Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A INCONSEQUÊNCIA DOS NOSSOS JOVENS
SALETI HARTMANN

Resumo:
Quando o jovem tomar consciência de que os questionamentos dos pais são uma forma de demonstrar AMOR e preocupação, terá um relacionamento mais harmonioso com eles, menos traumático, mais consequente.



O ser humano adulto sabe que o jovem não é uma pessoa completa, é um ser em construção. Está apenas iniciando o seu caminho na vida, está cimentando apenas os primeiros tijolos no fundamento do seu caráter.

Pois bem, a partir dessa certeza, ficamos muito tristes, quando ouvimos certas reações dos jovens à educação que os pais querem lhes dar, opiniões, sugestões.... conselhos.

Seguidamente, em dias de festas frequentadas pelos jovens, ouve-se o seguinte diálogo, quase em todos os lares:

"- Filho(a), onde você vai? Que horas vai voltar?"

Cuja respostas, também, geralmente, é a mesma:

"- Mãe, você quer saber tudo? Por que precisa saber tudo o que eu vou fazer? Vai perguntar também com que roupa eu vou?"

A mãe, algumas vezes, acrescenta:

"- Quero saber com quem você vai, também".

O jovem, na sua inconsequência, não conhece as razões dos seus pais. Não param para pensar no porquê de tantas preocupações e tantas perguntas "chatas".

As estatísticas no Brasil e no mundo estão repletas de histórias tristes, de mortes de jovens, que saem de casa sem dar satisfações aos pais de onde vão, com quem vão, e a que horas pretendem voltar.

Na grande maioria das vezes, os pais são os últimos a saber que o filho está morto. E são os últimos a saber que o jovem estaria frequentando certos locais e tendo por amigos pessoas não muito confiáveis, cujo único objetivo é ter noites de aventuras desenfreadas, seja através da violência no trânsito, uso de drogas e outras, que geralmente levam à morte.

Se os pais procuram saber informações sobre os filhos, não é simplesmente porque querem "se meter" na sua vida. Mas, porque, atualmente, tudo tem consequências, e alguém sempre terá de responder por elas... geralmente, os pais.

Quando o jovem tomar consciência de que os questionamentos dos pais são uma forma de demonstrar AMOR e preocupação, terá um relacionamento mais harmonioso com eles, menos traumático, mais consequente.

O mundo, fora do Lar, não tem a preocupação de amar, de proporcionar segurança. O mundo, fora do Lar, tornou-se um palco de aventuras, onde misturam-se a inconsequência, o viver "agora", o consumismo e a oferta do prazer, a qualquer custo.

Tomara que os jovens despertem para o AMOR de seus pais, antes de perderem as suas preciosas vidas ainda nos seus primeiros sopros de liberdade.

Saleti Hartmann
Professora e Poeta
Cândido Godói-RS


Biografia:
Saleti Hartmann nasceu em 28/07/1958 em Cândido Godói-RS, e já na adolescência começou a escrever. De lá para cá tem 8 livros publicados, divulgando suas poesias, crônicas e artigos, que falam sobre a Paz, Educação, e um mundo sem drogas e violência. Tem 59 anos. Solteira. Acredita na Civilização do Amor. Participa de Antologias poéticas em várias regiões do país, tendo recebido prêmios em alguns concursos literários. Saleti é Professora, Pedagoga e Psicopedagoga, além de Poetisa. Ama a leitura, a natureza, música e pessoas sensíveis à fraternidade humana.
Número de vezes que este texto foi lido: 52889


Outros títulos do mesmo autor

Poesias HÁ UMA FLOR NO JARDIM SALETI HARTMANN
Poesias QUERO FALAR DE PAZ... SALETI HARTMANN
Poesias QUANDO SALETI HARTMANN
Poesias O OLHAR DE MINHA MÃE SALETI HARTMANN

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 81 até 84 de um total de 84.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔵 Está todo mundo preso - Rafael da Silva Claro 27 Visitas
🔴 Arquivos X - Rafael da Silva Claro 20 Visitas
Vem aí o novo Ubuntu 24.04 LTS - Vander Roberto 18 Visitas

Páginas: Primeira Anterior