Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O CONHECIMENTO VENCERÁ
DIRCEU DETROZ

Quem vê a ideologia que assumiu o poder no Brasil levantando muros e barricadas contra o conhecimento pode pensar se tratar de um fato isolado. Infelizmente não é. Nas últimas décadas o conhecimento vem sendo combatido em diversas partes do planeta.

Recentemente a mídia noticiou que livros foram queimamos em praça pública. Qual é o pensamento que vem? Certamente foi obra de extremistas islâmicos. Aqueles terroristas sanguinários. Desta vez não foram eles. Aconteceu na Europa. No Primeiro Mundo. Instigados por padres e bispos, católicos poloneses fizeram fogueiras de livros.

Quando as trevas da ignorância já contavam com a vitória o Iluminismo acendeu as luzes. O Iluminismo foi um movimento intelectual e filosófico nascido na Europa. Embora os historiadores divirjam sobre a época, é consenso que foi impulsionado pela Revolução Cientifica. O Iluminismo é também chamado de “O Século da Filosofia”.

A ideias de grandes filósofos do Iluminismo como Voltaire, Denis Diderot, Jean-Jacques Rousseau, Adam Smith e Emmanuel Kant que tiveram influencias de Francis Bacon, René Descartes e Baruch Spinoza foram decisivas para a Revolução Francesa em 1789. O ápice do Iluminismo.

Muitos dos ideais desses iluministas foram incorporados as sociedades atuais. Até mesmo as formas de governos conhecidas. Outros, porém, hoje sofrem pesados ataques ideológicos. É o caso da intolerância religiosa, política e migratória.

Com muros, barricadas e livros queimados, há uma nova tentativa de barrar o conhecimento, a ciência e o pensamento filosófico. O que faz se avizinhar no horizonte outra nuvem negra. Se isto só não fosse assustador, nesta nuvem as crenças começam a ganhar espaço. Exatamente como antes do Iluminismo.

Algumas vozes colocam em xeque a própria democracia tal como conhecemos. Para sobreviver uma democracia depende do coletivo. A tecnologia está transformando os humanos em seres individuais. A minha democracia é perfeita. A do meu vizinho não. Outra visão assustadora é a de um império tecnológico global. Um “rei”, e milhões de súditos programados para obedecer cegamente.

Estranho é que essa nuvem negra se aproxime justamente quando todo o conhecimento está ao alcance de um clique do mouse. A um toque de dedo. O que os iluministas diriam ao constatarem que conhecimento quando disponível fácil demais pode causar ignorância contagiosa?

Mesmo que escureça ainda mais, cedo ou tarde uma nova luz se acenderá. Os muros das Bastilhas cairão. No lugar das guilhotinas e do sangue escorrendo, escorrerá sabedoria. O conhecimento e a ciência sempre vencerão no fim.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LIZZANDRA DIRCEU DETROZ
Artigos UMA GUERRA SILENCIOSA DIRCEU DETROZ
Poesias CIO DIRCEU DETROZ
Poesias JARDIM SECRETO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 1021 até 1024 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Suicídio - Luke Ogeo 52810 Visitas
Avidez - José Roberto Cavalcante Alves 52810 Visitas
Poema arrumadinho - Gladston Salles 52810 Visitas
Dama da Noite - art3mis 52810 Visitas
DESPUES DE LA MUERTE - Ivan de Oliveira Melo 52810 Visitas
ÚNICO TESOURO - orivaldo grandizoli 52810 Visitas
Lembro de ti - Larissa Amparo 52810 Visitas
PREVENÇÃO - orivaldo grandizoli 52810 Visitas
AMIGO DO AMOR - aurora yoshioto 52810 Visitas
Sabedoria - Silvio Dutra 52810 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última