Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
TIRADENTES!
Reflexão
SALETI HARTMANN

Resumo:
Dependendo da ideologia, a História perde todo o seu encanto, toda a sua bravura e nobreza, para servir de galhofa e risadas, além de críticas ferrenhas que não levam a lugar nenhum, e que desestimulam qualquer jovem a manifestar algo de maior em suas vidas.


Antigamente, aprendíamos nas escolas a História de Tiradentes como um Herói que revoltou-se contra os exagerados impostos cobrados ao povo (coincidência com o tempo atual?), e tínhamos nele alguém que perdeu a vida em nome de uma ação nobre e bela.

Atualmente, o que nossas crianças e jovens aprendem nas escolas - infelizmente - é fazer críticas à História oficial conhecida, sendo que aulas inteiras são gastas para "desmistificar" aqueles e/ou aquelas que, para algumas gerações, representaram - e ainda representam - um marco de heroísmo em prol do povo e dos seus direitos.

Nossas aulas tinham o encanto de conhecermos vida, obra e personalidade dos nossos então HERÓIS DA PÁTRIA.

As aulas de hoje procuram, de todas as formas, encontrar os defeitos e as falhas - muito características dos seres humanos - em todos aqueles que um dia eram lembrados com carinho e agradecimento.

Dependendo da ideologia, a História perde todo o seu encanto, toda a sua bravura e nobreza, para servir de galhofa e risadas, além de críticas ferrenhas que não levam a lugar nenhum, e que desestimulam qualquer jovem a manifestar algo de maior em suas vidas.

Lembremos sempre, que a Vida, a História, os atos de bravura são vividos por simples SERES HUMANOS! Com suas falhas, defeitos e contradições... porém, nada disso tira a grandeza daquilo que um dia estes SERES HUMANOS manifestaram em favor de direitos, de dignidade e de poder de um Povo, de uma Nação.

Tiradentes, como tantos outros Heróis, foi apenas um SER HUMANO. Mas, um Ser Humano que destacou-se para defender nosso País, nosso Povo. E que, por sua luta, foi cruelmente morto, enforcado e esquartejado em praça pública.... para servir de exemplo a quem mais quisesse se opor à cobrança excessiva de impostos.

Portanto, hoje, quero lembrar ainda com muito carinho e gratidão do nosso querido TIRADENTES, para resgatar pelo menos um pouco da nobreza do seu gesto, da coragem de se levantar contra os poderosos e dizer, bem alto, que os impostos estavam destruindo a vida de pessoas simples, de trabalhadores quase escravos, e que este gesto ficou gravado oficialmente na História do Brasil como um heroísmo acima de qualquer dúvida.

Não nos esqueçamos, também, de TANCREDO NEVES, cuja morte prematura estamos comemorando no dia de hoje.

A História do Brasil não merece ser contada pelo viés de uma ideologia que a tudo e a todos destrói pelo simples fato de querer implantar novas formas de pensar, trazendo apenas o desencanto e a desilusão, sem nada acrescentar em troca.

Somos apenas Seres Humanos, falhos, cheios de defeitos e fraquezas. Mas, de tempos em tempos, um de nós se destaca na Vida e na História por seus gestos de puro heroísmo diante das forças poderosas de quem tem o poder e o mantém através do dinheiro, da ganância e da cobiça por mais Poder.

O povo brasileiro sente sede de alguém como Tiradentes e Tancredo Neves, para nos dizer que a Esperança vibra em cada coração onde ainda habitam os Valores e Princípios tão necessários à conservação da Vida civilizada no Planeta.

Salve, Tiradentes!
Salve, Tancredo Neves!


Biografia:
Saleti Hartmann nasceu em 28/07/1958 em Cândido Godói-RS, e já na adolescência começou a escrever. De lá para cá tem 8 livros publicados, divulgando suas poesias, crônicas e artigos, que falam sobre a Paz, Educação, e um mundo sem drogas e violência. Tem 59 anos. Solteira. Acredita na Civilização do Amor. Participa de Antologias poéticas em várias regiões do país, tendo recebido prêmios em alguns concursos literários. Saleti é Professora, Pedagoga e Psicopedagoga, além de Poetisa. Ama a leitura, a natureza, música e pessoas sensíveis à fraternidade humana.
Número de vezes que este texto foi lido: 240


Outros títulos do mesmo autor

Poesias ANJOS E SONHOS SALETI HARTMANN
Poesias MÃE VIDA! SALETI HARTMANN
Poesias QUANDO ESTOU TRISTE SALETI HARTMANN
Artigos A EDUCAÇÃO TRADICIONAL VISTA POR OUTRO ÂNGULO (1) SALETI HARTMANN
Artigos A EDUCAÇÃO TRADICIONAL VISTA POR OUTRO ÂNGULO (2) SALETI HARTMANN
Poesias CORAÇÃO DE LEÃO SALETI HARTMANN
Crônicas MEU MELHOR POEMA SALETI HARTMANN
Crônicas PANDEMIA E CARIDADE SALETI HARTMANN
Poesias FALTA UM TOM NA ORQUESTRA DA VIDA SALETI HARTMANN
Poesias INFÂNCIA SALETI HARTMANN

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 67.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 66181 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55131 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43691 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43305 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 42914 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40840 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 39657 Visitas
Amores! - 38195 Visitas
Desabafo - 37441 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 36447 Visitas

Páginas: Próxima Última