Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UM 2050 PARADOXAL
DIRCEU DETROZ

A reportagem do jornal “The New York Times” sobre o novo estudo divulgado alertando para os perigos que nós representamos ao planeta começa assim: “Os seres humanos estão alterando as paisagens naturais da Terra de forma tão dramática que há pelo menos um 1 milhão de espécies de animais e plantas em risco de extinção".

O relatório com 1.500 páginas que envolveu 145 cientistas além de milhares de fontes, mostra com clareza o quanto estamos afetando a biodiversidade. E se ainda não entramos na lista das espécies ameaçadas, estamos no limite do caminho sem volta.

Possivelmente as preocupações com a explosão demográfica não estejam no relatório final. Ainda é um assunto proibido. Como escrevi uma vez, depois de ler a trama de “Inferno” escrito por Dan Brown, cedo ou tarde os governos terão de encará-lo. Diante do cenário apresentado pelo estudo acho que já demorou demais.

Desde as savanas africanas, chegando as florestas tropicais da América do Sul, a vida animal e vegetal teve uma redução de 20% em cem anos. Com a população do planeta ultrapassando os 7 bilhões, essa redução se deve as atividades humanas para se sustentar. A agricultura, a pesca, a exploração de madeiras, e a mineração estão alterando o mundo natural.

Nunca a espécie humana produziu tanta comida como atualmente. Só que o planeta paga um preço alto por isto. Em 23% da área terrestre do planeta a agricultura já é prejudicada pela deterioração do solo. Mais de um terço da superfície da Terra, e 75% das fontes de água doce estão reservadas para a pecuária ou agricultura.

O estudo traz também a questão do desaparecimento das abelhas. Estima-se que a falta de polinizadores para frutas e legumes causem prejuízos anuais de US$ 577 bilhões. Com a perda de manguezais e dos recifes de corais, 300 milhões de pessoas serão expostas aos perigos de inundações. Desde a década de oitenta, a poluição por plástico aumentou dez vezes.

O estudo diz que de modo geral e isto é assustador, por obra dos seres humanos cerca de três quartos da área terrestre do planeta foi alterada. Em três séculos, 85% das áreas alagadas desapareceram.

O estudo deixa claro que há muito mais em jogo do que apenas o aquecimento global. Como bem escreve Yuval Noah Harari em “Sapiens — Uma Breve História da Humanidade”, desde que se espalhou pelo planeta a raça humana começou a destruí-lo.

A tecnologia prevê um mundo completamente novo em 2050. Se nada for feito, e a vontade de fazer tem esbarrado nas ideologias e no dinheiro, teremos um planeta completamente devastado na mesmo data. Será paradoxal viver neste mundo.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52836


Outros títulos do mesmo autor

Poesias VIAJANTE DIRCEU DETROZ
Poesias DIA DE SORTE DIRCEU DETROZ
Poesias MIRAGENS DIRCEU DETROZ
Artigos A ALMA, A SINGULARIDADE E O FUTURO DIRCEU DETROZ
Poesias UMBIGO DA LIZZ DIRCEU DETROZ
Artigos PRÓXIMA PARADA... NATAL DIRCEU DETROZ
Poesias MUNDOS DIRCEU DETROZ
Artigos MOCINHOS E VILÕES DIRCEU DETROZ
Poesias BAILARINA DIRCEU DETROZ
Artigos FABRICANDO HERÓIS DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 981 até 990 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Caçadores de emoções... e aventuras - Caliel Alves dos Santos 53067 Visitas
FAZER SENTIDO - Tércio Sthal 53067 Visitas
QUE SÃO NOSSOS MENTORES ESPIRITUAIS - Henrique Pompilio de Araujo 53067 Visitas
FLOR DE MANDACARU - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 53067 Visitas
Salmo 3 - Aradia Rhianon 53067 Visitas
1-2-3-4… - marisa fialho schaurich 53067 Visitas
Vida Curta - José Ernesto Kappel 53067 Visitas
Clave Minguante - Flávio René Kothe 53067 Visitas
Carta Aberta - valmir viana 53067 Visitas
AR DO MAL - BENEDITO JOSÉ CARDOSO 53066 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última