Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A penteadeira de Sarkozy
Lasana Lukata


Cada vez mais sofisticadas, não está longe de serem as manchetes nos jornais: ”Guerra Napolitana: Míssil sabor chocolate atinge escudo de baunilha com morango”

Mas abro os jornais e não as vejo mais. Algumas recebiam perfume francês; outras: perfume barato.

As penteadeiras... Quem lembra?! Penteadeira, menina, era aquela mesinha com espelho grande, banqueta e gavetas para as mulheres se pentearem, muito usadas no século passado. Hoje só encontradas nos antiquários. A cômoda tomou o seu lugar. Não tem a mesma delicadeza. A cômoda é a madrasta da beleza. E não tenho o mesmo respeito por ela. Quadrada!
Nos anos 70 era comum entrarmos nos quartos das casas e nos depararmos com essas penteadeiras e sobre elas multidão de vidros de perfume. Mesinhas coloridas, já que acabando os perfumes eram substituídos por água e corante, porque os vidros eram agradáveis de se olhar.

A penteadeira da Teresa era assim, repleta de líquidos rosa, vermelho, azul, verde, lilás, sob a luz fluorescente, lembrando aquelas belas barbearias de outrora. O problema era quando se tinha uma penteadeira como a de Teresa e uma Teresa nervosa e um marido implicante: Maelzinho.

Certa vez, brigando, Maelzinho quis avançar e dominar Teresa, e até avançou da cozinha para a sala, porque no quarto ele não entrou. Os vidros de perfume voavam feito mísseis para cima do inimigo. Alguns vidros mal fechados iam deixando rastros verde, vermelho e amarelo no ar como se fossem traçantes.

Terminaram os vidros da mesinha! Esgotada a munição, Maelzinho viu que era hora de avançar e dominar Teresa Tigresa. Mas mulher também tem seus segredos de Estado. A penteadeira não tem gavetas?! Estavam cheias; um arsenal. E Maelzinho que se desfez do escudo antividrodeperfume teve de recuar, ir para a rua.

O Maelzinho desse século é o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que pede às outras Nações poderosas que digam mais ou menos o tamanho dos seus arsenais. Mas qual a Teresa vai dizer quantos vidros de perfume há nas gavetas de sua penteadeira? É segredo de Estado!
Peço licença para pentear este assunto sem o vento da pressa, porque não é bom que o leitor acorde, abra o jornal e dê com uma crônica descabelada. Bastam os sustos diários.

Sarkozy quer voltar à moda das penteadeiras, com apenas duas gavetas, onde só caibam menos de 300 ogivas. Uma guerra de penteadeiras e não de cômodas. As cômodas têm mais gavetas. Há cômodas com dez... A Teresa francesa se adiantou em dizer que tem menos de 300 ogivas. Digamos 299. As outras Teresas, nada bobas, também confirmarão menos de 300, claro, 299.
- Vc acredita menina, em Monsieur Sarkozy?

- Sim... Uma mentira puxa outra! Pelo jeito não há na França, ditados semelhantes a: Falar sem pensar é atirar sem mirar; a quem tudo quer saber, nada se diz; nem todas as verdades se dizem; Guerra é guerra e não se entrega o ouro ao bandido.

E num combate caseiro, suponhamos, Sarkozy está lá com seu escudo antividrodeperfume, contando: “um, dois, três, quatro... Duzentos e noventa e nove! Acabou! Acabou! Grita ele no estilo Copa do Mundo, e ao partir para o ataque, pelo buraquinho em seu escudo espera ele, sentada à penteadeira, sua Teresa abrir as gavetas e finalmente invadir o quarto e dominá-la, mas dá de cara com sua Teresa numa cômoda com mais gavetas, gavetões. É a guerra!

Teremos um Maelzinho colorido de vermelho viscoso, andando pelos bairros de França, com o charme de ter sido agredido com perfume francês.

- Ora, ora, a um bom francês meia gaveta basta.


Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 59440


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas AS MOEDAS DE 5 CENTAVOS Lasana Lukata
Crônicas Revolução Rabo de Cavalo Lasana Lukata
Crônicas A penteadeira de Sarkozy Lasana Lukata
Crônicas O DELEGADO DO MEC Lasana Lukata
Crônicas Elogio da Chuva Lasana Lukata
Cartas Dilma Roussef sabe de fígado Lasana Lukata
Crônicas Carnaval no Português Lasana Lukata
Crônicas TRINDADES DA VIDA Lasana Lukata
Crônicas EXU BRADESCO Lasana Lukata
Crônicas HOJE: LULA AO MOLHO DE ALCAPARRAS Lasana Lukata

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 51 até 60 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
quem ouça. - Maria 59604 Visitas
Prá viver os sonhos - Maria 59604 Visitas
O QUE ME FAZ FELIZ - sigmar montemor 59604 Visitas
A fuga dos sentimentos - Maria 59602 Visitas
Primavera de Amor - Carlos Vagner de Camargo 59602 Visitas
Vida - Maria 59602 Visitas
Ave Ferida - Maria 59601 Visitas
Lágrimas em minha janela - Flora Fernweh 59600 Visitas
O Plim Plim do Unibanco - José Ernesto Kappel 59599 Visitas
Pai - Maria 59599 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última