Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
SOBRAL E A CELEBRIDADE DE EINSTEIN
DIRCEU DETROZ

Sempre que estou lendo alguma obra sobre os mistérios do Universo me permito viajar ao tempo dos nossos ancestrais. Não desses de alguns séculos atrás. Estou falando de milhares de anos. Daqueles que ainda viviam em cavernas. O que pensavam quando se viam diante de fenômenos desconhecidos.

De repente, um cometa incendiando o céu. De repente, a Lua engolindo o Sol para vomitá-lo logo depois. O culpado dessa minha viagem no tempo é Carl Sagan. Em “Cosmos”, falo do livro, ele escreveu muito sobre ciência e astronomia. Entretanto, um dos trechos mais lindos é quando com sua genialidade retrocede no tempo. Eu faço a mesma viagem que Carl Sagan fez.

A ciência já explicou os eclipses. Nem por isso eles deixam de nos fascinar. Um de meus sonhos seria ver um eclipse total do Sol. Com mais de sessenta anos nem esperança devo ter. O próximo eclipse total no Brasil está previsto para 2045. Haverá um que será visto parcialmente no sul do país em 2 de julho deste ano. O Chile terá a honra da totalidade.

Há cem anos aconteceu o eclipse solar mais importante do nosso planeta, O motivo não foi sua duração. Com mais de seis minutos, foi um dos mais longos do século passado. Alguns dizem que a ciência moderna começou em 29 de maio de 1919. Que a cidade de Sobral no Ceará inseriu-se no contexto deste acontecimento pouca gente sabe.

Einstein anunciou a sua Teoria da Relatividade em 1905. A teoria afirmava que a massa dos corpos deforma o espaço próximo. Assim a luz é desviada por essa deformação. O que poderia provar que esse princípio estava correto? Um eclipse total do Sol provaria.

Sabendo-se geograficamente os melhores locais para observar o fenômeno, equipes de cientistas foram enviadas. Uma partiu para a Ilha do Príncipe, na costa ocidental da África. A outra veio para a cidade de Sobral no Ceará.

Na Ilha do Príncipe o mau tempo atrapalhou as observações. A chuva parou, mas o tempo permaneceu nublado durante o eclipse. Com valor cientifico aproveitou-se apenas uma das fotografias tiradas.

Em Sobral parecia que seria ainda pior. Antes do eclipse formou-se uma tempestade, então o tempo abriu. Sobral teve papel preponderante para confirmar a Teoria da Relatividade e na celebridade de Albert Einstein.

Uma reportagem da BBC News diz que o jornal “A Folha do Littoral” escreveu naquele dia 29 de maio de 1919: “A população estacionou em praças públicas, impressionada com o espetáculo que a natureza lhe oferecia. Parecia que a aurora ia romper, e naquela escuridão, os galos cantavam e as avezinhas procuravam agasalho”.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 193


Outros títulos do mesmo autor

Poesias POSFÁCIO DIRCEU DETROZ
Crônicas A paciente silenciosa DIRCEU DETROZ
Crônicas Muito além da Amazônia DIRCEU DETROZ
Crônicas A causa da ciência DIRCEU DETROZ
Poesias MARCADOR DE PÁGINAS DIRCEU DETROZ
Crônicas Os senhores das armas DIRCEU DETROZ
Crônicas A esperança e a dor DIRCEU DETROZ
Crônicas O primeiro homem DIRCEU DETROZ
Crônicas As garotas da ficção DIRCEU DETROZ
Poesias FANTASMAS DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 939.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 31069 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 30961 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 30663 Visitas
eu sei quem sou - 30619 Visitas
camaro amarelo - 30589 Visitas
sei quem sou? - 30566 Visitas
viramundo vai a frança - 30547 Visitas
MENINA - 30510 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 30494 Visitas
PSICOLOGIA E DIREITO - Francisco carlos de aguiar neto 30466 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última