Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A CEBOLINHA MAU HUMORADA
Saulo Piva Romero

ERA UMA MANHÃ ENSOLARADA. HEIDI ESTAVA DE FÉRIAS DA ESCOLA E FOI PASSAR UNS DIAS NA FAZENDA DOS AVÓS.
TODAS AS MANHÃS, ELA TOMAVA O SEU CAFÉ DA MANHÃ E PARTIA PARA A PEQUENA HORTA EM QUE SEU AVÔ PLANTAVA VÁRIOS TIPOS DE LEGUMES E HORTALIÇAS.
A MENINA PASSAVA A MANHÃ INTEIRA NA HORTA AJUDANDO SEU AVÔ A CUIDAR DA PEQUENA HORTA QUE ELE HAVIA FEITO COM MUITO CARINHO PARA QUE ELES COMESSEM ALIMENTOS FRESQUINHOS E SAUDÁVEIS.
HEIDI TINHA O HÁBITO DE FALAR COM OS VEGETAIS E HORTALIÇAS, POIS, ELA ERA UMA MENINA QUE TINHA MUITA IMAGINAÇÃO E NA SUA CABECINHA CHEIA DE SONHOS E FANTASIAS TUDO ERA PERMITIDO E SENDO ASSIM OS VEGETAIS E HORTALIÇAS TAMBÉM GANHAVAM VIDA DENTRO DA HORTA DO AVÔ.
NAQUELA ENSOLARADA MANHÃ. HEIDI ESTAVA MUITO FELIZ POR ESTAR NA FAZENDA DOS AVÓS E TAMBÉM PODER RESPIRAR O AR PURO E MAIS SAUDÁVEL QUE SÓ O CAMPO PODERIA LHE OFERECER.
PARA A MENINA NÃO EXISTIA NADA MELHOR QUE SENTIR O AGRADÁVEL PERFUME DAS FLORES E O CARINHOSO ABRAÇO DA NATUREZA.
ELA JÁ ENTROU DENTRO DA HORTA SAUDANDO TODOS OS VEGETAIS E HORTALIÇAS QUE VIVIAM ALI.
- BOM DIA, MEUS QUERIDOS E VITAMINADOS AMIGUINHOS! QUEM ME DERA FICAR AQUI PARA SEMPRE E NÃO TER DE VOLTAR À CIDADE.
− BOM DIA, MENINA – MURMUROU UMA VOZINHA. EU SOU O ESPINAFRE. EU QUE DOU AS ORDENS AQUI NA HORTA, POIS, SOU O REI DE TODOS OS VEGETAIS E HORTALIÇAS E TAMBÉM SOU MUITO RESPEITADO PELAS PESSOAS, POIS,ELAS DIZEM QUE SOU UMA “VASSOURA” PARA O ESTÔMAGO. VOCÊ ESTÁ ME OUVINDO?
- ESTOU! DISSE A MENINA ADMIRADA.
ENTÃO, SUA MAJESTADE, O ESPINAFRE CONVIDOU A MENINA PARA UM PASSEIO E A MENINA ACENOU COM A CABEÇA QUE ACEITAVA O CONVITE PARA PASSEAR PELA HORTA.
ASSIM A MENINA E O ESPINAFRE COMEÇARAM O PASSEIO PELA HORTA.
- VOSSA MAJESTADE, EU ESTOU VENDO ALGUMAS RUGAS DE PREOCUPAÇÃO NO SEU ROSTO. SE QUISER DESABAFAR, EU ESTOU PRONTA PARA LHE OUVIR E TAMBÉM POSSO AJUDÁ-LO A RESOLVER O PROBLEMA QUE ESTÁ CAUSANDO ESSA PREOCUPAÇÃO QUE TANTO ESTÁ LHE INCOMODANDO NESSA MANHÃ.
- ESTOU QUEBRANDO A MINHA CABEÇA PARA RESOLVER UMA SITUAÇÃO QUE ANDA CAUSANDO MUITO DESENTENDIMENTO E REVOLTA NA MAIORIA DOS VEGETAIS E HORTALIÇAS PRESENTES NESSA HORTA.
- HÁ ALGUNS MESES, O VOVÔ QUE CRIOU ESSA HORTA COM MUITO CARINHO E DEDICAÇÃO, RESOLVEU PLANTAR UM PÉ DE CEBOLA, AQUI NA HORTA, ALIÁS, MUITO BELO.
MAS, UMA DAS CEBOLAS CRESCEU EGOÍSTA E INVEJOSA, JÁ QUE SUA APARÊNCIA NÃO ERA TÃO BONITA COMO DA MAIORIA DOS VEGETAIS NASCIDOS E CRIADOS AQUI NA HORTA.
A CEBOLINHA, ENTÃO, COMEÇOU A PERTURBAR A VIDA DOS VEGETAIS E HORTALIÇAS DE TODAS AS MANEIRAS POSSÍVEIS E IMPOSSÍVEIS TAMBÉM. ELA PASSOU A SE APROVEITAR DO SEU CHEIRO ARDIDO E FORTE PARA EMPESTEAR O AMBIENTE DA HORTA QUE ERA DOMINADO PELA AGRADÁVEL PERFUME DA NATUREZA. E ALÉM DISSO, A CEBOLINHA ERA CARREGADA DE UM MAU HUMOR INSUPORTÁVEL, POIS, PARA ELA, NADA ESTAVA BOM, ERA COMO SE ELA ESTIVESSE DE BRIGADO COM A VIDA. A CEBOLA DEIXAVA TODOS OS VEGETAIS E HORTALIÇAS MUITO TRISTES, POIS, POR ONDE ELA PASSAVA, FAZIA OS VEGETAIS CHORAREM, POIS, ERA MUITO NEGATIVA E COM SEU MAU HUMOR CONSEGUIA DEIXAR TODOS CABISBAIXOS E SEM VONTADE DE CONTINUAR CRESCENDO, SEM CONTAR QUE ELA DEIXAVA NO AR UM "CECÊ" QUE MURCHAVA A TODOS.
- ECA! EU FICO CHEIRANDO ASSIM QUANDO TERMINO DE JOGAR UMA PARTIDA DE FUTEBOL COM AS MINHAS AMIGAS, EXCLAMOU A MENINA.
ENTÃO, A MENINA E SUA MAJESTADE, O ESPINAFRE FORAM CONVERSAR COM A CEBOLINHA MAU HUMORADA PARA TENTAR ENTENDER QUAL O MOTIVO DA CEBOLINHA ESTAR DE MAU COM A VIDA.
A MENINA E O ESPINAFRE SE APROXIMARAM DO PÉ DE CEBOLA E PERGUNTARAM PELA CEBOLINHA MAU HUMORADA.
E UMA CEBOLINHA RESPONDEU SECAMENTE.
- SOU EU. O QUE VOCÊS DE MIM? HOJE EU ESTOU MAIS ARDIDA DO QUE ONTEM.
E HEIDI RESPONDEU:
- CEBOLINHA! VOCÊ É TÃO LINDA! PORQUE PASSA TODOS OS DIAS MAU HUMORADA E FAZENDO DA VIDA DOS VEGETAIS E HORTALIÇAS QUE VIVEM AQUI, UM CAOS FAZENDO COM QUE ELES CHOREM TODOS OS DIAS?
PELO VISTO, VOCÊ NÃO CONHECEM A LENDA QUE CONTA QUE O INIMIGO DE DEUS, QUANDO FOI EXPULSO DO PARAÍSO, DEIXOU NA TERRA MOLHADA UMA PEGADA DO SEU PÉ ESQUERDO.
E COM O PASSAR DOS DIAS, OS HOMENS DA TERRA REPARAM QUE AQUELA PEGADA ESTRANHA CONTINUAVA ALI NOS CAMPOS DE PLANTAÇÃO DO JEITO QUE ENCONTRARAM PELA PRIMEIRA VEZ QUE A VIRAM E FICARAM AINDA MAIS ESPANTADOS QUANDO NELA NASCEU UMA PLANTA DE FOLHAS QUE TINHA TRONCOS LONGOS. E OCOS.
NINGUÉM LHE OUSAVA TOCAR, MAS UM DIA HOUVE QUEM DESMANCHASSE A PEGADA; E, AO REMEXER A TERRA, DESCOBRIU O BULBO DOURADO QUE ESTAVA ESCONDIDO.
DE OUSADIA EM OUSADIA, NÃO RESISTIRAM À TENTAÇÃO DE PROVAR O BULBO PROIBIDO E MAIS SE CONVENCERAM QUE O SABOR ARDIDO DA ESTRANHA PLANTA QUE RECEBEU O NOME DE CEBOLA, "PICAVA" NA BOCA!…E ACHARAM QUE ERA UMA PROVOCAÇÃO DO INIMIGO DE DEUS PARA TENTAR OS HOMENS NA TERRA.
- QUE BOBAGEM, CEBOLINHA!   QUEM CRIOU VOCÊ FOI DEUS E TUDO O QUE HÁ NA TERRA! POR ISSO, FAÇA AS PAZES COM A VIDA E SERÁ MUITO FELIZ.
DEPOIS DAQUELA CONSERVA COM A MENINA, A CEBOLINHA FINALMENTE ENTENDEU A SUA IMPORTÂNCIA NO CICLO DA VIDA.
E COMEÇOU A FAZER AS PAZES COM TODOS QUE HABITAVAM O POMAR DO VOVÔ DE HEIDI. E ASSIM A PAZ E A FELICIDADE VOLTARAM A REINAR NAQUELE LUGAR ABENÇOADO.
HEIDI DEU UM LONGO E APERTADO ABRAÇO NA CEBOLA QUANDO SEUS AVÓ A CHAMARAM PARA ALMOÇAR. MAS, ANTES DE SAIR DO POMAR ELA SE DESPEDIU DA CEBOLINHA E DISSE.
- AH, EU ESQUECI DE FALAR, AMIGUINHA!
- ÀS VEZES, EU TENHO UM "CECÊ" MAIS ARDIDO QUE O SEU FAZENDO
COM QUE AS MINHAS AMIGAS NÃO CONSIGAM FICAR MUITO TEMPO PERTO DE MIM!


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52848


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PAPAGAIO QUE FAZIA CRÁ! CRÁ! CRÁ! Saulo Piva Romero
Contos LEPEKA E O POODLE Saulo Piva Romero
Contos BICHO DE GOIABA Saulo Piva Romero
Contos O MENINO QUE QUERIA SER PRESIDENTE Saulo Piva Romero
Contos O CHÁ DAS CINCO Saulo Piva Romero
Contos A ILHA DO SOL Saulo Piva Romero
Contos UM CALANGO NA AREIA CALIENTE Saulo Piva Romero
Contos EZEQUIEL NO VALE DOS OSSOS SECOS Saulo Piva Romero
Contos AS PEDRAS VERDES E O CABO DA ENXADA Saulo Piva Romero
Contos SENHORITA BRENDA E O MISTÉRIO DA PANELA DE ARROZ Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 31 até 40 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O Movimento - Marco Mendes 53799 Visitas
Viver! - Machado de Assis 53793 Visitas
MENINA - 53792 Visitas
Escuridão - Anitteli Poestista 53789 Visitas
eu sei quem sou - 53787 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 53783 Visitas
Mulher de Amor - José Ernesto Kappel 53770 Visitas
Vivo com.. - 53758 Visitas
viramundo vai a frança - 53754 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 53750 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última