Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A MOCINHA DE SUSÃ
Saulo Piva Romero

ERA UMA VEZ UMA MOCINHA CHAMADA ESTER. ELA ERA JUDIA. QUANDO SEUS PAIS MORRERAM, UM HOMEM BOM CHAMADO MORDEQUEU VENDO O SOFRIMENTO DA MENINA, A LEVOU PARA SUA CASA E PASSOU A CRIÁ-LA COMO SE ELA FOSSE SUA FILHA.
O TEMPO PASSOU E ESTER SE TORNOU UMA MOCINHA MUITO BELA.
CERTO DIA QUANDO O EXÉRCITO PERSA INVADIU ISRAEL, ESTHER E MORDEQUEU FORAM LEVADOS PARA LÁ.
ENTÃO, ELES PASSARAM A MORAR NUMA CIDADE CHAMADA SUSÃ E COMO TODOS OS HEBREUS QUE LÁ ESTAVAM, ERAM DESPREZADOS E ZOMBADOS PORQUE ACREDITAVAM APENAS EM UM ÚNICO DEUS, O DEUS TODO PODEROSO E SALVADOR.
NESSA ÉPOCA, GOVERNAVA A PÉRSIA UM REI CHAMADO ASSUERO.
ELE ERA CASADO COM VASTI, UMA MULHER QUE NÃO LHE OBEDECIA, ENTÃO ASSUERO CANSADO DAS MALCRIAÇÕES DE SUA ESPOSA, A EXPULSA DO PALÁCIO.
MAS, COM O PASSAR DOS ANOS, O REI COMEÇOU A SE SENTIR MUITO SOLITÁRIO E INQUIETO, ENTÃO MANDOU QUE TODAS AS MOÇAS MAIS BONITAS DO REINO VIESSEM A SUA PRESENÇA. PARA QUE ELE PUDESSE ESCOLHER UMA NOVA RAINHA.
SÓ QUE POR OBRA DE DEUS, ESTER QUE ERA UMA MOCINHA MUITO BONITA, FOI CONFUNDIDA COMO SENDO UMA MOÇA PERSA E OS GUARDAS REAIS A LEVARAM AO PALÁCIO JUNTAMENTE COM AS OUTRAS MOÇAS QUE ERAM PERSAS.
ENTÃO, ESTER CHEGANDO LÁ, LOGO CAIU NAS GRAÇAS DO REI POR CAUSA DA SUA FASCINANTE BELEZA. O REI ASSUERO ASSIM QUE A VIU FICOU ENCANTADO E FEZ DELA A SUA RAINHA, MAS, ELE NÃO SABIA QUE ELA ERA UMA MOÇA JUDIA E MUITO MENOS QUE DEUS A HAVIA ESCOLHIDO COMO RAINHA DA PÉRSIA PARA DAR LIVRAMENTO AO POVO HEBREU.
MAS, O REI TINHA UM AMIGO CHAMADO HAMÃ QUE VIVIA ENCHENDO A CABEÇA DO REI CONTRA O POVO DA RAINHA ESTHER. ELE FALOU TÃO MAU DOS HEBREUS PARA O REI QUE INFLUENCIADO POR SUAS PALAVRAS MALDOSAS FEZ UMA LEI EM QUE TODOS OS HEBREUS DEVERIAM SER MORTOS. MAS, ESTHER QUE ERA UMA RAINHA UNGIDA POR DEUS, LOGO FICOU SABENDO DAS MALDADES DE HAMÃ PARA COM SEU POVO E USANDO DE SUA SABEDORIA FOI AO ENCONTRO DO REI MESMO CORRENDO O RISCO DE PERDER A SUA VIDA, POIS, NA LEI DA PÉRSIA, O REI NÃO VOLTAVA ATRÁS EM SEUS ATOS E QUEM O DESOBEDECESSE , ERA PUNIDO COM A MORTE. MAS, COMO A BELA MOCINHA DE SUSÃ, ERA UMA MULHER GUERREIRA E CORAJOSA E CONTANDO COM A BENÇÃO DO GRANDE EU SOU, O DEUS DE PROMESSAS, CHEGOU AOS PÉS DO REI ASSUERO COM O OLHAR FIRME E VESTIDA COM SUA MELHOR ROUPA QUE O REI AO VÊ-LA SE AGRADOU A VER SUA RAINHA TÃO MAJESTOSA QUE IMEDIATAMENTE ESTENDEU O CETRO REAL PARA ELA SIMBOLIZANDO QUE ELA NÃO SERIA MORTA SE CHEGASSE PERTO DELE.
- MEU AMADO REI! EU VENHO A SUA NOBRE PRESENÇA PARA CONVIDAR VOSSA MAJESTADE E SEU MINISTRO HAMÃ PARA UM BANQUETE QUE EU VOU PREPARAR EM SUA HOMENAGEM.
O REI QUE AMADA A RAINHA DE SUSÃ DE TODO O CORAÇÃO RECEBEU O CONVITE COM MUITA ALEGRIA, JÁ SEU FIEL MINISTRO CONCORDOU, MAS FICOU MUITO DESCONFIADO, POIS, ESTHER NÃO O VIA COM BONS OLHOS, MESMO ASSIM HAMÃ SAIU MUITO ALEGRE DAQUELE BANQUETE, MAS QUANDO ELE SAIU DO BANQUELE ENCONTROU MORDEQUEU E FICOU MUITO ZANGADO PORQUE ELE NÃO SE CURVOU DIANTE DA PRESENÇA DELE.
ENTÃO, HAMÃ JUROU QUE IRIA FAZER COM QUE MORDEQUEU SE CURVASSE DIANTE DEVE PERANTE TODOS OS CONVIDADOS, MAS MORDEQUEU NÃO SE DOBROU, POIS, ELE ADORAVA A DEUS E A MAIS NINGUÉM.
ENTÃO, HAMÃ PEDIU AO REI QUE MORDEQUEU PAGASSE PELA.
MAS, NAQUELA NOITE, O REI TEVE INSÔNIA E PEDIU PARA VER O LIVRO DE REGISTRO DE TUDO O QUE ACONTECIA NO PALÁCIO E FICOU SABENDO QUE HAMÃ HAVIA PLANEJADO MATÁ-LO E QUE HAVIA SIDO MORDEQUEUI QUE TINHA FEITO A DENÚNCIA.
NISSO, HAMÃ ENTRA E PEDE AO REI O ENFORCAMENTO DE MORDEQUEU.
E O REI FURIOSO RESPONDE:
- QUEM VAI PARA A FORÇA É VOCÊ, SERVO INFIEL!
HAMÃ QUE ESTAVA COM FOGO NOS OLHOS E COM MUITO ÓDIO NO CORAÇÃO DISSE:
- REI TOLO, VOCÊ SE CASOU COM UMA MULHER JUDIA E ELA IRÁ LEVÁ-LO A RUÍNA.
O REI ASSUERO NÃO LHE DEU OUVIDOS E APENAS DISSE:
- MINHA RAINHA É MAIS DIGNA DO QUE VOCÊ, HOMEM DE CORAÇÃO PERVERSO E AINDA NA PRESENÇA DO REI, VIU A RAINHA ESTER ENTRAR TRIUNFANTE NA SALA DO TRONO E SENTAR- SE AO LADO DO REI E OUVIR DA BOCA DO REI QUE A PARTIR DAQUELE DIA, ELE HAVIA DECRETADO QUE QUANDO OS JUDEUS FOSSEM ATACADOS TAMBÉM PODERIAM SE DEFENDER.
- MINHA AMADA RAINHA! GRAÇAS A VOCÊ E O HOMEM QUE LHE CRIOU COMO SUA FILHA, EU AINDA ESTOU VIVO, POIS, DE HOJE EM DIANTE, EU FAÇO DE MORDEQUEU QUE SALVOU A MINHA VIDA, O HOMEM MAIS PODEROSO DO REI DEPOIS DE MIM E DE VOCÊ E FAÇO TAMBÉM DE SEU POVO, UMA NAÇÃO LIBERTA.
ASSIM, ESTER, UMA MOCINHA SIMPLES DE SUSÃ, SE TORNOU A RAINHA MAIS PODEROSA DE TODA A PÉRSIA.
DEPOIS DA MORTE DO REI ASSUERO, ESTER GOVERNOU POR MUITOS ANOS A PÉRSIA JUNTO DE MORDEQUEU, SEU FIEL ESCUDEIRO. COM SABEDORIA E JUSTIÇA E CONTINUOU SENDO FIEL A DEUS E COM FÉ CUMPRIU A SUA MISSÃO COM MUITA FÉ NAQUELE QUE A USOU PARA MUDAR POR COMPLETO O DESTINO DA NAÇÃO HEBREIA EVITANDO ASSIM O SEU DESAPARECIMENTO DA FACE DA TERRA.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 46 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 283


Outros títulos do mesmo autor

Contos A TARTARUGA E SUA LINDA FILHA Saulo Piva Romero
Contos O GATO DA FLORESTA DE SHERWOOD Saulo Piva Romero
Contos O POÇO DE JEREMIAS Saulo Piva Romero
Contos A SEREIA E O PESCADOR Saulo Piva Romero
Contos O URSINHO ABANDONADO Saulo Piva Romero
Contos OS GUERREIROS DA MONTANHA Saulo Piva Romero
Contos AS AVENTURAS DE BIMBO Saulo Piva Romero
Contos GRILO NA CUCA Saulo Piva Romero
Contos A OFICINA MECÂNICA DO DIRCEU Saulo Piva Romero
Poesias UM GAFANHOTO NO RETROVISOR Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 242.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
TOMO TUDO - sigmar montemor 39770 Visitas
Lamento - FERNANDO 39600 Visitas
Desabafo - 38863 Visitas
viramundo vai a frança - 38240 Visitas
MANCHETE DE JORNAL - sigmar montemor 37525 Visitas
Faça alguém feliz - 37068 Visitas
Parabéns, Daniel Dantas! - Carlos Rogério Lima da Mota 36318 Visitas
Vivo com.. - 36317 Visitas
eu sei quem sou - 35236 Visitas
camaro amarelo - 35047 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última