Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O HEROÍSMO E AS BARBÁRIES
DIRCEU DETROZ

Quando falamos de Júlio Verne, logo lembramos dos grandes clássicos da Literatura Universal. Atualmente nas redes sociais vejo muitas brincadeiras e a legenda: "Quem nunca brincou disto não teve infância”. Ouso dizer que quem nunca leu Júlio Verne quando criança, também não teve infância. Não foi à Lua. Não voou num balão. Não passeou pelo fundo do mar no “Náutilus”. Nem por uma ilha misteriosa.

Além dos grandes clássicos, uma obra pouco conhecida de Júlio Verne é “Os Conquistadores”. A edição que tenho faz parte de uma coleção de bolso da “L&PM Pocket”. Na capa lemos: “A busca do Eldorado e do Novo Mundo. A tragédia e a glória na conquista da América.

Com a visão de um europeu, Júlio Verne conta a chegada dos conquistadores na América a partir de Cristóvão Colombo, com o foco principal em dois acontecimentos. A conquista dos Astecas no México pelo espanhol Hernán Cortés em 1521, e dos Incas no Peru em 1532, pelo também espanhol Francisco Pizarro.

Júlio Verne relata os fatos como se estivesse caminhando sobre uma linha tênue. Toma muito cuidado para nunca se afastar demais do heroísmo desses conquistadores, e nem das barbáries cometidas pelos “civilizados” num ambiente hostil.

É assustador até que ponto pode chegar as artimanhas dos seres humanos quando se trata de poder, ganância, cobiça e crenças. Da mesma forma, é assustador como às vezes, podemos nos mostrar ingênuos beirando o infantil. Incas e Astecas receberam os conquistadores como se fosse a chegada dos “deuses” prometidos nas suas profecias.

Logicamente a ingenuidade durou pouco. Os recém-chegados não eram deuses, mas se diziam enviados por um Deus. Que palavra desse Deus saia por um livro. Alguns pediram para escutar o livro, mas não ouviram nada. E que estranho. Esses enviados traziam doenças transmissíveis poderosas, que em poucos dias dizimavam os nativos.

Júlio Verne escreveu “Os Conquistadores” em 1886. Se ele tivesse visto o impacto que a bomba atômica atirada sobre Hiroshima causou na Humanidade, talvez, associasse com o impacto que as armas de fogo e a pólvora causou entre os Incas e os Astecas. Quando esses dois impérios perceberam a real intenção dos “enviados de deus” já era tarde demais.

Foi essa ingenuidade própria dos humanos, que levou Stephen Hawking a admitir um de seus maiores temores. A chegada de uma outra civilização ao nosso planeta. Se chegarem não restará dúvidas que são mais inteligentes e evoluídos que nós. Com os humanos se repetirá o que aconteceu com os Incas e Astecas? Ingênuos, acreditaremos estarmos diante de deuses. Seremos conquistados. E depois exterminados.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52802


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A GRANDE ENGANAÇÃO DIRCEU DETROZ
Poesias MEU COLINHO DIRCEU DETROZ
Artigos NAS CRISES... OS PACTOS DIRCEU DETROZ
Poesias NOSSO AMANHECER DIRCEU DETROZ
Artigos OU SERIA UMA ESPREGUIÇADA DIRCEU DETROZ
Poesias MEU CANTO DIRCEU DETROZ
Poesias NOITE DOS NAMORADOS DIRCEU DETROZ
Artigos UMA GERAÇÃO DESLUMBRADA DIRCEU DETROZ
Poesias GRILOS DIRCEU DETROZ
Artigos NOSSA CULTURA Ó! DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 891 até 900 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O MUNDO ATÔMICO - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53034 Visitas
FAROESTE QUASE CABOCLO - Lailton Araújo 53034 Visitas
A torre - Aldo Moraes 53034 Visitas
A importância da literatura na Educação Infantil - GABRIELA MACCARI 53034 Visitas
SE FOSSE ASSIM - orivaldo grandizoli 53033 Visitas
O farol do paraíso - jbcampos 53033 Visitas
Recado na estante! - PauloRockCesar 53033 Visitas
Um raio de vida - Matilde Diesel Borille 53033 Visitas
QUAL CAMINHO ESCOLHER? - Tércio Sthal 53033 Visitas
"Paz! Perfeita Paz!" - Charles Haddon Spurgeon 53033 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última