclusão o salão de festas, e o Centro de convenções de Anicuns.
O sítio urbano de anicuns é recortado fundos de vale, que representam o seu rico potencial recreativo para a população local. Potencial este que poderá ser aproveitado como área de preservação da paisagem natural (APA).
É importânte ressaltar que os atrativos turísticos do município estão localizados próximo a cidade, num raio de 12 quilômetros alem de ser de fácil acesso para a população.

EDUCAÇÃO
A cultura popular e sem dúvida o resultado dos investimentos em educação, de certa forma, as escolhas realizadas durante um grande percurso, vai moldando o conhecimento de um povo, que recebe outros conhecimentos para aperfeiçoar uma cultura local.
A educação ainda não conseguiu alcançar os níveis desejados pelos cidadãos, em nosso município, é preciso que os gestores percebam a necessidade de investir mais na erradicação do analfabetismo, mas para isso o esforço deve ser mutuo. O poder público fazer sua parte e os empregadores, empresários, comerciantes e proprietários rurais invistam na educação para que todos os trabalhadores que não tiveram acesso ao ensino, possam ter oportunidades de estudar.
Existem muitos programas em todo país que procuram organizar um sistema educacional para todos, mas é preciso que haja melhor valorização dos profissionais desta área, para que o nível da educação melhore, é preciso também que todos os cidadãos brasileiros percebam a necessidade de melhorar o nível educacional no Brasil e para que isso aconteça teremos que iniciar o trabalho pelo município. Dessa forma o envolvimento partirá da base e com certeza terá um efeito mais satisfatório, para os trabalhadores analfabetos que ainda existem no município.
Diante dessa necessidade o município de Anicuns tem um grupo no combate ao analfabetismo com as seguintes participações:

Escolas da Rede Privada de Ensino
Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino
Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino
Estagiários da FECHA
Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns - FECHA
Secretaria Municipal de Educação
Superintendência de Estatísticas, Pesquisa e Informação de Goiás – SEPIN.
A educacional na cidade apresenta o seguinte quadro: conta com 18 estabelecimento de ensino, sendo que 14 destes atendem apenas o ensino fundamental, 3 atendem o segundo grau e 1 oferece cursos do terceiro grau(Pedagogia, Geografia, História, Contabilidade, Administração de empresas, Marketing, agronegócio e Direito). O Município atende sua função educacional no povoado de Boa Vista e outra na Vila Santa Lúcia, Na Vila são Vicente e no Setor Leste, com mais de 2300 alunos matriculados no exercício de 2006. (Secretária da Educação-2006)
Esses estabelecimentos funcionam em dois turnos, havendo um total de 109 salas de aula mais as salas do Campus II, da FECHA para um quantitativo de 193 professores mais os professores da Fecha.
O transporte de Alunos dos setores mais afastado e do meio rural é feitos pelo município com uma frota própria e também com veículos locados pela séc. de educação do município.
Existem duas creches com atendimento de bom padrão, com equipamentos de recreação. Uma das creches é bem equipada localizada no Rio dos Bois a outra Na vila são Vicente e necessita de reformas estruturais.
Quanto a estabelecimentos culturais, Anicuns é servida por uma biblioteca municipal localizada em frente ao terminal rodoviário, outra instalada na Faculdade de Ciências Humanas de Anicuns campus I e também a Biblioteca Da faculdade de Educação e ciências humanas de Anicuns Campus II.
Quando se refere a estabelecimentos culturais com centro de criatividade e museus históricos, a cidade é totalmente deixa a desejar, mesmo possuindo potencial em valores culturais e históricos. É preciso, no entanto, tentar despertar o interesse da população e da administração para esses valores, pois Anicuns está incluída entre as cidades mais antigas do estado. A Prefeitura nesse sentido nos informou que pretende desapropriar uma residência construída no núcleo inicial da cidade, e transformá-la em museu histórico.

SAÚDE
O município conta com 3 hospitais da rede privada, sendo que um é conveniado com o município os 111 leitos e 12 médicos, como pode ser observado na tabela 02, os hospitais também prestam atendimentos diversos inclusive cirúrgicos.
Tabela 02 estrutura dos hospitais do município de Anicuns
Hospital     C. Saúde St Luzia     S. Terezinha     S. Vicente     total
Méd     7     3     2     12
A. Enfem.     1     1     6     8
Técnicos     0     1     0     1
Berçário     1     0     1     2
N. Leitos     46     34     41     111
S. Parto     1     1     1     3
C.cir     1     1     1     3
RX     1     1     1     3
ECG     1     1     1     3
Fonte: Secretaria municipal de Saúde 2006

O município também conta com três clínicas, três laboratórios, seis unidades do PSF – Programa saúde da Família e 4 unidades de saúde nos distritos e povoados, confira estrutura do PSF na Tabela 03.

Tabela 03 Estrutura dos PSF – Programa Saúde da Família
Profissionais - 2006     Quantidade
Médicos     06
Enfermeiros     07
Auxiliares de Enfermagem     08
Odontólogos     05
Técnicos em Higiene Dental     01
Auxiliar de Consultório Dentário     03
Agentes de Saúde     42
FONTE: Secretária municipal de Saúde 2006

No que diz respeito à saúde o município, não tem grandes problemas, o programa saúde da família tem um desempenho razoável e aos poucos está melhorando os atendimentos, no entanto é preciso melhorar muito para que sejam atendidas as necessidades dos residentes no município.
Um dos problemas que foi destacado em nossa pesquisa pela secretária municipal de Saúde é a falta de planejamento devido ao grande numero de trabalhadores flutuantes que vem pra o município na época da safra de cana, esses trabalhadores não são cadastrados como moradores e é um gasto extra no caixa da secretária do município.
Ao procurar a empresa para conversar sobre o assunto eles não se preocupam e sempre alegam que estes trabalhadores não são buscados pela empresa e sim eles vem para o município em busca de trabalho.
O município conta ainda com 12 farmácias, sete consultórios odontológicos particulares e um centro odontológico municipal, conveniado com programas do governo federal, “Brasil Sorridente”. (Vigilância Sanitária municipal – VISA – 2006)

SISTEMA VIÁRIO
A malha Viária Principal é composta por vias ligam os setores urbanos e proporciona ligações da sede com os distritos ou outros municípios.
Os conjuntos de vias que formam o Sistema viário Principal, e o fluxo rodoviário não deixam de provocar conflitos no centro urbano, pois os caminhões não têm outro caminho a não ser passar pelo centro urbano da cidade, é também pela malha urbana da cidade, que são transportados produtos das cerâmicas o que agrava os conflitos entre caminhões, veículos de passeio no centro urbano alem de prejudicar o trafego de pedestres.
O sistema Viário Secundário tem um conjunto de vias que possuem um tráfego mais intenso e dão acesso ao centro da cidade.
O Sistema Viário Local é formado por vias que comportam fluxo pequeno, de tráfego local.

MELHORAMENTOS URBANOS
Os principais benefícios públicos oferecidos a determinada parcela da população, compõe-se de pavimentação (90%), rede de água tratada (100%) rede de esgoto (60%) rede de energia elétrica (100%), com a mesma cobertura de iluminação pública.
Existem 5.443 unidades prediais cadastradas na Prefeitura, sendo 4.430 residencial, 815 comercial, 140 prestacional; 68 industrial, dados fornecidos pelo sistema de cadastro imobiliário da Prefeitura local. Destas Unidades residenciais a Vila Mutirão, São Domingos, Santa Lúcia, vila Rio dos Bois II e parque Angélica os lotes foram distribuídos pelo Poder Público Municipal para famílias de Baixa Renda.
Destaca-se no município, as associações comunitárias da Vila São Vicente e Setor Oeste, Da Vila São Domingos, da Vila Mutirão e Conjunto Rio dos Bois, Vila Olinda, Vila Santa Lúcia e Dona Lica e no município existem 14 Associações de Produtores Rurais, 13 delas estão paradas estando em funcionamento apenas a associação dos Assentados no Projeto Ribeirão do Meio.
É importante lembrar que as maiorias dos produtos vendidos nas feiras de Anicuns são produzidas pelos próprios feirantes, isso nas duas feiras a feira de Quarta feira também tem um grande público e é administrada pelos alunos do curso de Administração e fiscalizada pela Vigilância Sanitária Municipal.
A Prefeitura mantém o serviço de limpeza pública, o destino do lixo coletado, é jogado próximo do perímetro urbano em Lixão a céu aberto.
É importânte ressaltar que a administração anterior deu inicio as obras para construção do lago as margens do Rio dos Bois e aos poucos, estamos vendo a retirada da cobertura vegetal nas margens do rio dos bois no local escolhido para a construção do lago no Rio dos Bois.

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE ANICUNS
GEOLOGIA.
A Predominação no município é de rochas pré-cambrianas do período arqueano, pertencentes ao Complexo máfico – ultra – máfico, tipo Americano do Brasil.
Onde predomina gnaisses, migmatitos, anatexitos, granulitos, tonalitos, anfibolitos, rochas granitóides em geral, metaultramáfitos, rochas caleossilicáticas e rochas cataclásticas.    Distinguem –se áreas de predominância de: hornblenda e/ ou biotita – hornblenda gnaisses, associados com migmatitos, granulitos, metaquartzodiorito, metadiorito, biotita anfibolito e hornblenda gabro, hgn, granulitos máficos e/ ou félsicos, gl, milonitos, milonitos gnaisses, blastomilonitos e blatomilonitos gnaisses, bl hornblenda biotita granito, biotita granito e granito porfiro básticos – gr – migmatitos.

GEOMORFOLOGIA
O município de Anicuns pertence ao compartimento geomorfológico do Planalto Central Goiano, e no subcompartimento do planalto rebaixado de Goiânia, e apresenta relevos de forma convexa e tabular.
As formas convexas apresentam relevos de topo convexos de diferentes ordens de grandeza e de aprofundamento de drenagem, separados eventualmente por vales de fundo plano. MAMEDE et al. (1983)
A intensidade de aprofundamento de drenagem é muito fraca e a dissecação do relevo encontra-se entre 750 m e1750m.
As formas tabulares apresentam relevos de topo aplanado, com ordens de diferentes grandezas e aprofundamento de drenagem eventualmente separada de vale de fundo plano.
A região engloba relevos medianamente dissecados em formas convexas, associadas em formas tabulares amplas, com interflúvios de 750 a 1750 m e vertentes oscilando entre 2 e 5°, sobre as quais se desenvolveram solos de constituição predominante arenosa.
No Planalto dos Guimarães (Alcantilados) a dominâncias de areias oriundas da alteração de formação Sedimentares Areniticas influenciou sobremodo do regime hidrológico e no escoamento das águas de superfícies. Esses terrenos apresentam grande porosidade e absorvem boa parcela do volume da água precipitada, o que favorece a manutenção de parte dos depósitos superficiais do local, quando não ocorre a remoção da Cobertura Vegetal de Savana. A outra parcela do Material Superficial erodido e rapidamente transportado pela drenagem da área, não se observando praticamente depósitos de Tálus. Isto mostra um certo equilíbrio em o material friável de transporte fluvial. O escoamento superficial concentrado em terrenos areníticos desprotegidos de cobertura vegetal natural, conduzindo aos deslizamentos de massas e a formação de voçorocas e ravinas.
As regiões do Planalto Central Goiano constituem remanescentes de antiga cadeia de dobramento, e compõem o Domínio Morfoestrutural da Faixa de Dobramento Uruaçu – Brasília, compreendendo um grande planalto, sub compartimentado em níveis topográficos distintos, e com características próprias, mais ligados por comuns traços genéticos.

SOLOS.
Os Solos do município de Anicuns foi efetivada a partir do levantamento de solos realizado pelo Projeto Radambrasil (1983), posteriormente isolados os tipos de solos predominantes a partir de uma carta base, fazendo uma adaptação de escala.
Considerando o levantamento RADAMBRASIL, apresentam-se em forma de associação, predominando na área de estudo duas associações, sendo a primeira formada por, Cambissolo distrófico cascalhento e pedregosos, testura média ondulada + podzólico vermelho-amarelo distrófico + terra Bruna cascalhenta média argiloso e ondulado + solos litólicos distrófico cascalhento e pedregosos textura média.
A segunda associação predomina podzólico vermelho-amarelo + Terra Bruna cascalhenta e não cascalhenta A moderado chernozênico, textura média-argilosa + podzólico vermelho-amarelo distrófico + latossólo médio argilosos e latossólo vermelho-escuro distrófico textura argilosa relevo plano e ondulado.       

PODZOLICO VERMELHO AMARELO (PV)
Essa classe é constituída por solos com horizonte B textural, não hidromórficos, com argila de atividade baixa.
Comumente, são solos profundos, com baixos teores de ferro, ocorre em relevo que varia de suave ondulado a montanhoso e sob cobertura vegetal natural de floresta subcaducifólia e cerrado subcaducifólio, podendo ocasionalmente e em áreas pequenas ocorrem sob cerradão subcaducifólio.
A baixa fertilidade natural e acidez elevada, a freqüência de cascalhos e pedregosidade superficial e interna, constituem os principais fatores limitantes para utilização destes solos. Em relevo mais acidentado ocorrem também as limitações decorrentes da sua grande suscetibilidade à erosão.

LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO (LV)
São solos formados de modo geral, de materiais de cobertura proveniente de várias rochas, compreendendo solos minerais.
Possuem textura variável de média a muito argilosa, baixa saturação de bases ou elevada concentração de alumínio, reação fortemente ácida, bem a acentuadamente drenados, muito porosos e, normalmente, bem permeáveis.
Estes solos ocorrem normalmente em áreas de relevo plano e suave ondulado e estão relacionados com a vegetação natural do tipo cerradão, cerrado, campo cerrado e campo.
Apresentam geralmente, boas condições físicas ao desenvolvimento das plantas e estão situados em áreas de relevo favorável, o que permite praticar a agricultura mecanizada e, desde que seja utilizada praticas e manejos de quando não oferece maiores riscos a erosão.
Entretanto para obterem-se melhores produções, serão necessárias adubações e correções de acidez. Trata-se de solos em avançado estagio de intempirismo, muito evoluídos destituídos de minerais primários e secundários pouco resistentes ao intempirismo, muito evoluídos destituídos de minerais primários s secundários pouco resistentes ao intempirismo, com alguns horizontes apresentando valores de pH em solução KCIN mais elevados que os determinados em água.

PROCESSOS EROSIVOS
Anicuns apresenta um quadro agravante em relação às erosões, mas devido ao seu potencial turístico, há muitas preocupações quanto aos processos erosivos que se espalha por todo o município de Anicuns.
Devido a grande plantação de cana temos regiões que o problema das erosões e mais preocupante. na serra do Felipe por exemplo e em algumas partes da cidade também é demonstrado grandes preocupações dos moradores do município que cobram das autoridades um projeto para recuperação do solo no município.
Muitos moradores são revoltados com a monocultura da cana, pios é uma das atividades mais degradante no município, e sugerem aos gestores municipais que façam leis municipais que exijam dos empresários um programa de recuperação das degradações que causam no município.   

COBERTURA VEGETAL.
A região de Anicuns apresenta uma grande variedade de vegetação, todas associadas ao domínio fitogeográfico do cerrado. Graças à variedade de formas de relevo, capacidade de drenagem dos solos e variedade dos mesmos a vegetação natural apresenta diversas feições fisionômicas. Porém é preciso considerar que no município já não há mais grandes remanescentes de vegetação nativa devido à grande ocupação das vertentes por pastagens artificiais e pelo plantio de culturas temporárias como a cana-de-açúcar, que hoje ocupa grande extensão de terra no município, entretanto as principais fisionomias caracterizam-se pelo cerrado “stricto sensu”, cerradão, e também matas ciliares, no fundo dos vales, dos brejos estacionais além de veredas, com suas vegetações típicas.
Atualmente, a região encontra-se bastante antropizada e como conseqüência direta a cobertura vegetal original, ou seja, Floresta Estacional, Semi-decidual, apresenta-se quase que totalmente descaracterizada , conservando pequenos agrupamentos residuais de exemplares arbóreos de grande porte, que as vezes confundem-se com a vegetação secundária.
Essa antropização vem ocorrendo ao longo dos anos e com objetivos de implantação de culturas cíclicas, principalmente arroz, milho e feijão, alem de formação de pastagens introduzidas como: o capim – baquearia (brachiaria sp), o capim – colonião (Panicum Maximum) e o capim Jaraguá (Hyparrhenia rufa).
A estrutura destas florestas remanescente apresenta três estados arbóreos:
•     A camada superior onde aparecem as arvores mais altas, com altura entre 25 a 30 metros, forma a abóbada foliar. Nessa camada há poucas copas emergentes e as arvores mais altas perdem as folhas no período de estiagem.
•     A camada intermediaria é composta por arvores de 10 a 15 metros de altura, ainda jovens e por regeneração natural das espécies mais antigas e outras árvores de folhas perenes.
•     O terceiro estrato compõe-se de arvoretas, arbustos e herbáceas, que caracterizam o sub – bosque.

As espécies arbóreas que compõem o estrado superior e com fustes bem formados são: Jequitibá (Cariniana sp), Palmeira Macaúba (Acrocomia sp), Paineira (Erioteca Gracilipes), (Erioteca Gracilipes), Cedro (Cedrela fissilis), jatobá (hymenaea caurbaril), Angico vermelho (parapiptadenia rígida) e Palmito (euterpe edulis).
É comum, também são duas espécies de palmeiras: Bacuri (attalea sp), que é conhecida como indicadora dos solos férteis, e que desenvolve com maior freqüência nas áreas desmatadas e queimadas a Guariroba (Syagnus sp).
Ainda no vale do rio Turvo, afluente do Rio dos Bois, é observada uma região de encontro das fisionomias, chamada de Écotono, onde são vistas lado a lado espécies como o carvoeiro (Sclerobium paniculatum), a garapa (Apuleia molaris), Sucupira branca (pterodon pubescens), Ipê Roxo e branco (tabebuia sp).
Nas veredas que são formadas por solos hidromórficos, onde o lençol freático é superficial, a vegetação é constituída por árvores e arbustos e apresenta verde e exuberante durante todo o ano. Apresenta as espécies: Jequitibá (Cariniana sp), Ingá (ingá sp), Pau D’óleo (Copaítera langsdorffii).
Atualmente, as áreas florestadas que conservam a cobertura original são diminutas. Constataram-se apenas reduzidos agrupamentos de vegetação natural primária.
Este agrupamento de árvores remanescente de Floresta Estacional encontra-se totalmente descaracterizadas e desprovidas de qualquer sentido econômico florestal. Grande parte dessas áreas, com o uso exaustivo e sem a aplicação de técnicas adequadas de conservação e manejo de usos, já se esgotaram a passaram a ser utilizados para a pecuária.       

RECURSOS NATURAIS
O Índice agro climático está entre 70 e 115%. E a precipitação total anual é de 1.300 mm.as Declividades estão entre 15 e 25 % com algumas restrições á mecanização. Práticas conservacionistas intensas e permanentes. Os Solos do município é de fraca limitação. Com um solo de Boa fertilidade e Alguns locais apresentando restrições devidas á presença de cascalhos e/ ou concreções e/ ou pedregosidade.

ASPECTOS CLIMÁTICOS
A região de anicuns apresenta um clima tropical úmido a subúmido. Segundo classificação de Kooper, apresenta clima do tipo AW, com duas estações bem definidas com períodos de seca que varia de maio a setembro e período chuvoso que varia de outubro a abril.
As condições metereológicas, predominantes em Anicuns, são tipicamente continentais tropicais durante o período de estiagem e continentais equatoriais durante o período de chuvas.
O céu da região é sempre claro, com exceção, da presença nos meses de agosto e setembro, de uma bruma seca devido a fumaça proveniente de queimadas o que reduz a nebulosidade.
A pressão atmosférica é praticamente quase constante, em torno de 929,7 hpa.
Na região há predominância de ventos de rajadas e de curta duração, mantendo uma freqüência no período de maio a setembro com velocidades medias de 14 a 17 km/h.

TEMPERATURA:
a temperatura do município apresenta media de 23ºC, sendo que a temperatura média mínima de 17,9ºC e temperatura média máxima de 29,8º C.
As variações de temperaturas médias diárias são relativamente pequenas, mas em decorrência da inserção profunda da região no interior do continente, as variações diurnas são bastante acentuadas.
Os dados climáticos mostram que as temperaturas máximas absolutas atingem valores altos de até 38,4ºC e 36,8ºC, nos meses de setembro e outubro, respectivamente, coincidentes com a máxima seca. As temperaturas mínimas absolutas atingem até 28ºC.
O mês de setembro é marcado pelos maiores índices termais favorecido pela alta incidência latitudinal da radiação solar e a baixa umidade relativa do ar.

EVAPORAÇAO
A evaporação total anual média na região é de 1.500 mm/ano. Pelas informações climatológicas existentes, o índice evaporimetrico mensal máximo na região, ao sul do paralelo 6º S até 16º S, ocorre em agosto e setembro com valores de 202,4 mm e 191,9 mm, respectivamente, com o mínimo ocorrendo nos meses de dezembro a fevereiro com valor variando entre 86 mm e 97 mm.

UMIDADE RELATIVA DO AR
A umidade relativa do ar situa-se em torno de 66% ao ano, com valores entre 73 a 76% nos períodos de chuva, caindo para 53% nos períodos de seca, que coincide com o período de frio. (inverno).

REGIME E DISTRIBUIÇÃO PLUVIOMÉTRICA
O regime de chuvas nesta região deve-se quase que exclusivamente aos sistemas de circulação atmosférica com pouca influencia do relevo sobre as tendências gerais determinadas pelos fatores dinâmicos.
No gráfico 02, podemos analisar os dados pluviométricos da estação pluviométrica de Anicuns.
Podemos analisar pelos dados que nos períodos de novembro a março, respondem pelo elevado índice pluviométrico regional, com evidente efeito da orografia. A estação chuvosa atinge o ponto Maximo nos meses de dezembro e janeiro, com media mensal da ordem de 240,8 mm e 223,5 mm, respectivamente. De maio a outubro os fluxos de leste e nordeste, comandados pela massa Tropical Atlântica reduzem os efeitos pluviométricos, desaparecendo o significado do relevo.
Esta região está sujeita à seca, que ocorrem dentro da estação chuvosa, conhecida como o fenômeno “veranico”, que pode durar dias ou se prolongar por mais de 20 dias, prejudicando as lavouras de sequeiro.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante nossos trabalhos, tivemos muitos colaboradores, mas tivemos também muitos problemas para coletar os dados aqui apresentados, diante destes problemas, podemos dizer que o município de Anicuns é muito rico, pois nos oferece uma imensa quantidade de dados para ser pesquisados.
A geografia é sem dúvida uma das disciplinas que mais tem dados a pesquisar no município, pois somos apenas a terceira turma de formandos em geografia que se propôs a pesquisar e enriquecer os inúmeros dados que já foram coletados pelos nossos colegas Geógrafos que formaram em geografia nos últimos anos.
Os formandos de geografia autores deste projeto, deixa para os próximos colegas uma missão, a de continuar as pesquisas e formar uma rede de dados que possam colaborar com todos os estudantes inclusive do ensino médio que também são carentes de dados como os que estão sendo apresentados e também já foram apresentados anteriormente.
Este nosso trabalho é só o começo de uma grande pesquisa e visa o eixo temático em uma visão dialética, pois nosso objetivo é transformar estes estudos em uma obra que possa servir de base para futuros geógrafos que se pretenda estudar a região de Anicuns.            
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA.
BARBOSA, Maria Ligia de O. - QUITANEIRO, Tânia – OLIVEIRA, Márcia Gardênia de Oliveira – Um Toque de CLASSICOS – Editora UFMG – Belo Horizonte, MG – 2000.

FERREIRO Emilia – Com Todas as Letras – Cortês editora – São Paulo – SP – 1997.

FREIRE, Paulo – Educação como pratica da liberdade – PAZ E TERRA – Rio de Janeiro – RJ.

RODRIGUES, Alberto Tosi – Sociologia da Educação – DP&A Editora – Rio de Janeiro – RJ – 2001

Internet, www.ibge.gov.br
IBGE. Anuário estatístico 2003

Prefeitura Municipal de Anicuns – Plano Municipal de Desenvolvimento 1991; Secretária de Turismo e Meio Ambiente; Secretária de Saúde; VISA – Vigilância Sanitária Municipal ; Grupo de Trabalho Comunitário – GTC.


Biografia:
José Carlos Ribeiro, Separado judicialmente, pai de 2 filhos uma adolescente de 13 anos e um adolescente de 11 anos, tenho 38 anos nascido no municipio de Itaberaí estado de Goias, sou formado em geografia, e tenho especialização em mineração, adoro escrever textos diversos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52966


Outros títulos do mesmo autor

Discursos Ano Eleitoral José Carlos Ribeiro
Monografias O Sindicalismo José Carlos Ribeiro

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 12 de um total de 12.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54603 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54547 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54536 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54327 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54273 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54248 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54236 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54166 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54014 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53998 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última