Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Joyce De Sousa Rodrigues carvalho

A crescente disseminação de ideias e movimentos feministas por todo o mundo, e a sua classificação rasa e completamente equivocada do movimento como uma guerra entre os sexos ainda persiste. E não só entre os homens. Algumas mulheres também acreditam nisso ao transferirem a competição travada no campo feminino para uma disputa com homens. Contudo, a essência do feminismo não é esta e nunca foi.
-Mas aonde começou e é necessário esse movimento em sua sociedade?
Provindo do ponto registrado pela História como primeira fase feminista, entre 1830 e 1900, tem-se a busca por direitos políticos das mulheres, os mesmos direitos já concedidos aos homens desde que o mundo é mundo. Os mesmos. Nem mais, nem menos. A ideia de que o feminismo surgiu para aniquilar os homens não é só absurda. É uma tentativa de desqualificar um movimento que ganha cada vez mais força e representa um enorme burburinho simplesmente por mover as estruturas.
O movimento do feminismo tem como significado a igualdade de gênero, a superação do sexismo. Ou seja, direitos iguais para homens e mulheres. Direitos políticos, econômicos, sexuais, sociais. No Brasil, por exemplo, as meninas só foram autorizadas a frequentarem escolas em 1827. Por meio de um decreto de Getúlio Vargas em 1932, a mulher brasileira obteve o direito de votar nas eleições nacionais. Entretanto, a conquista não foi completa. O Código Eleitoral da época permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras e com renda própria pudessem votar. Em 1934 as restrições ao pleno exercício do voto feminino foram eliminadas no Código Eleitoral e em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres. Até o ano de 2005, existia na lei brasileira um dispositivo previsto na Lei 11.106 do Código Penal que determinava que, se a vítima de violência sexual se casasse com seu agressor ou com outro homem, o crime simplesmente deixava de existir. A legislação estava em vigor desde 1940 nos chamados “Crimes de Costume”.
Esse movimento já garantiu vários direitos para mulheres, mas ainda é necessário muita luta meus caros. A luta é grande e necessário muito peito para podermos todos viver e ser sem ninguém dando pitaco em como mulheres deve se portar, como deve vestir, o que deve dizer, do que deve fazer com nossos corpos.
Não há dúvidas que a igualdade de gêneros ainda tem muito a caminhar no mundo. Esse movimento já garantiu vários direitos para mulheres, mas ainda é necessário muita luta meus caros.
Tais movimentos continuarão sendo a mola propulsora para desafiar o sistema e promover mudanças sociais que possibilitem essa nova relação entre as pessoas. Não se trata de defender uma "ditadura feminista" - o que, no final, só se aproximaria da dinâmica machista.
O principal é que a mulher ainda precisa se preparar para assumir essa liberdade que vem vindo. E isso significa, a partir da consciência do seu papel social, assumir o comando pela construção da sua vida, sem preconceitos e padrões pré-determinados.
Ter o direito de optar é o principal foco dessa busca feminista por uma vida mais prazerosa para todos. E a questão afeta até aquelas mulheres venerada, talentosa e que parecem ter tudo ao seu favor. Porque o feminismo, seja pop, polêmico ou contestador, é fundamental.


Biografia:
24 anos,bacharel em direito e apaixonada pelos livros.
Número de vezes que este texto foi lido: 52805


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Joyce De Sousa Rodrigues carvalho


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56714 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55038 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54936 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54810 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54722 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última