Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os humanos e a humanidade
DIRCEU DETROZ

Atendendo a um pedido da UNESCO com relação ao projeto transdisciplinar “Educar para um futuro viável”, em 1999 o antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin escreveu “Os sete saberes necessários à educação do futuro”.

Já li várias obras nas quais os autores chamam a atenção para a necessidade de a raça humana despertar para um conceito único de humanidade. Edgar Morin faz o mesmo com uma diferença fundamental. A todo momento sua obra revela que além do conhecimento, este conceito deve estar presente na educação das futuras gerações.

Como pessoas individuais pouco somos instigados a perceber que pertencemos a uma humanidade. Jamais cometeria o pecado de blasfemar contra a educação. Então trocarei educar por induzir. Naquilo que somos induzidos a acreditar, nos afasta para mais longe deste conceito. Coletivamente não é diferente.

Na semana passada, a mídia mundial desviou seus holofotes para a reunião do G20. Os governantes das nações mais ricas e poderosas do planeta estavam lá. Para disfarçar, se misturavam com alguns coadjuvantes. Acredito quem nem em pensamento o conceito de humanidade passou por ali. Cada um estava defendendo seus próprios interesses.

Para que um conceito de humanidade possa florescer no planeta, poder e ideologias tais como conhecemos atualmente e as tragédias que provocam precisam ser enterradas sem nenhum luto. Seria imprescindível o alvorecer de uma nova ordem mundial. Como enterrar, se a raça humana se apoderou do planeta coroando este sistema.

As religiões e crenças tais como conhecemos atualmente incluindo seus livros sagrados, precisam ser enterradas e rasgados sem nenhum luto. Nenhuma delas prega o conceito de humanidade. Nenhum deles traz escrito algum conceito de humanidade. Como enterrar, se a raça humana foi induzida a acreditar nas crenças dos livros.

Na ficção já vi o espírito de humanidade aflorar diante de uma catástrofe planetária iminente. De que adiantaria esse espírito aflorar quando já não houver mais alternativas para à extinção da raça humana. Lembrando que a conta-gotas estamos fabricando uma futura catástrofe planetária para as futuras gerações enfrentarem. E não é ficção.

Edgar Morin diz que transformar a raça humana em verdadeira humanidade deve ser o objetivo global e fundamental na educação das futuras gerações. Que toda educação além do progresso, deveria aspirar também à sobrevida da humanidade.

Mas, então nos vemos diante de um dilema. Como ensinar conceito de humanidade para as futuras gerações, se não temos a mínima noção de como fundamentar tal conceito. A contagem regressiva não para. Creio já estarmos no estágio da sobrevida. Podemos enfrentar o nosso fim sem que um conceito de humanidade floresça no planeta.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 285


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O que sabemos sobre nós? DIRCEU DETROZ
Sonetos SONETO DA PSICOSE DIRCEU DETROZ
Poesias NÃO ESQUECI DE NADA DIRCEU DETROZ
Crônicas UM gênio da ficção DIRCEU DETROZ
Poesias ROMPEU-SE DIRCEU DETROZ
Crônicas A ideologia e a cultura DIRCEU DETROZ
Poesias PESADELO DIRCEU DETROZ
Crônicas Uma heroína antissistema DIRCEU DETROZ
Crônicas Um Natal diferente DIRCEU DETROZ
Crônicas Um planeta desconhecido DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 972.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
Vivo com.. - 33347 Visitas
CÉREBRO HUMANO - Tércio Sthal 32604 Visitas
eu sei quem sou - 32319 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 32305 Visitas
camaro amarelo - 32189 Visitas
sei quem sou? - 32147 Visitas
MENINA - 32052 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 31998 Visitas
viramundo vai a frança - 31986 Visitas
A menina e o desenho - 31972 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última